24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Sinop, a cidade que não para de crescer

por Vanessa Alves

Sinop, no norte do Mato Grosso, é uma cidade que não para de crescer. Fundada em 14 de setembro de 1974, a cidade tem uma população de quase 200 mil habitantes e é uma das mais importantes do Estado.

A economia de Sinop é baseada na agropecuária, indústria e comércio. A cidade é um importante produtor de soja, milho e algodão, e também conta com um polo industrial diversificado. O comércio também é um setor importante da economia local, com diversos centros comerciais e lojas.

Sinop é uma cidade próspera e em constante desenvolvimento. A cidade oferece uma boa qualidade de vida para seus habitantes e é uma excelente opção para quem busca oportunidades de trabalho e negócios.

Confira a entrevista concedida pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), ao grupo RDM, falando sobre história, prosperidade e desenvolvimento do município.

RDM – Prefeito, o senhor poderia começar falando sobre sua história de vida, onde nasceu, como ingressou na política, se já ocupou outros cargos eletivos antes. Enfim, fale de sua família, de seus antepassados.

Roberto Dorner – A minha história quase todo mundo conhece, mas chega gente nova todos os dias na cidade. Eu sou de Laranjeiras do Sul, município do Sudoeste do Paraná, mais precisamente no distrito de Porto Santana. Chegamos aqui, em Sinop, eu mais dois irmãos (um já falecido, no ano de 1979), há 44 anos, em um fusquinha. Na época, a cidade estava sob administração do senhor Osvaldo de Paula, que até hoje mora aqui. Nós viemos para trabalhar com navegação, com balsas. Tanto é que ainda temos a empresa, mas ela não opera mais em Mato Grosso, mas, sim, nos estados de Rondônia, Pará e Amazonas. Só que nós optamos em ficar aqui, porque é um lugar que cresce a passos largos. Eu já ajudei muito na política. Ajudei muitas pessoas se elegerem e, até mesmo, reelegerem, aqui em Sinop. Então, um dia, alguém falou: por que você não vai ser candidato para experimentar e ver o que você pode fazer pela cidade? Então eu fui, justamente, para ser como candidato a deputado Estadual. Não aceitaram! Disseram que eu tinha que ser federal. “Mas por quê federal?”, eu questionei. Então, disseram que eu tinha mais condição de percorrer o Estado. Peguei e fui! Eu não era conhecido em lugar nenhum. Chegava no lugar e me perguntavam: “quem é você”? Ninguém me conhecia, mas eu fui com humildade. Falei quem eu era, que tinha vontade de ser político, de ajudar. Na época, em 2010, eu peguei 50.480 votos. Então, fui bem votado, fiquei na 1ª suplência e assumi por 20 meses uma cadeira na Câmara Federal. Adquiri experiência como deputado, aprendi em Brasília e, hoje, quando vou lá, eu sei onde preciso ir para conseguir mais recursos.

 

RDM – Por favor situe Sinop desde seus tempos remotos, de sua vida na cidade e de sua decisão de tornar-se prefeito da cidade.

Roberto Dorner – Quando chegamos aqui, a economia era só madeira. Com o tempo, avançou para a pecuária e, agora, estamos muito fortes na agricultura. A nossa região é muito pujante e se desenvolveu muito rapidamente. A Amazônia sempre foi uma região promissora e, quando viemos para cá, junto com outros pioneiros, agricultores e famílias, enxergamos o trabalho de longe. Eu me lembro que, conforme o tempo foi passando, nós (família) fomos ficando e as coisas foram melhorando cada vez mais. Não estou menosprezando qualquer outra cidade, mas, hoje, se me convidarem para morar em outro lugar, eu não aceito. Não saio de Sinop! Essa é a cidade que mais cresce no Brasil e que tem proporcionado uma condição de vida invejável ao nosso munícipe. Em 2016, primeira vez que disputamos a cadeira para o Executivo (Prefeitura de Sinop) e perdemos, foram os políticos mais antigos da cidade que sugeriram nosso nome para o pleito, 30 dias antes da eleição. O próprio governador falou que eu tinha que sair para prefeito. Na época, eu estava na minha fazenda, no Araguaia. Não estava esquentando a cabeça porque a eleição (o processo) estava praticamente rodando. O candidato que nós apoiamos, e depois veio como meu vice, estava com 2%, a prefeita estava com 75% de aprovação. Então, nós viemos. Me fizeram entender que eu tinha que fazer parte de um grupo. Eu cheguei a falar que não íamos ganhar a eleição porque, na política, temos que começar mais cedo, com uma estrutura melhor, com um grupo de vereadores, para não passar vergonha. Mas fui para a eleição e quase ganhamos. Tomei essa disputa e o resultado desse pleito como experiência e base para me preparar e preparar o time para vencer as eleições em 2020 e assumir o comando da quarta maior economia de Mato Grosso. O desafio é grande. Chego todos os dias antes das 7h para que eu possa assinar documentos e, então, começar a atender o público. A população sinopense tem que ser atendida, nem que seja dois minutos, para tomar um cafezinho, contar os problemas e, da maneira que é possível, atender cada cidadão e tentar, cada vez mais, amenizar os problemas.

RDM – Sinop faz aniversário neste mês de setembro. Fale sobre essa importante data. E descreva quais iniciativas estão sendo organizadas para festeja-la.

Roberto Dorner – Sinop é uma cidade muito jovem que, com apenas 49 anos, tem 200 mil habitantes. Ela cresce a passos largos e esse sucesso se deve, principalmente, à população que viu, em Sinop, a oportunidade de se estabelecer e crescer. Foi preparada uma festa muito bonita, digna para população comemorar todas essas conquistas. Uma programação especial, que tem muito esporte com o 31º Jogos Olímpicos, o Torneio de Pesca com Iscas Artificiais que já está na terceira edição, o nosso festival de praia com shows nacionais. Enfim, uma festa para a população, afinal, esta cidade é dos moradores.

RDM – Como está o desenvolvimento socioeconômico do município?

Roberto Dorner –  Sinop tem vocação para o crescimento. Nós tivemos grandes pessoas que enxergaram Sinop de uma maneira diferente. Faculdades se instalaram aqui e impulsionaram a economia. Hoje, somos polo educacional, um dos maiores do Estado, com as universidades Estadual e Federal. Inclusive, nós temos curso de medicina, com pessoas de todos os estados estudando aqui. Também estamos avançando na industrialização. Nós temos, por exemplo, a maior fábrica de etanol de milho da América Latina, o que é um orgulho para nós. Essa empresa se instalou aqui, gerando empregos e movimentando a economia e agora está dobrando a capacidade porque o produto usado existe muito na nossa região. Isso é um sinal muito bom! Uma cidade que tem educação, que tem segurança, que tem os trabalhos de infraestrutura acontecendo e, agora, junto com essas indústrias, ela vai se complementar ainda mais. Tudo isso está trazendo muitos benefícios para nossa cidade. Está trazendo o olhar de todo o Estado e, de todo o país, para Sinop, uma região que ainda vai crescer muito. Nós temos, hoje, o Atacadão, o Assaí, grandes supermercados aqui, diversos serviços que estão muito bem colocados e que estão muito fortes, proporcionando a Sinop, ser uma cidade que serve municípios da região, inclusive na educação e saúde. São, pelo menos, 30 municípios e, até o Sul do Pará, que buscam os benefícios dos serviços que são oferecidos aqui.

RDM – Qual o legado a atual gestão pretende deixar para a cidade?

Roberto Dorner – Nós precisamos respeitar as pessoas e fazer as coisas acontecerem. Nós temos as autoridades do nosso lado, caminhando junto pelo bem-estar da cidade, trazendo o conforto e trazendo também a segurança para cada cidadão de bem que queira morar nessa cidade. É um trabalho muito grande, pois nós temos que cuidar da cidade da maneira que ela merece ser cuidada. Eu, como prefeito do Sinop, tenho que trabalhar. Quero dar minha contribuição porque eu cresci aqui, tenho minha família aqui, continuo aqui. Eu quero deixar meu legado aqui, tanto que nem cobro salário. Meu salário está destinado a Associação dos Autistas, para a construção da nova sede. Quero fazer o bem para essa cidade que tanto fez e faz por mim. Vamos fazer cada vez mais, vamos ajudar a sociedade para que ela se beneficie cada vez mais daquilo que ela merece.

RDM – Fale sobre as políticas públicas que o senhor tem desenvolvido, especialmente nas áreas da Educação, da Saúde e da Assistência Social.

Roberto Dorner – Nós estamos trabalhando para acompanhar o desenvolvimento de Sinop e projetá-la para os próximos anos. Na educação, entregamos quatro novas escolas, contemplando diferentes localidades, como os bairros Jardim Primavera, Cidade Alta e Camping Clube. Neste último, implantamos duas escolas, sendo uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. Há outras três em construção e que queremos entregar no começo do ano que vem, para atender a população do Residencial Nico Baracat, nos Vilas [região da cidade que agrega vários bairros e uma grande população] e Terra Rica. As escolas inauguradas foram feitas no sistema modular e foram construídas em tempo recorde e já estão em funcionamento e, as demais, estamos seguindo o sistema de construção. Nós temos esse compromisso com a sociedade. Temos crianças fora da sala de aula e queremos mudar essa realidade. Além das escolas entregues e as que estão em construção, no ano passado construímos também 24 salas modulares em nossa cidade. Essas 24 salas equivalem a duas escolas. Nós estamos, na parte da educação, dando um passo enorme para que as crianças tenham escolas com mais qualidade, conforto e tranquilidade em ter o lugar garantido nas escolas. Além disso, instalamos, no primeiro ano de gestão, a escola militar, que não tinha antes. Foi uma conquista nossa! Essa conquista ocorreu a partir de uma parceria com o Governo do Estado, na qual a Prefeitura faz o pagamento mensal do aluguel do prédio onde a escola funciona. Agora, a Câmara de Vereadores aprovou e nós sancionamos a lei que autoriza a doação de uma área para que o Governo do Estado possa construir a sede própria da escola. Essa é mais uma grande conquista para a educação. É uma área institucional ampla, com cerca de 12 mil metros quadrados, no residencial Santa Cecília, que com certeza contribuirá para a ampliação de vagas. Também implantamos a entrega de kits escolares na rede municipal. Era um projeto que não existia e que a gente percebe que vem fazendo a diferença na vida das famílias. Os kits são compostos por materiais de qualidade, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas e vários outros itens para que os alunos possam realizar suas atividades escolares. São materiais que fazem diferença tanto no dia-a-dia do aluno quanto no orçamento das famílias e é muito satisfatório saber que estamos contribuindo para uma educação cada dia melhor. Nós avançamos muito na área da saúde nesses últimos dois anos e meio. Ampliamos as equipes de trabalho, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde. Reformamos mais da metade das unidades que estavam há muitos anos sem manutenção e, assim, buscamos dar mais qualidade tanto às equipes de trabalho quanto aos pacientes. Recebemos alguns prêmios como melhor gestão em Saúde no Estado, conseguimos um avanço muito bom na fila de espera nos casos de pequena e média complexidades, resolvendo situações de pessoas que aguardavam há muito tempo por algum procedimento (casos de 2012 e 2014). Estamos trabalhando de maneira muito intensa, mas sabemos que é sempre um grande desafio, pois somos polo, somos referência para cerca de 30 cidades da região. Recebemos, também, pessoas do Sul do Pará, e nós estamos nesse trabalho incansável de melhorar, cada vez mais, os atendimentos nesse setor. Até por isso, abrimos uma Policlínica com atendimento 24 horas, iniciamos a construção de mais um posto de saúde e estamos com o projeto de construção do Hospital Municipal que, quando pronto, vai atender a nossa população e desafogar a nossa Unidade de Pronto Atendimento. Esse hospital será construído em uma região muito importante da cidade, que é a região do grande Menino Jesus e será uma obra no sistema modular, para ser entregue em tempo recorde para a sociedade. Além disso, seguimos trabalhando constantemente no diálogo com as esferas Estadual e Federal, para trazer mais recursos e serviços para nossa população. Outro projeto muito importante para nossa cidade é o nosso programa de regularização fundiária, concedendo, de maneira gratuita, as escrituras de seus imóveis. Até hoje, em Sinop, não havia sido feito algo nessa proporção. Contratamos uma fundação para executar esse trabalho, onde contemplamos 2 mil famílias que não tinham documentos do seu terreno. Estamos fornecendo documentos para famílias carentes, pessoas que não têm condições de pagar, em bairros mais antigos e pré-selecionados. Estamos desenvolvendo esse projeto para contemplar essas pessoas para que possam ter dignidade de um documento na mão, para conseguir financiar uma reforma, construir a própria casa ou, ainda, garantir o bem como herança para seus familiares. Só no ano passado, foram mais de 800 famílias beneficiadas.

RDM – Além da agricultura, que é o forte no município, há outras áreas da economia importantes. Comente sobre esses pontos e agregue ainda sobre a agricultura familiar.

Roberto Dorner – A agricultura, o agronegócio, em si, é muito forte na nossa região, no nosso Estado. Nós, enquanto Prefeitura, estamos trabalhando muito para fortalecer ainda mais o agronegócio, levando infraestrutura para as áreas rurais da nossa cidade, seja com o asfalto, como também com o levantamento e cascalhamento de estradas vicinais por meio do programa Arranca Safra que implantamos logo no início da nossa gestão e que vem contribuindo, muito, no escoamento das produções. Mas estamos focando também todas as nossas forças na agricultura familiar, fazendo um trabalho de assistência, orientação, capacitação e aperfeiçoamento técnico, apoio com maquinários, produção de ração, gradeando terra, disponibilizando recursos materiais e técnico com profissionais especializados para prestar esses serviços de incentivo aos produtores do município.

RDM – Deixe uma mensagem para a população.

Roberto Dorner – Eu quero dizer à população que confie! Nós estamos aqui para trabalhar. Nós estamos aqui para produzir, para mostrar para a sociedade que, se nós não fizermos o que a sociedade pede e necessita, nós vamos ficar para trás e isso nós não podemos deixar acontecer. Nós temos que avançar cada vez mais em obras estruturantes, em obras que deem condição à sociedade de usufruir dos benefícios que essas obras podem proporcionar, benefícios como novos postos de trabalho, que podem ser ofertados pelas empresas que estamos trazendo para cá. Nós estamos convidando empresas para virem para Sinop, dando incentivos e facilitando o início das obras para que elas possam se instalar, gerar emprego e renda. A cidade de Sinop não pode e não deve parar por conta de gestor. O que temos que fazer enquanto estivermos no comando do Executivo é acompanhar o crescimento de Sinop e é isso o que estamos fazendo. Enquanto eu tiver forças, saúde e vontade como tenho, eu vou fazer o melhor para esta cidade! Continuar trabalhando para que ela cresça no cenário nacional como ela já tem crescido e vai continuar crescendo muito mais!

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS