MT ocupa a 14ª colocação dos estados que mais arrecadam tributos

0
392

Representando 1,25% do total arrecadado no Brasil, Mato Grosso ocupa a 14ª colocação entre os estados que mais arrecadam no território brasileiro. Três estados da região Sudeste desbancam como as principais arrecadadoras de impostos no país. São elas: São Paulo (37,39%), Rio de Janeiro (13,78%) e Minas Gerais (7,05%).

Excepcionalmente, nesta quinta-feira (14), o estado havia computado até às 15h o valor de R$ 29.206 bilhões pagos pela população mato-grossense em impostos, taxas e contribuições. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, só o Estado de Mato Grosso arrecadou R$1.625 bilhão a mais para o cofre do governo. O levantamento foi realizado pela Fecomércio-MT, através do “Boletim Impostômetro”.

Por região

Os estados da região Sudeste lideram em recolhimento de tributos, ou seja, a somatória da porcentagem de arrecadação dos quatro estados chega a 59,87% do total no país. A segunda que mais recolhe é a região Sul, com 15,17% do total. A região Centro-Oeste aparece em seguida, com 10,88%. Somente o Distrito Federal corresponde a mais da metade do que é recolhido em tributos no Brasil (6,67%).

Logo em seguida, os nove estados da região Nordeste, juntas, correspondem a 10,35% do total coletado em tributos. Por fim, a região Norte, a maior em termos de superfície e a segunda menos populosa, superando somente o Centro-Oeste, é a que menos coleta impostos, representando apenas 3,73%.

O “Boletim Impostômetro” da Fecomércio-MT divulga além do valor pago em tributos pela população, traz ainda informações sobre questões tributárias do estado e país.

Fonte:Fecomércio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here