TCU anula concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

    0
    9
    A Cachoeira Véu de Noivas é um dos cartões postais de Mato Grosso e está localizada no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (Foto: Vanessa Moreno)

    Vanessa Moreno

    Por irregularidades no processo, o Tribunal de Contas da União (TCU) anulou nesta quarta-feira (05) a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, localizado a 60 km de Cuiabá. O Tribunal acolheu o pedido feito pelo governador Mauro Mendes (União) e abriu um novo prazo de 15 dias para a publicação de um novo edital.

    Agora o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela conservação ambiental do parque, aguarda a notificação oficial do TCU para adotar as medidas necessárias para o novo certame.

    Em dezembro de 2022, a Parques Fundos de Investimento em Participações e Infraestrutura, representada pela Fram Capital, venceu o leilão com a oferta de R$ 1.009.132,27 para a administração do local, desclassificando a autarquia do governo MT Par. Com essa oportunidade, a MT Par poderá participar novamente da concorrência.

    A notícia foi motivo de comemoração por parte do governador e seus aliados. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, diretamente do TCU, Mauro Mendes afirmou “nós temos a oportunidade de pegar de pro Estado de Mato Grosso esse parque, fazer importantes investimentos ali para compor uma estratégia que nós temos de investir no Turismo da baixada cuiabana”. Mendes declara ainda que há dinheiro em caixa para fazer um investimento de R$ 200 milhões nos próximos quatro anos, com o objetivo de atrair turistas e gerar empregos na região.

    Há três anos o Governo do Estado vem tentando, junto ao Governo Federal, assumir a gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Desta vez, Mauro Mendes conta com o apoio político do atual Governo para que o seu desejo seja concretizado.