25 C
Cuiabá
sábado, maio 18, 2024
spot_img

Vereadores rejeitam criação de comissão para acompanhar intervenção na Saúde de Cuiabá

Por Vinicius Mendes, Gazeta Digital 

Em sessão dessa quinta-feira (30) a Câmara Municipal de Cuiabá rejeitou, por maioria, a criação comissão especial para acompanhar os trabalhos da intervenção na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cuiabá. Foram 13 votos não e 8 votos sim.

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) apresentou o requerimento solicitando a criação da comissão no último dia 21. O presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL) convocou uma reunião do Colégio de Líderes com a intenção de decidir sobre a criação da comissão. No entanto, foi definido que a decisão deveria ser feita na sessão dessa quinta-feira (30).

Durante a sessão o vereador Luis Cláudio (Progressistas), que compõe a base do prefeito, se posicionou contra a criação da comissão. Ele disse que a proposta é uma tentativa de fazer “pirotecnia”.

“Esta Casa e Mesa Diretora não se furtaram nenhum segundo de acompanhar […] eu acompanho o trabalho da Mesa Diretora e o senhor presidente esteve com o desembargador Orlando Perri, também para falar sobre o gabinete de intervenção […] pirotecnias aqui nesta casa para depois fazer desse acompanhamento um festival, não vamos fazer isso, vamos colocar na mão da Mesa Diretora, esse é o meu posicionamento”.

O vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), que presidiu a sessão, afirmou que a Mesa Diretora tem acompanhado a intervenção, inclusive recebeu um relatório do gabinete de intervenção. Sugeriu que os vereadores que queiram acompanhar a Mesa Diretora façam ofício ao presidente solicitando que sejam inclusos nas reuniões referentes à intervenção.

O vereador Rogério Varanda (MDB) defendeu que uma comissão a mais não irá resolver porque a Comissão de Saúde da Câmara já tem atuado e acompanhado a intervenção.

“Outra comissão acho que ficaria muito mais complexo para se trabalhar num prazo tão curto, faz a sua parte, quem puder ajudar junte-se ao presidente da comissão de saúde, […] temos que trabalhar unidos, enquanto não houver união nessa Casa as coisa vão caminhar a passos de tartaruga”.

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) criticou os colegas que chamaram a tentativa de “pirotecnia”, dizendo que não fazem circo.

“Está na hora de a gente cair na real, todos, e esta comissão só vem ajudar a Comissão de Saúde, presidida pelo meu colega vereador Kero-Kero […] por que não pode ter outra comissão para ajudar a comissão presidida pelo vereador Kero-Kero?”.

Já a vereadora Edna Sampaio (PT) criticou opositores e apoiadores do prefeito Emanuel Pinheiro. Ela apontou que “mauristas” criam pautas para que o foco da Casa não seja a intervenção, enquanto “emanuelistas” ficam apenas aceitando o que diz a Prefeitura. Ela afirmou que é importante saber o que de fato está ocorrendo na intervenção e o que está sendo feito.

“Temos que ter a responsabilidade como casa de aprofundar no debate técnico e político sobre a intervenção. O que até agora produziu a intervenção? O que produziu como resultado para a população? Esta Casa recebeu o relatório da intervenção? Não dá pra ficar fazendo debate raso e ficar procurando outras coisas para a gente esquecer que estamos sob intervenção. Peço aos colegas que a gente cumpra o papel […] não precisamos de autorização de nenhuma outro poder para cumprir nosso papel”.

Por fim ela é afirmou que “é muito importante que a gente saia dessa polarização infrutífera que atrapalha a população de Cuiabá” e sugeriu que base e oposição se unam.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS