33 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Senadores visitam indígenas de MT referências em sustentabilidade; Gisela e Virgínia articulam filiação feminina no União

Por João Pedro Marques, com Vanessa Alves (Cuiabá) e João Negrão (Brasília)

 

Senadores visitam indígenas tidos como referência em sustentabilidade

Crédito – Marcos Vergueiro

Na quinta-feira (26), o vice-governador Otaviano Pivetta e senadores de Mato Grosso, visitaram a sede da Cooperparesi para conhecer a realidade dos produtores locais. A visita também subsidiou as ações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, em andamento no Senado. A produção sustentável de povos indígenas de Mato Grosso é considerada referência nacional. Somente os Haliti-Paresi, de Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá), plantam mais de 17 mil hectares de soja tradicional, milho e feijão, entre outras culturas. Senador pelo Amazonas, Plínio Valério, relator da CPI das ONGs, afirmou que os indígenas Paresi são exemplos de trabalho e independência para outros povos brasileiros.

Gisela e primeira-dama do Estado articulam filiação feminina no União

Assessoria

A deputada federal Gisela Simona (União) e a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, conduzirão articulações para novas filiações femininas do União Brasil em Mato Grosso. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (30), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Atualmente, o partido conta com 22 mil mulheres filiadas no Estado, sendo cinco prefeitas, três vices, 39 vereadores e uma deputada federal.

Jayme defende a derrubada dos vetos ao marco temporal

O senador Jayme Campos (União), em pronunciamento no Plenário na última quarta-feira (25), defendeu a derrubada dos vetos ao texto do marco temporal que buscava estabelecer como data de referência para a demarcação de terras indígenas. A Lei 14.701, de 2023, recebeu 34 vetos presidenciais, o que, segundo o senador, esvaziou o conteúdo e desconsiderou a vontade da maioria do Congresso Nacional.

Juarez e Jayme garantem aporte de R$ 3,7 milhões para pavimentar Pontal do Araguaia

O deputado Juarez Costa (MDB) e o senador Jayme Campos (União) garantiram o aporte de recursos para pavimentação e aquisição de equipamentos para o município de Pontal do Araguaia. O prefeito da cidade, Adelcino Lopo (MDB), esteve em visita ao gabinete do deputado em Brasília, onde recebeu a afirmação sobre os investimentos. Segundo Juarez, vai ser liberado 3,7 milhões de reais para asfalto nas ruas de Pontal do Araguaia e seu pleito à aquisição de recursos para construção de uma rampa náutica na cidade que é estreita pelo rio Araguaia e seus afluentes Garças.

Emanuelzinho diz que governo de MT é mão pesada na vida dos ribeirinhos

O deputado Emanuelzinho (MDB), destacou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (ST) contra a Lei do “Transporte Zero” classificando a iniciativa como “violência” contra a população ribeirinha de Mato Grosso. Segundo ele, o governo do estado está causando um caos na vida de mais de 15, 20 mil ribeirinhos. O STF em decisão proferida em 9 de outubro, deu um prazo de 10 dias para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o governador prestarem esclarecimento sobre a lei.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS