18 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 20, 2024
spot_img

Vereador defende criação de novas vagas na Câmara, mas alerta que população deve ser informada quanto às mudanças

Após divulgação do novo censo, Cuiabá tem direito a mais duas cadeiras no Legislativo municipal

Por Luíza Vieira – Kamila Arruda, Leiagora

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) defende o aumento de cadeiras na Câmara de Cuiabá, assim como considera o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O parlamentar argumenta que é necessário que haja mais representatividade no Parlamento, mas que primeiro a necessidade de mais dois vereadores seja apresentada à população.

“O censo foi muito claro, hoje Cuiabá aumentou de forma considerável a população, nós temos hoje 650 mil habitantes. Eu digo que Cuiabá, hoje, ultrapassa os 800 mil, então, eu acredito que é momento sim dessa Casa de Leis, é um projeto que é de exclusividade da mesa diretora, então é um consenso entre nós. Eu sou a favor que aumente a quantidade de vagas aqui dentro deste Parlamento e pelas conversas com outros parlamentares quase que é unânime aí o desejo que aumente a representatividade dentro do município de Cuiabá”,

A proposta de autoria do presidente da Casa, vereador Chico 2000 (PL), visa criar duas novas vagas para vereadores nas próximas eleições. Atualmente, a Câmara conta com 25 nomes e poderá chegar a 27, em 2024. A proposta leva em consideração o levantamento do IBGE que apontou que Cuiabá tem 650.912 pessoas, o que garante, conforme a Constituição Federal, a criação de duas novas vagas.

Vale destacar que a estratégia também dá maior garantia de vitória no próximo pleito, uma vez que com mais vagas, há mais chances de reeleição para os parlamentares.

Apesar de favorável, Luiz Fernando, por sua vez, argumenta que quem ficará com o ônus dessas novas ‘aquisições’, a população, deve ser informada quanto às possíveis mudanças que devem ser justificadas, conforme a necessidade. O vereador chega a argumentar que a chegada de novos vereadores acarreta mais custos à Casa de Leis, visto que um novo parlamentar é acompanhado de um ‘combo’, seu gabinete.

“A princípio, claro que a população se não for, algo muito bem explicado, a população pode entender que é um custo a mais para o contribuinte, por quê? A partir do momento que gera mais um gabinete, não só do vereador mas de toda a equipe, isso tem que ter orçamento. Então, a postura do nosso presidente Chico 2000 é bastante favorável. Vai fazer uma análise perante também aos Executivo para que isso possa ser fundamentado e venha a plenário”, explica.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS