26 C
Cuiabá
domingo, abril 28, 2024
spot_img
Início Site

Indignada, Virginia Mendes lamenta morte de guiratinguense vítima de feminicídio

0
Foto: Divulgação

Assessoria

Neste sábado (27/04), a primeira-dama de MT publicou uma nota em seu Instagram lamentando a morte da jovem Elenice Moreira Santos, brutalmente assassinada por seu companheiro na cidade de Guiratinga.

“Indignação é a palavra que resume meu sentimento diante da fatalidade com a jovem mãe de três filhos, Elenice Moreira Santos. Eu não consigo imaginar a dor que as crianças estão sentindo. Ficaram órfãs por um crime absurdo. Peço a Deus que, neste momento de imensa dor, Ele conforte os familiares e amigos. Vou clamar por socorro, justiça e leis mais duras quantas vezes forem necessárias.”

Constantemente, Virginia Mendes tem cobrado por uma ação eficaz do Congresso Nacional. “Nós precisamos de leis que façam os agressores temer a justiça. Eu defendo a prisão perpétua. Da forma como está, não tem condições de ficar”, cobrou a primeira-dama do Estado.

O crime ocorreu na madrugada de sexta-feira (26.04), Elenice deixou três filhos de 09, 11 e 13 anos, que infelizmente testemunharam a fatalidade.

Barranco diz que greve de servidores é sinal de fortalecimento da democracia no Brasil

0
Deputado afirma que servidores temiam represálias por greves no governo anterior (Foto: Tchélo Figueiredo)

Jean Gusmão

O deputado estadual Waldir Barranco (PT) declarou apoio as greves dos servidores públicos das Instituições Federais de ensino que estão ocorrendo no Brasil. Para Barranco, as greves são um direito concedido pela democracia no Brasil, é um sinal de que a democracia está forte no país. Ele lembra que os movimentos grevistas haviam diminuído durante o governo federal anterior devido ao receio de repressão.

“As greves são naturais em uma democracia. As pessoas só têm o direito de se manifestar quando há democracia. Fico muito feliz que as greves tenham retornado. No governo anterior, de Jair Bolsonaro, não existiam greves porque ele não permitia, e ninguém tinha coragem de fazê-las devido às represálias que poderiam sofrer. Agora, no nosso governo, somos absolutamente democráticos.”

O parlamentar acrescenta que o presidente Lula (PT) é quem mais estimula as greves, em demonstração de respeito a democracia, por isso o governo federal irá buscar um diálogo para atender às reivindicações dos grevistas.

“O presidente Lula estimula, inclusive, porque é importante manifestações para o fortalecimento da democracia e para negociações com as categorias. Como o presidente já disse, o que estiver dentro das condições de atender, tem que atender. O que o orçamento permitir será feito”.

Barranco rebateu as críticas de que os servidores dos Institutos Federais estariam descontentes com a gestão do presidente Lula, afirmando que a insatisfação é uma herança do governo passado, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Esse descontentamento não é com o governo Lula, com a herança deixada pelo governo anterior Lula herdou. O déficit salarial que os servidores federais estão sofrendo é pelo fato de que, nos últimos seis anos, todos o serviço público federal foi precarizado, as carreiras não foram atendidas, não houve progressões, nem melhoria salariais”.

Janaína defende obrigatoriedade do uso de uniforme escolar e pede aprovação de projeto de lei

0
Janaina Riva acredita que o uso de uniformes auxilia na melhoria do aprendizado (Foto: Tchélo Figueiredo)

Jean Gusmão

A vice-presidente da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (MDB), expressa seu apoio ao decreto do governo estadual que estabelece a obrigatoriedade do uso de uniformes nas escolas estaduais. No entanto, ela ressalta a importância de também se criar um projeto de lei na Assembleia visando garantir a exigência de forma mais duradoura.

Janaina enfatiza que apenas o decreto do governo pode não ser suficiente para manter a obrigatoriedade dos uniformes nas escolas, correndo o risco de ser revogado por um próximo governo.

“A assembleia apresentou, antes mesmo do governo, o projeto para tratar da obrigatoriedade do uso dos uniformes. O governo fez por decreto, então o decreto não tem o mesmo valor que uma legislação. Pode ser que venha outro governo e que esse decreto não tenha serventia, ou até mesmo a Assembleia poderia derrubar um decreto do Executivo. Portanto, uma legislação é muito mais forte nesse sentido”, disse a deputada.

“Ainda é importante fazer essa votação para mostrar, inclusive, a manifestação de todos os deputados com relação à disciplina dentro das escolas”, completou.

Para Janaina,  obrigatoriedade dos uniformes demonstra disciplina dentro das escolas e contribui para um aprendizado de qualidade. Ela destaca que esse modelo segue o exemplo das normas presentes em escolas particulares, onde o uso dos uniformes já é obrigatório.

“O aprendizado de qualidade se mistura quando se tem disciplina, quando se tem uniformes bonitos, todos iguais, como já acontece nas escolas particulares. É uma regra importante e que vai dar uma moralizada, vamos dizer assim, no ambiente escolar”, finaliza a parlamentar.

Lei do Transporte Zero aguarda parecer da PGR, diz Wilson

0
A pesca das principais espécies de peixes está proibida em MT (Foto: Ilustração)

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirma que a lei da pesca está parada enquanto aguarda a manifestação da Procuradoria Geral da República (PGR). “Está tudo parado, esperando a manifestação da Procuradoria Geral da República. Logo em seguida, haverá o voto do relator e, posteriormente, a colheita dos outros dez votos.”

Wilson é um dos poucos parlamentares de Mato Grosso que contestam a Lei 12.197/2023 – conhecida como Transporte Zero e de autoria do governo de Mauro Mendes (União) – que proíbe, pelo período de cinco anos, o transporte, comércio e armazenamento das principais espécies de peixes nos rios estaduais. O deputado reforça que a legislação está prejudicando as pessoas que dependem da pesca, especialmente os pescadores profissionais.

“É um massacre o que está acontecendo com os humildes. O estado tem que deixar de ser forte e poderoso contra os fracos. Tem gente aí pensando em suicídio, gente já vendendo tudo o que construiu na vida, gente sem dormir há meses. É um país injusto”, finaliza o deputado.

Equipamentos tecnológicos: MT beneficia mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

0

Seduc-MT

Mais de 25,9 mil estudantes de 580 escolas municipais em Mato Grosso serão beneficiados com os equipamentos tecnológicos de última geração entregues pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para 121 municípios, nesta quinta-feira (25.04). O investimento total de R$ 39,9 milhões visa melhorar o ambiente escolar para estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, preparando-os para o ensino médio.

Essas escolas receberam 17.400 Chromebooks, além de 580 gabinetes de recarga e 1.384 Smart TVs de 65 polegadas, que transformarão as salas de aula, com tecnologia de ponta.

Além disso, foram providenciados 25 mil chips de internet móvel, especialmente para alunos de baixa renda, para assegurar o acesso contínuo aos recursos educacionais digitais fora da escola, com recurso garantido pela Lei 14.172/2021, que instituiu o Programa de Incentivo à Conectividade na Educação Básica.

Ao todo, somando as entregas anteriores de chips, a Seduc já contemplou 103.014 estudantes nas duas redes, liberando recarga mensal automática de 8 GB pelo período de um ano.

Este impulso tecnológico é parte de uma abordagem mais ampla que visa adaptar a educação à tecnologia, beneficiando não apenas os estudantes, mas também os professores.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou que esses investimentos fortalecem o regime de colaboração e demonstram o respeito e o cuidado que o governador Mauro Mendes tem pela educação.

“Além de todo esse aparato tecnológico para as escolas e estudantes das redes municipais, estamos investindo na formação de professores tanto no aspecto das tecnologias educacionais, quanto no pedagógico e nas competências socioemocionais. Conseguimos fazer com que várias dessas estratégias fossem planejadas e colocadas em prática. Essas ferramentas tecnológicas foram pensadas para estimular os estudantes do século XXI e contribuir com as nossas políticas públicas de avanço na educação e consolidação do regime de colaboração”, enfatizou.

Para a diretora regional de educação do polo Cuiabá, Cristina Ferreira, a tecnologia na educação se tornou uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Por meio dela, os estudantes podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os professores”, destacou.

Esse avanço no regime de colaboração com os municípios vai melhorar o ensino no interior do Estado, conforme o diretor regional de educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot.

“Essa ação de hoje fortalece as políticas públicas voltadas para a tecnologia na educação pública como um todo. É importante que esses estudantes do município tenham acesso às tecnologias, até porque eles serão redimensionados para a rede estadual em breve. Adquirindo essa rotina, chegarão adaptados ao nível tecnológico que tem hoje a educação estadual”, ressaltou.

Este compromisso é também reconhecido pelos líderes municipais, como o prefeito de Alto da Boa Vista, José Maranhão, e o prefeito de Nova Bandeirantes, César Augusto Périgo, que veem esses avanços como essenciais para a melhoria contínua dos índices de aprendizagem em suas comunidades.

“Tenho certeza que nossos índices de aprendizagem, que já estão melhorando, vão continuar em elevação, pois, os investimentos estão acontecendo”, afirmou José Maranhão.

César Augusto Périgo, destacou a parceria com o Estado no regime de colaboração. “Conseguimos mais de R$ 4 milhões em recursos só com o ICMS à educação. O que está acontecendo hoje nos coloca competindo em igualdade com qualquer sistema público no Brasil”.

Operação Smash cumpre 14 mandados contra condenados pela Justiça em Cuiabá e VG

0
Mandados foram cumpridos contra custodiados nas unidades prisionais Ahmenon Lemos Dantas e Penitenciária Central do Estado. Foto: PCJ-MT
PCJ- MT

A Polícia Civil, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), deflagrou na sexta-feira (25.04) a oitava fase da Operação Smash (do inglês esmagar) para cumprir mandados de prisões de pessoas condenadas e que ainda estão com pendências judiciais por outros crimes.

Foram cumpridos 14 mandados de prisão contra custodiados nas unidades prisionais Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande; e Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá. O trabalho conta com o apoio de servidores do Sistema Penitenciário e contribui para a efetiva aplicação da lei penal.

A operação tem como foco principal aqueles criminosos sentenciados pela justiça e que estão com prisões decretadas por outros delitos como homicídio, infanticídio, roubo, associação criminosa, estupro de vulnerável, tráfico de drogas, associação para o tráfico e estelionato.

“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça, que praticaram os mais variados crimes e que estão prestes a receber a liberdade condicional, mas que respondem a outros processos e tiveram novas prisões decretadas. Nessa oitava fase da Operação Smash, as equipes de policiais da Polinter priorizaram os mandados referentes ao crime de tráfico de drogas”, pontuou a delegada titular da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira.

Nos três primeiros meses deste ano, a Polinter cumpriu 113 mandados de prisões de foragidos da justiça e também daqueles criminosos que estavam prestes a deixar o Sistema Penitenciário. O número de mandados cumpridos teve um aumento de 22,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 92 prisões.

A Gerência de Polinter e Capturas é a unidade responsável pelo cumprimento de mandados de foragidos e também de cartas precatórias do estado e de outras unidades da federação.

Entrevista: Governador participará do Roda Viva nesta segunda-feira (29)

0
Foto: União Brasil

 Everaldo Galdino

O próximo convidado para um dos programas de maior audiência no país, o Roda Viva, da TV Cultura, entrevistará o governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) nesta segunda-feira (29), a partir das  22h (horário de Brasília- DF).

O programa, que tem a apresentação da jornalista  Vera Magalhães e  participação de vários profissionais de renome do jornalismo brasileiro, disponibilizará a transmissão  ao vivo,   no site da emissora  https://cultura.uol.com.br/programas/rodaviva/), no APP Cultura Play, além de X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

O governador  deve responder questionamentos dos jornalistas como a Reforma Tributária,  o qual  anunciou, recentemente, um programa para atenuar os eventuais estragos para o Estado, além do rumo do seu partido político às eleições de 2024. que ocorrem em outubro deste ano.

Na área ambiental, o governo estadual  divulgou  que irá utilizar Inteligência Artificial para combater crimes no Pantanal.
No agronegócio, também  teceu críticas, no início do mês, à intervenção do presidente da França, Emmanuel Macron, em questões cruciais como a construção da Ferrogrão entre Mato Grosso e Pará.
O programa ainda conta com o cartunista Luciano Veronezi, que  fará os desenhos durante a entrevista.

 

 

 

 

 

Convênios de R$ 96,3 milhões para asfaltar estradas municipais fortalecem regiões de MT

0
Governo de MT firmou mais seis convênios para asfaltar vias municipais em parceria com municípios e associações. Foto: Sinfra-MT
Governo do Estado firmou mais seis convênios para asfaltar vias municipais em parceria com municípios e associações. Foto: Sinfra-MT

Sinfra-MT

Para levar mais qualidade de vida à população da zona rural dos municípios mato-grossenses, o Governo do Estado firmou convênios com seis prefeituras para asfaltar rodovias municipais, ou vicinais. São estradas que não fazem parte da malha rodoviária estadual ou federal, mas que são importantes por ligarem pontos distantes dentro dos territórios municipais.

O investimento via Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) será de R$ 96,3 milhões, sendo que R$ 37,1 milhões repassados pelo Estado. Algumas estradas também contam com o apoio de associações locais.

O prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho, explicou a importância dessas estradas para os municípios.

“Água Boa tem em torno de 2.500 quilômetros de estradas não pavimentadas. Somos uma cidade do agronegócio, que a cada ano vem plantando e desenvolvendo mais. Então, essas estradas vão atender toda a nossa logística”, afirmou.

No município foram firmados dois convênios, totalizando R$ 25,7 milhões. A Sinfra irá repassar R$ 9,5 milhões para asfaltar 19 quilômetros da rodovia AB-100 e mais R$ 1,8 milhão para 3,6 km da AB-154.

“Então, essa parceria do Governo com a Prefeitura de Água Boa e os produtores rurais para a construção das estradas vai ajudar a desenvolver cada vez mais os municípios e o nosso Estado”, completou o prefeito Mariano.

O governador Mauro Mendes lembrou a importância dessas obras.

“São municípios que já tiveram a felicidade de vencer o desafio de realizar asfalto na zona urbana e agora começam a levar esse benefício à zona rural, porque lá também moram dezenas, centenas e milhares de mato-grossenses que também precisam de qualidade de vida no ir e vir de todo dia, em seus deslocamentos”, disse.

Em Cláudia, foi firmado um convênio de R$ 2,1 milhões para asfaltar dois quilômetros da Estrada Valdinere. O prefeito Altamir Kurten explicou a importância da estrada para o município.

Estão abertas as inscrições para o concurso da Procuradoria-Geral de Cuiabá; Confira aqui

0

Everaldo Galdino

A Procuradoria-Geral de Cuiabá, órgão público vinculado à Prefeitura Municipal, por meio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção  e Promoção de Eventos (Cebrasoe), abriu as inscrições para um novo concurso público até 17 de maio deste ano, que oferta  seis vagas  à contratação de procurador substituto do Município.

Segundo o edital, para concorrer a uma das vagas, é necessário que o candidato tenha escolaridade em nível superior em direito, bem como comprovação de três anos de atividade jurídica. O valor do salário inicial é de R$ R$ 17.516,64.

Os interessados podem se inscrever  no site da Cebraspe (acesse aqui).

O pagamento da taxa é no valor de R$ 250,00, e deve ser efetuado até o dia 6 de junho de 2024.

Os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova objetiva, prevista ao  dia 14 de julho de 2024, no período vespertino, além de prova discursiva para o dia 18 de agosto deste ano. Os locais da prova serão informados pela organizadora do certame. Outros detalhes do concurso podem ser consultados aqui.

Operação cumpre 14 prisões contra criminosos envolvidos em roubos em MT

0
Roubos eram ordenados por um preso detido na Penitenciária Central do Estado; na cela dele foram encontrados aparelhos celulares. Foto: PCJ-MT

PJC-MT

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande concluiu na sexta-feira (26.04) os cumprimentos de 14 mandados judiciais de prisões preventivas e de buscas e apreensões contra uma associação criminosa envolvida em roubos na zona rural dos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande.

Durante a operação foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão contra criminosos que vinham aterrorizando moradores das zonas rurais nos dois municípios.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos da operação e de suspeitos que estão presos na Penitenciária Central do Estado, na capital. Na unidade prisional foram localizados aparelhos celulares nas celas de dois alvos. A investigação da Derf de Várzea Grande apontou que um dos presos era o responsável em ordenar, de dentro da penitenciária, a execução dos roubos em fazendas e chácaras.

Um dos alvos da operação foi autuado em flagrante por receptação qualificada. No endereço, os policiais civis localizaram objetos roubados de uma fazenda em Nossa Senhora do Livramento e apreenderam um veículo Land Rover com o investigado. O veículo de alto padrão, possivelmente, foi adquirido com proveito das práticas criminosas. O suspeito confirmou que havia vendido outra parte dos objetos para terceiros

Com apoio da Delegacia de Lucas do Rio Verde, foi cumprido um mandado de prisão de um dos alvos que está detido no centro de detenção daquele município.

Outro alvo da operação, de alta periculosidade, teve o mandado de prisão cumprido pela equipe de investigadores da Derf, na manhã desta sexta-feira, no município de Diamantino.

De acordo com o delegado Sérgio Almeida, da Derf de Várzea Grande, a associação criminosa vinha aterrorizando os moradores da zona rural de Livramento e Várzea Grande, invadindo fazendas e chácaras, fortemente armados, e agindo com extrema violência contra as vítimas.