31 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Sema devolve mais de uma tonelada de peixes aos rios de MT no período da piracema

O período da piracema teve início em 2 de outubro de 2023 e segue até 1º de fevereiro de 2024

Da Redação – Vanessa Alves

Em três meses de defeso da piracema, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) devolveu aos rios de Mato Grosso mais de uma tonelada de peixes em operações. 

Ao todo, 1.016 peixes foram apreendidos durante as fiscalizações contra a pesca ilegal no Estado. Piraputanga, pacu, piau e pacupeva estão entre as espécies que retornaram à natureza, conforme dados da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema-MT, que gerencia as operações de forma integrada com a Polícia Militar, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e Polícia Civil.

Em Mato Grosso, o período da piracema teve início em 2 de outubro de 2023 e segue até 1º de fevereiro de 2024. Durante essa fase de “subida do peixe”, que nada contra a correnteza em busca de locais adequados para desova, possibilitando a reprodução, está proibida a pesca nos rios do Estado.

É permitida apenas a de subsistência e desembarcada, aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Os agentes ambientais estão em campo realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies.

Quem desrespeitar as regras pode ter o pescado, veículos e equipamentos apreendidos, além de receber multa no valor de R$ 5 mil a R$ 200 mil, com acréscimo de até D$ 150 por kg de pescado, e ser conduzido à delegacia. 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS