33 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Wilson defende abertura de diálogo entre Mauro e Emanuel para início das obras do BRT em Cuiabá

Deputado lembra que o gestor municipal é contrário à troca do VLT pelo BRT e já disse que iria se opor às obras

Por Renan Marcel, Leiagora

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) cobrou que o governo do Estado, sob Mauro Mendes (União), destaque de seus quadros um interlocutor para entrar em consenso com a Prefeitura de Cuiabá, sob Emanuel Pinheiro (MDB), afim de evitar mais embate entre a esfera estadual e municipal quando chegar a hora de iniciar as obras do BRT (corredor de ônibus) na capital mato-grossense. Mauro e Emanuel vivem em constante fogo cruzado via imprensa, num desentendimento que saiu do âmbito pessoal para o administrativo.

“Aqui em Cuiabá já está declarada a guerra do prefeito Emanuel Pinheiro ao modal BRT. Vocês vão repetir o mesmo procedimento em Cuiabá que estão fazendo em Várzea Grande? Ou não há um articulador político do governo que possa sentar-se antecipadamente com a Prefeitura de Cuiabá e evitar este conflito que está anunciado? Prefeito já anunciou claramente que não vai deixar um centímetro da obra entrar em Cuiabá. [O governo] Vai esperar o conflito? Não vai dialogar com a Prefeitura de Cuiabá?”, questionou o deputado durante audiência pública com o secretário-adjunto da Sinfra, Secretaria de Infraestrutura, na Assembleia, e com os comerciantes de Várzea Grande, afetados pelas obras do BRT.

“É um apelo que estamos fazendo. Não espere acontecer esse conflito. Procure articuladores com credibilidade entre os governantes. Porque não há consenso de que o BRT é melhor que o VLT”, acrescentou.

Wilson também criticou o Estado e defendeu indenização aos comerciantes que foram afetados pelas obras do VLT.

Em julho, o governador Mauro Mendes afirmou que as obras de implantação do ônibus de transporte rápido (BRT) como modal de transporte ainda não começaram em Cuiabá devido a problemas de adequação do projeto, que a Sinfra estava trabalhando sobre isso para resolver e logo iniciar.

O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, responsável pelas obras de implantação do BRT, tem a obrigação de fazer os projetos executivos das obras. Esses projetos são construídos por etapas e, as prefeituras envolvidas na obra, no caso a de Várzea Grande e a de Cuiabá, precisam autorizar as intervenções no município.

Em Várzea Grande, as obras já foram iniciadas e a Avenida da FEB foi tomada por um canteiro de obras do Consórcio Construtor BRT Cuiabá. A expectativa é que ainda em 2023 também sejam iniciadas as intervenções na Capital.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS