14 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 30, 2024
spot_img

Wilson propõe audiência para debater pesca do dourado em Mato Grosso

Por João Pedro Marques, com Gabriel Duenhas e Emanuelle Caroline

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) defendeu, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Naturais, da Assembleia Legislativa, a liberação da pesca do dourado no estado. A atividade está proibida desde 2012, pela Lei nº 9.794, que colocou o animal como espécie sob risco de extinção. O deputado, que é  vice-presidente da comissão, vai apresentar projeto de lei neste sentindo e defende sejam levados em conta novos estudos para se chegar a uma decisão. O presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB), defende que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) façam uma análise do tema.

Imagem: ALMT

Em defesa do Nortão

Tomou posse na quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa como deputado estadual, o empresário Valter Miotto (MDB), representante da região norte de Mato Grosso. Estreando na ALMT,  o deputado informa que seu foco será trabalhar para que o governo priorize investimentos para promover o desenvolvimento da região norte. “Há mais de 20 anos moramos na região e conhecemos profundamente a realidade dos municípios e assentamentos. Agradeço a Deus, minha família e `à população pela oportunidade de servir nosso Estado. Vamos fazer a interlocução junto ao governador Mauro Mendes para viabilizar o aporte de recursos, e melhorar a saúde pública, infraestrutura, fomentar a agricultura, educação e promover ações sociais para os municípios do nortão”, disse.

Imagem: ALMT

Cuiabá

Depressão e suicídio nas escolas

A instituição de programa de ações preventivas à depressão e ao suicídio entre crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Esta é a proposta do projeto de lei nº 515/2021, apresentada pelo vereador Wilson Kero Kero (PODEMOS) que já foi aprovada em primeira discussão e deve entrar na pauta para a segunda votação na Câmara Municipal. Conforme a propositura, o programa visa combater a depressão e o suicídio entre crianças e adolescentes, preparando os educadores para lidar adequadamente com o tema. O projeto de lei permite também que as unidades escolares façam parcerias com instituições públicas e/ou privadas, a fim de promover ações como palestras, workshops e outros instrumentos de capacitação.
Imagem: Câmara de Cuiabá

Reajuste aprovado

Com 15 votos favoráveis, foi aprovado na sessão plenária da Câmara Municipal de Cuiabá desta terça-feira (18.04) o projeto de Lei Complementar, nº 2/2023 que, dispõe sobre o reajuste salarial de 2% em 2023 aos servidores da Educação de Cuiabá. A propositura foi aprovada em segunda votação e agora segue para sanção do prefeito.  A mensagem do Executivo, encaminhada ao presidente da Casa de Leis, vereador Chico 2000 (PL), explica que a proposta visa outorgar reajuste no salário dos servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação (SME), regidos pela Lei Complementar nº 220/2010.
Imagem: Câmara de Cuiabá

Nossa Senhora do Livramento

Plano de Cargos e Carreiras

A Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, acolheu na terça-feira (18/4) um grupo de servidores da Prefeitura Municipal que reivindicam a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) da categoria. A reunião, que aconteceu no Auditório José Gervásio da Silva Filho (Juquinha), contou com a presença de cerca de 20 servidores e dos vereadores que compõem a Casa Legislativa livramentense. A servidora Adriana Cintra destacou que a reestruturação do PCCs é a principal reivindicação da categoria, “já que tem servidores contratados na prefeitura que ganham mais que os servidores efetivos”.

Imagem: Câmara de Nossa Senhora do Livramento

Poconé

Comunidade Rural

Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, finalizou os trabalhos de recuperação de mais uma ponte de madeira para garantir a boa e segura trafegabilidade na zona rural de Poconé. A ponte em questão é a que dá acesso a comunidade Furnas do Buriti que tem 08 metros de extensão e nela foram trocadas as longarinas e as pranchas. “Com essa ação estamos garantindo a segurança no tráfego dos fazendeiros, o transporte da produção agrícola dos trabalhadores da agricultura familiar da região, bem como, do transporte escolar e locomoção de equipes de segurança e salvamento, resgate e socorro, dentre outras”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Ney Rondon.

Imagem: Câmara de Poconé

Chapada dos Guimarães

Segurança nas escolas

O prefeito Osmar Froner se reuniu na quinta-feira (13) com o juiz da Comarca de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles, o promotor de Justiça Leandro Volochko, os diretores de escolas municipais e estaduais, e representantes da Polícia Militar e da Secretária de Municipal da Educação para discutir sobre as ações que estão sendo implantadas para ampliar a rede de proteção às escolas do município. Os diretores relataram que estão redobrando a atenção do comportamento dos alunos e nos arredores das escolas, e cobrando também dos agentes de pátio para estarem mais atentos. Já o comandante da PM, Ten. Lupércio Cabral, disse que a polícia intensificou as rondas escolares a fim de coibir quaisquer tentativas de atos violentos, e reiterou a necessidade da participação dos pais para vistoriarem os objetos que são levados para as escolas por seus filhos.

Imagem: Câmara de Chapada dos Guimarães

Santo Antônio do Leverger

Índice do INDEB

Com o objetivo de melhoramento no sistema de transporte escolar, como também, visando o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (INDEB), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou um debate, com Diretório Regional de Educação (DRE), na segunda-feira (17) na Câmara de vereadores. De acordo com Fábio Bernardo, Diretor Regional de Educação, o município recebe um percentual do ICMS, e a nova legislatura regulamenta o método de recebimento. “Estamos aqui para mostrar quais os mecanismos à gestão municipal, como aumentar os recursos, utilizando o desempenho escolar, regulamentando o recebimento de recursos, que podem ser investidos tanto na educação, como também, em outras áreas”, afirmou Fábio. Para a secretária de educação, esporte e lazer no município, Carol Lima, as ações são de extrema importância para a rede de ensino municipal.

Imagem: Câmara de Santo Antônio do Leverger

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS