26 C
Cuiabá
sábado, maio 18, 2024
spot_img

TSE pede e eleições terão reforço das Forças Armadas na segurança

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requisitou, por meio de ofício, o auxílio das Forças Armadas nas eleições deste ano. Os militares irão ajudar a garantir a votação em locais específicos definidos pela Corte eleitoral. O contexto atual, porém, é diferente dos demais pleitos eleitorais, em que também se teve a participação de militares no resguardo das votações. Em movimento inédito, as Forças Armadas, amparadas pelo Ministério da Defesa, têm atuado em peso na fiscalização das urnas eletrônicas, colocadas em xeque pelo presidente Jair Bolsonaro.

NÃO MUDA NADA 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) justificou, o veto ao trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que previa reajuste salarial específico para as forças policiais. Durante sua transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Executivo federal declarou que o dispositivo “não soma nem subtrai” e por isso foi vetado. Ele lembrou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem já prevê o reajuste e a reestruturação de carreiras policiais.

DOIS DIAS

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de dois dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se defenda de representação do Ministério Público Eleitoral. O órgão acusa o atual chefe do Executivo federal de fazer propaganda eleitoral antecipada ao se reunir com embaixadores, em 18 de julho.

FORA DA CASINHA

Ao comentar sua participação nas sabatinas realizadas pela Rede Globo com os candidatos à Presidência, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma provocação ao dizer que quer ver como a emissora irá “se comportar”. A entrevista está marcada para ocorrer em 22 de agosto, nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro. A Globo também vai entrevistar outros três candidatos que irão disputar o Palácio do Planalto: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PTB) e Simone Tebet (MDB).

FOI UM ERRO

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou ter orgulho de ser descendente de índios. A declaração, em uma rede social, vem após a divulgação da candidatura oficial dele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nela, sua ficha o identifica como “branco”, enquanto em 2018 o campo era preenchido como “indígena”. O general disputa, nas eleições de outubro, uma vaga ao Senado Federal pelo estado do Rio Grande do Sul.

GÊMEOS

'Ninguém vai sair de paletó limpinho' da eleição, diz Ciro ...

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes (CE) chamou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos seus adversários na disputa pelo comando do Palácio do Planalto, de “gêmeos fujões” por não confirmarem presença em debate que ocorreria no próximo dia 14 de setembro.“Mais uma vez se repete o absurdo: os gêmeos fujões Lula e Bolsonaro abandonam o debate, e a imprensa que se diz livre e democrática rende-se ao jogo sórdido e autoritário e cancela o evento.

MENOS 20 CENTAVOS 

A Petrobras anunciou, que vai diminuir o preço do diesel em R$ 0,22 nas refinarias. A redução, a segunda em duas semanas, de 4,07% passa a valer a partir desta sexta-feira (12/8). Os preços dos demais combustíveis não foram alterados. Esta é a segunda redução de preços desde que o novo presidente da estatal, Caio Paes de Andrade, assumiu o comando da petroleira, em junho deste ano. Andrade substituiu José Mauro Coelho, que pediu demissão após ceder à pressão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o mandatário, o conselho da Petrobras estaria “boicotando” o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, ao não se reunir para votar as novas indicações feitas pelo governo para o comando da empresa.

AÇÕES CONTRA 

Mendonça envia ao plenário do STF ações contra aumento de benefícios em  período eleitoral | CNN Brasil

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, enviar ao plenário da Corte ações que tentam suspender a mudança feita na Constituição que permitiu a aprovação de benefícios sociais em ano eleitoral na chamada PEC dos Auxílios. Mendonça, indicado à Corte por Jair Bolsonaro (PL), determinou que o Congresso preste esclarecimentos sobre a medida, que amplia programas sociais e cria outros benefícios às vésperas da eleição.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS