Valdemar Costa Neto pede ao STF que autorize devolução de celular

A defesa do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorize a devolução do celular dele, entregue espontaneamente à Polícia Federal. Costa Neto é investigado após assumir, em entrevista, ter recebido diversos documentos semelhantes à minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres.

POR FALAR EM CELULAR 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a devolução dos dois celulares do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB). Em 20 de janeiro, a Polícia Federal fez busca e apreensão em endereços ligados a Ibaneis, incluindo a mansão onde ele mora, no Lago Sul. O emedebista não estava em casa quando a operação foi deflagrada. Três dias depois, a defesa entregou dois celulares de Ibaneis aos investigadores.

ORDENOU SAÍDA

O major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Flávio Silvestre de Alencar disse que ordenou a saída do Batalhão de Choque da lateral do Congresso Nacional, durante a invasão de 8 de janeiro, para resgatar o comandante-geral, coronel Fábio Augusto Vieira, e outros policiais feridos. Imagens do Supremo Tribunal Federal (STF) mostram o momento em que o major desce de uma viatura e orienta os policiais do Batalhão de Choque posicionados na via lateral do Congresso a saírem da área, deixando o caminho livre para o STF. Em seguida, os extremistas desceram em direção ao Supremo e invadiram o prédio da Corte.

NOS EUA

Lula pousou em Washington (DC) para cumprir uma agenda curta, de um dia, em que o principal compromisso será o encontro com o presidente americano Joe Biden na Casa Branca, o primeiro contato entre os dois desde a posse do petista. O chefe de Estado brasileiro está acompanhado de quatro ministros e da primeira-dama Janja da Silva. Lula irá diretamente da Base Saint Andrews para a Blair House, uma residência oficial do governo dos Estados Unidos para receber os convidados mais importantes do presidente americano.

AUTONOMIA

Na contramão da campanha feita pelo presidente da República contra a autonomia do Banco Central, três ministros de seu governo e vários aliados do Palácio do Planalto votaram a favor dessa proposta no Congresso Nacional. Lula tem criticado a autonomia do BC e já falou em rever esse modelo no final do mandato de Roberto Campos Neto, atual presidente da instituição e alvo de duras críticas do presidente.

MÁ NOTÍCIA

O STF reserva uma má notícia a Bolsonaro. Antes de 8 de janeiro, Alexandre de Moraes pretendia enviar parte do inquérito das milícias digitais antidemocráticas à primeira instância. Nos trechos sob análise, havia partes sensíveis ao ex-presidente da República. Após os atos golpistas, contudo, Moraes reviu a intenção. Entre ministros do STF, passou a prevalecer a tese de que, com a invasão dos Três Poderes, não há como separar o que será julgado pela corte e o que irá para a primeira instância. A percepção é que há conexão entre os fatos.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile