Votos e posicionamentos da bancada federal de MT

0
16

Por João Pedro Marques, com Vanessa Moreno, Jean Gusmão e João Negrão

Reforma Tributária

Está sendo discutido no Congresso Nacional o projeto de Reforma Tributária. O relator é o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e a expectativa é que a votação aconteça em julho, antes do recesso parlamentar. Enquanto isso, o texto vem sofrendo alterações, mas o ponto principal é simplificar a cobrança de impostos no Brasil com a substituição dos impostos federais e estaduais por uma cobrança única, diminuição da alíquota para educação, saúde e cesta básica, “cashback” para o menos favorecidos e IPVA para jatinhos, iates e lanchas.

O deputado federal Fábio Garcia (União) e presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional disse que não é contra a simplificação da cobrança de imposto, mas é contra o aumento de carga tributária tem uma preocupação muito grande com o impacto da reforma na região Centro-Oeste. Veja o vídeo:

Já a deputada federal coronel Fernanda (PL) se posicionou totalmente contra a reforma tributária e disse que o texto do jeito que está será ruim para Mato Grosso. Ela disse ainda que irá mobilizar a população para que convençam os deputados a votarem contra a reforma.

Discriminação de políticos

Emanuelzinho e Flávia Rodrigues, ambos deputados federais do MDB, votaram a favor do projeto que torna crime a discriminação de políticos. O projeto é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), que diz que é discriminação impedir que pessoas ocupem cargo na administração pública, recebam crédito em bancos por serem politicamente expostas e tenham o direito de abrir contas negado. Da bancada de MT, os deputados do PL Abílio Brunini, Amália Barros e Coronel Fernanda, votaram contra. Assim como os deputados do União Coronel Assis e Fábio Garcia. O deputado José Medeiros (PL) estava ausente.

Plano Safra

O Governo Federal apresentou no último dia 27 o Plano Safra e, embora Mato Grosso seja a principal referência do agronegócio no Brasil, apenas uma deputada federal compareceu no evento realizado no Palácio do Planalto. Trata-se da suplente Flávia Rodrigues (MDB), que está ocupando o lugar do deputado Juarez Costa (MDB). Lembrando que 8 deputados federais e 3 senadores representam Mato Grosso em Brasília. Os recursos do Plano Safra serão destinados à produção agropecuária nacional de médios e grandes produtores rurais, até o junho de 2024. O valor total será de R$364,22 bilhões, sendo que desse valor 272,12 bilhões serão destinados ao custeio e comercialização e os outros R$ 92,1 bilhões serão para investimento.