28 C
Cuiabá
quinta-feira, junho 27, 2024
spot_img

TRE-MT participa do Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna

TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participa do Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna Eletrônica (UE) 2024 (modelos UE 2013, 2015, 2020 e 2022), no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e no Fórum Eleitoral de Curitiba. O evento ocorre das 9h às 18h, desde segunda-feira (17.06) e segue até esta sexta-feira (21.06), com especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos regionais eleitorais de todo o país.

Para o chefe da Seção de Tecnologia Eleitoral do TRE-MT, Leon Santos, que participa do evento, os testes servem para melhorar a segurança das urnas eletrônicas e seus sistemas de votação. “Para esse teste são convidados alguns regionais apenas, e nós do TRE-MT temos a oportunidade de conhecer os novos recursos implementados nos sistemas eleitorais, além de colaborar para o aprimoramento do desempenho e segurança do processo eleitoral”, ressalta.

Um dos objetivos do teste é a homologação dos sistemas eleitorais relacionados à preparação e carga de urnas, votação, totalização e divulgação dos resultados das eleições. O teste visa, ainda, exercitar a integração de outros sistemas relativos ao processo eleitoral, como os de julgamento, atualização e divulgação de registro de candidaturas e processamento de justificativas e de faltosos.

O coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José de Melo Cruz, ressalta que o teste faz parte do projeto de construção dos sistemas. “Trazemos equipes técnicas com bastante conhecimento para esmiuçar cada sistema, verificar se há alguma falha ou possibilidade de melhoria e, assim, garantir uma eleição íntegra e segura”, diz.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS