24 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

TSE confirma limite de tempo para Michelle na propaganda de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta quarta-feira (14/9), decisões do ministro Paulo de Tarso Sanseverino que restringem o tempo de participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro na propaganda eleitoral de Jair Bolsonaro (PL). A primeira-dama, na condição de apoiadora, não pode ultrapassar o limite de 25% do tempo da inserção no rádio e na TV. Na peça citada pelos partidos, Michelle aparece em 100% do tempo. A propaganda exibia a esposa do presidente no tempo total do vídeo: 30 segundos.

AUXÍLIO BRASIL

Auxílio Brasil: veja quem recebe o benefício nesta terça-feira | Economia |  iG

O governo federal antecipará em 2 dias o início do pagamento das parcelas do Auxílio Brasil de Setembro, segundo apurou o Poder360. Os depósitos seriam realizados na segunda-feira 19 de Setembro, mas por pressão da ala política, serão iniciados no sábado 17 de Setembro. A avaliação da ala política do governo é que haveria prejuízo eleitoral se o cronograma original fosse mantido. Cada dia de pagamento beneficia 2 milhões de famílias. O Ministério da Cidadania já havia antecipado o calendário em agosto para a população receber mais cedo o dinheiro extra (R$ 200) caindo na conta. O governo ainda incluiu 2,2 milhões de famílias no programa.

ELEIÇÕES 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira que o Brasil “não aceita ditadores” e “vai ter liberdade a qualquer preço”. Em comício, o chefe do Executivo falou em trazer uma “minoria que pensa que pode tudo” para “dentro das 4 linhas da Constituição” depois das eleições.“Nós defendemos o funcionamento de todas as instituições, mas aqueles que ousam sair fora das 4 linhas, não interessa de que Poder seja, tem que ser trazido para dentro das 4 linhas. O Brasil não aceita ditadores, o Brasil luta e vai ter liberdade a qualquer preço”, disse em ato em Presidente Prudente (SP).

PIB POSITIVO

Crescimento de 4,6% no PIB em 2021 é o maior desde 2010 - Época Negócios |  Economia

A IFI (Instituição Fiscal Independente) aumentou a projeção de crescimento para a economia em 2022. Saiu de alta de 2% para 2,6%. O motivo: a divulgação dos dados de atividade econômica do 2º trimestre. A IFI é um órgão de monitoramento da política fiscal ligado ao Senado. Para 2023, a estimativa oficial da instituição foi mantida em crescimento de 0,6%. Em um cenário alternativo, de manutenção do benefício de R$ 600 do Auxílio Brasil, a projeção para o crescimento de 2023 subiria para 1% do PIB (Produto Interno Bruto). Para a instituição, o aumento da renda disponível compensaria a postura mais contracionista da política monetária (ou seja, compensaria a taxa Selic em patamar elevado).

FIM DA PANDEMIA

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta 4ª feira (14.set.2022) que o mundo está em uma boa posição para acabar com a pandemia. “Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, afirmou. Segundo Tedros, o número relatado de mortes por covid-19 foi o menor desde março de 2020: “nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia”. Para ele, o cenário é uma oportunidade ideal desde que mantenham-se as medidas vigentes contra a disseminação do vírus.

ALIMENTOS EM QUEDA

Sob pressão, Bolsonaro combina discurso defensivo e acenos à base na Cúpula  das Américas - InfoMoney

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o preço dos alimentos no Brasil irá “cair”. Afirmou que, com exceção do leite, estão “decrescendo os preços de todos os produtos da cesta básica”. “O Brasil está crescendo, os alimentos vão cair de preço e ninguém precisa se preocupar com desabastecimento ou falta de alimento, que é a mesma coisa”, declarou durante sabatina no SBT, ao ser questionado sobre o controle de preços em um eventual 2º mandato.

TESTE DE BIOMETRIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, por unanimidade, uma proposta para que seja realizada uma avaliação adicional sobre biometria durante teste de integridade das urnas eletrônicas. A medida atende a uma sugestão feita pelas Forças Armadas. Na disputa de 2022, eleitores serão convidados a acionar a urna com biometria. Serão usadas de 32 a 64 urnas no teste. Os eleitores convidados não serão obrigados a participar. O convite será feito depois que o cidadão já tiver votado. O teste é acompanhado de uma auditoria externa e os resultados serão divulgados pela Corte eleitoral. Os testes de integridades são feitos desde 2002, sempre no dia das eleições. O objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo do registrado. São usadas 640 urnas para esse fim. A diferença em 2022 é que, em parte delas, será testada também a biometria.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS