24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Vai um café fresquinho, amigo?

Por Ademir Galiztk 

Como é gostoso ver aquela fumacinha que sai quando se passa um café, com seu
cheirinho típico às 06 horas da manhã lá na chácara Villa dos Lagos e ainda bem acompanhado
com um bolinho de chuva, bolo de queijo… Já um bom cuiabano prefere o famoso bolo de
arroz, com o café feito de preferência no coador de pano e em uma trama bem antiga, feito no fogão de lenha.

É claro, nós produzimos um terço do café no mundo todo, sendo que o brasil fica em
primeiro lugar disparado há mais de 150 anos. Com isso, será muito difícil de tirar este título
do nosso pais. Teve ano que produzimos mais de 50 milhões de sacos, principalmente o
estado de Minas Gerais, que é o maior produtor do Brasil. Só nas cidades da cerra mineira, no estado de Minas, chegando a produzir 22 milhões de sacos, ou seja, mais de 45% de todo o café
produzido pelos brasileiros.

A produção média do Brasil fica em torno de 56 sacos de 60kg por hectares, o café é muito
importante para nossa cultura, história e economia, se tornando umas das maiores geradoras de divisas ao cofre da nação com mais de 2 bilhões de dólares anuais. No Brasil, foi muito importante a mão de obra gerada, quando chega as primeiras sementes ou muda de café no estado, por volta de 1720, com mais de 300 fazendas produzindo este rico produto que é o nosso café. Temos café arábica, robusta e canilon, com consumo per capto de 60 kg de café cru.

A fazenda que mais produz café fica em Goiás, o café transformou a região
sudeste na maior produção de café do país, gerando uma grande atividade comercial e de
muitas riquezas e dividendos, deixando o Vietnã no posto de 2º produtor de café mundial. Com a produção em alta, o Brasil jamais perderá o honroso título de maior produtor.
Se torna inconfundível o cheirinho de café passado e feito no fogão à lenha, como é bom um
cafezinho fresco acompanhado com um cuscuz, uma cueca virada ou chipa. Quantas vezes
nós já ouvimos esta famosa frase: “o café está pronto, ou o café está na mesa, venham todos!”

O café nos acalenta, nos acalma, nos dá energia e felicidade, tanto que é um momento que sempre rimos, seja tomando um café em família, em um encontro amoroso ou encontro de negócios. E sempre cai muito bem tomar um café após o jantar, principalmente se ele é moído na hora, ou se for no torrador, coisa típicas em chácaras, sítios e fazendas.

O famoso torrado: quem já viu o tanto de fumaça que sai quando se larga o café torrado em
uma peneira para esfriar? O café ajuda a queimar gordura, pois aumenta o metabolismo e reduz o risco de diabetes tipo B, faz bem ao fígado, diminui o risco de morte prematura, além de ter muitos nutrientes, antioxidantes e estimulantes, que estimulam a memória, por exemplo. Só não é recomendado tomar café à noite, pois ele pode atrapalhar o sono de algumas. O preço do saco de 60kg de café está em média a 1.290,00 a 1.400,00.

A cerveja ainda é a bebida preferida do brasileiro, mas em 2º vem o café, e, em 3º a cachaça. Mas todos sabemos, que depois de uma noite de cerveja ou cachaça, o cafezinho é o que sempre anima no dia seguinte. As cidades maiores produtoras de café do Brasil são: Monte Carmelo, Araguari, Campos Altos, São Formosa, Araxá, São Patrocínio, todas essas ficam no estado de Minas Gerais, já que é o estado que hoje mais produz café no Brasil.

 

Vamos falar um pouco do café orgânico.

O que difere o café orgânico do café comum é que, principalmente, o café orgânico é produzido com a adubação à base de substâncias sintéticas, fungicidas, herbicidas, inseticidas e muitos agro defensores. Este tipo de café é produzido de um modo sustentável e é muito mais saudável e não contamina o solo, nem o nosso organismo, não destrói os recursos naturais e não afeta o meio ambiente, pois não tem o poder de contaminar e desgastar o solo. Sendo assim, o solo sempre ficará mais fértil, gerando um bom café produzido com grãos de arábica, que é um café nobre. Seu sabor e aroma são inconfundíveis, ao mesmo tempo suave e com qualidade que você pode encontrar em grãos moídos ou também em capsula.

O melhor do café orgânico é atingido se você poder moer sempre minutos antes de fazer e degustar, pois se ele ficar muito tempo guardado moído, ele pode perder suas características de suavidade e sabor característico. Então o mais adequado é você ter um moedor a sua disposição, seja em casa, seja no trabalho, com a correria do dia a dia, dentro de um minuto você já tem o seu cafezinho pronto. Se optar por degustar um café em capsula, terá um café mais denso, mais concentrado e com textura vistosa ou equilibrada. O café orgânico pode ser leve ou denso, mas não é um café pesado. Dizem que o melhor café orgânico está na Etiópia, devido a muitos outros cuidados que se tem para produzir uma saca de café de 60 kg, sem o uso de agrotóxicos, fazendo o seu valor diferir bastante se comparado ao café comum. O café orgânico produzido no Brasil e, principalmente, em Minas Gerais é, em sua maioria, exportado para a Europa, Ásia e Estados Unidos, com um maior valor agregado.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS