“Solução para os problemas de Cuiabá passa por fim de disputas e brigas políticas”, aponta Lúdio

Thiago Novaes – RDMOnline

A Federação Brasil da Esperança e partidos aliados realizam, neste sábado (29), um ato de lançamento da pré-candidatura de Lúdio Cabral (PT) a prefeito de Cuiabá e do Movimento Mais Ação Pra Mudar Cuiabá. O movimento vai conduzir a construção participativa do plano de governo e coletar propostas da população.

O ato deve contar com a presença de dirigentes partidários, lideranças e militantes do PT, PV, PC do B, PSD, REDE, PSOL, Cidadania, entre outros partidos que estão construindo uma aliança de frente ampla para disputar a Prefeitura de Cuiabá. O ato partidário se inicia às 9h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá.

Lúdio, que é medico atuante na saúde pública há 27 anos, já declarou que a área da saúde da capital será umas das prioridades. Em entrevista a Rádio CBN Cuiabá esta semana, ele disse que o setor passa por dois grandes problemas, que precisam ser resolvidos de maneira urgente para desafogar a saúde. O primeiro diz respeito a falta de parceria entre governos, que impede que os recursos cheguem e que sejam usados da melhor forma. Já o segundo problema está ligado diretamente à falta de prevenção dos problemas que acabam sobrecarregando os pontos de atendimento.

“Primeira coisa que a gente precisa dar conta, que é meu compromisso no dia seguinte a eleição, chega de briga política. Chega de briga entre prefeito e governador. A saúde é muito complexa, tem muitos problemas e Cuiabá está numa situação gravíssima. Nós precisamos de cooperação, de parceria entre governo federal, governo do estado e prefeitura. Não tem sentido briga entre governantes. Governantes têm que atuar em parceria, porque cada real, cada centavo, que cada um desses governos coloca na saúde, precisa ser colocado em sintonia para trazer o melhor resultado para a população”.

Outra forma de aliviar o caos na saúde de Cuiabá, segundo o pré-candidato, é atuar na prevenção dos problemas. Para isso, ele pretende mobilizar os profissionais de saúde da capital para ir ao encontro da população, identificar enfermidades como pressão alta, diabetes, asma, bem como o monitoramento do calendário de vacinação das crianças, entre outros.

“A rede pública de Cuiabá tem quase 6 mil profissionais de saúde, que precisam ser valorizados, precisam ser reconhecidos e precisam ser mobilizados para esse esforço de cuidar da população, nós faremos isso a partir do primeiro mês de mandato. Primeira semana de mandato, vamos mobilizar essas equipes para ir a campo, ao encontro da população, identificar quem tem pressão alta e não está fazendo acompanhamento, quem tem diabetes, quem tem asma”, afirmou.

BRT

O deputado lembrou que o BRT é de competência do governo do estado, mas se comprometeu a estar à disposição do governador para que as obras do modal sejam concluídas o mais rápido o possível. Lúdio também destacou que é necessário que haja uma mudança na forma de se cobrar a tarifa de ônibus na capital.

“A população paga uma tarifa de 4,95, só que o valor da tarifa é duas vezes isso porque a prefeitura paga a mesma coisa pras empresas. Quase 10 reais de tarifa de ônibus em Cuiabá e a gente tem esse transporte precário. O transporte público em Cuiabá serve a que interesse? Do jeito que está, parece que serve apenas para colocar dinheiro no bolso dos donos das empresas de ônibus. […] O empresário ganha pela quantidade de pessoas que ele transporta. Hoje funciona assim, se o empresário ganha pela quantidade de pessoas que transporta e quer ter lucro, deve reduzir a quantidade de ônibus e aumentar a quantidade de pessoas dentro de um mesmo ônibus pra poder ganhar mais, o que gera lotação. Não pode ser essa lógica, tem que ser por quilômetro rodado.”

Investimentos para a cidade

Lúdio Cabral defendeu a criação de um campus universitário no Centro Histórico de Cuiabá, como forma de fomentar a economia da região. “Estimulo ao comércio do centro da cidade, com cantinas, restaurantes, lojas, livraria, papelaria, pequenos negócios que podem se fortalecer através da circulação das pessoas no centro da cidade, ou com cursos universitários instalados nós prédios públicos e privados, que podem ser trabalhados em parceria para essa finalidade”.

Para o pré-candidato, o melhor incentivo que a prefeitura pode oferecer para atrair empresas para a cidade é cuidar da cidade, mantendo limpa, sem buraco, com trânsito organizado e com serviços públicos de qualidade, com saúde funcionando.

Lúdio também alertou que Cuiabá pode deixar de ter o maior PIB de Mato Grosso se não tiver incentivos. “Precisamos criar incentivos, em parceria com a UNEMAT, com a UFMT, com o IFMT, para fazer de Cuiabá um polo de qualificação de tecnologia da informação. Temos uma uma vocação, sem precedentes, para cultura, para o turismo, que precisa ser estimulada  e que aquece o comércio local, a rede hoteleira, os restaurantes. Cuiabá tem uma tradição alegre, festiva, que precisa ser potencializada. […] Em termos de incentivos fiscais, o que a prefeitura administra é IPTU e ISS, com esses dois impostos temos condições de dialogar com o setores empresariais, para atrair investimentos não só do comércio, mas também da indústria local.”

Lula na campanha

Lúdio desconversou sobre uma possível vinda de Lula para Cuiabá, afirmando que o mais importante é conseguir recursos. “Eu quero o presidente Lula aqui, quando eu estiver governando essa cidade, trazendo recursos para a população de Cuiabá. Se tivermos a  presença dele na campanha será ótimo, se não tivermos também,  não tem problema, porque mais importante que qualquer liderança política é o diálogo com a população da nossa cidade. Bolsonaro não mora em Cuiabá, Lula não mora em Cuiabá, buraco não tem ideologia, então nós temos que nessa campanha estabelecer compromisso com a população da nossa cidade, para resgatar a prefeitura, para ter uma prefeitura a altura da força trabalhadora do nosso povo, independente da posição ideológica”.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile