34 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 3, 2024
spot_img

Transição tenta conquistar votos de governistas pela aprovação de PEC

Na tentativa de conseguir aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, um grupo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca aliados do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), para negociar apoio. A proposta garante o pagamento de R$ 600 para beneficiários do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) e o aumento real do salário mínimo. O PT trabalha para montar uma “força-tarefa” pela PEC. Para isso, deu aos aliados a função de se dividirem para conversar com o Congresso e negociar a aprovação do texto, que começará a tramitar no Senado. O tempo hábil da proposta é curto, já que as atividades do Legislativo devem encerrar em 18 de dezembro. A chegada de Alckmin nesta terça-feira a Brasília será também no sentido de reforçar o contato com parlamentares. A ideia é que ele tenha uma série de conversas com congressistas, no sentido de ganhar apoio para a aprovação da proposta.

INCERTEZA NA ECONOMIA

Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1

A incerteza avançou sobre diversos setores da economia, desde o fim das eleições presidenciais, em 30 de outubro. É isso o que apontam dados da Economatica, empresa que desenvolve sistemas de análise para investimentos. Calculados diariamente a partir de dezenas de variáveis, esses indicadores aferem a incerteza em quatro frentes: entre os agentes econômicos, no geral da economia, no varejo e na indústria. Desde o início da transição de governo, todos cresceram. Os avanços foram, respectivamente, de 25,8%, 15,1%, 24,8% e 26,45%. De acordo com Felipe Pontes, diretor operacional da Economatica, os mesmos números vinham caindo no mês que antecedeu ao pleito. Eles haviam decrescido, ainda seguindo a mesma ordem, 12%, 19%, 12% e 16%.

BOICOTE À COPA

Ironicamente, brasileiros que transformaram a camisa amarela da CBF em símbolo de amor pelo país estão em campanha contra a Seleção e o principal evento que ela disputa, a Copa do Mundo. Nas redes sociais e em grupos no WhatsApp e Telegram, há uma intensa campanha de bolsonaristas pedindo que os patriotas boicotem os jogos que acontecem no Catar e sigam concentrados na pauta do momento: a contestação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições. O medo entre os influenciadores é que o torneio, que dura um mês e tem mais de um jogo por dia na primeira fase, acabe desmobilizando as manifestações, que já estão na terceira semana e vão ficando cada vez mais difíceis de manter na primavera chuvosa deste ano em São Paulo e Brasília, principais pontos de aglomeração em frente às instalações militares.

COMISSÃO DE ÉTICA

Quanto Bolsonaro gastou em quatro anos com comida e bebida no avião  presidencial - CartaCapital

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou dois aliados para a Comissão de Ética Pública da República (CEP), na última sexta-feira. Os mandatos são de três anos, sem possibilidade de demissão nesse período. O órgão foi criado em 1999, ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e funciona como um dispositivo de consulta para ministros e para o presidente. São sete membros que analisam e podem recomendar a exoneração de servidores da cúpula da administração federal que cometem desvios de conduta. Cada integrante deve ter “idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública”.

ESTACIONAMENTO EM ÁREAS PÚBLICAS

O Governo do Distrito Federal (GDF) regulamentou, nesta terça-feira, a lei complementar que prevê a criação de estacionamentos rotativos pagos em áreas públicas. O decreto que trata do tema consta na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O serviço de estacionamento rotativo em áreas pertencentes ao poder público prevê a cobrança de tarifas em locais a serem definidos. À Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) caberá elaborar, processar e executar o previsto no contrato de concessão, mediante licitação, bem como regular, gerenciar e fiscalizar o cumprimento dos termos.

ALTA DO PIB

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou para cima a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano. Segundo estimativas divulgadas pela entidade nesta terça-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve avançar 2,8% em 2022. Na projeção anterior, a OCDE estimava uma alta de 0,6%. Já para 2023, a organização manteve as expectativas, projetando um crescimento de 1,2% do PIB do país. Para 2024, o Brasil deve crescer 1,4%. “O consumo interno no Brasil tem sido apoiado por programas de transferência de renda mais elevados e pelo vigoroso crescimento do mercado de trabalho, mais isso deve se atenuar no próximo ano”, afirmou a OCDE em comunicado.

INADIMPLÊNCIA ALARMANTE

Quatro em cada 10 brasileiros adultos (40,05%) estavam inadimplentes em outubro de 2022, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). A percentagem representa 64,87 milhões de pessoas e é um novo recorde da série histórica do levantamento, realizado há 8 anos. “O brasileiro ainda sente no bolso os efeitos dos últimos aumentos das taxas de juros e dos preços dos alimentos. Apesar de a inflação ter diminuído, no dia a dia isso ainda não é sentido nos produtos de consumo básico, que seguem aumentando. Esse cenário impacta diretamente no orçamento familiar”, disse em nota o presidente da CNDL, José César da Costa.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS