Com uma localização privilegiada do ponto de vista de belezas naturais, Nobres (122 km de Cuiabá) vem se firmando com importante destino turístico de Mato Grosso. Tanto que integra a Rota Pantanal Norte-Chapada dos Guimarães, composta por Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Cáceres e vem recebendo uma série de trabalhos para transformar todo esse potencial turístico em produto, visando incrementar a economia e o desenvolvimento do município e região.
A ação integra o Projeto Investe Turismo, fruto de convênio firmado entre Sebrae, governo de Mato Grosso, Ministério do Turismo e Embratur, que busca promover o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos dos cinco municípios.
No encontro serão discutidas as ações prioritárias para o turismo, elaboração de projetos, como buscar fontes de financiamento e critérios de apoio do Ministério do Turismo. Ao final, os participantes vão fazer uma avaliação dos resultados do trabalho.
O objetivo do encontro, explica a gestora do projeto no Sebrae MT, Marisbeth Gonçalves, é finalizar o mapa estratégico do turismo com as informações do diagnóstico de destinos turísticos inteligentes (DTI). “A ideia é compilar os principais gargalos evidenciados no DTI e as ações prioritárias para formar um mapa consolidado com as ações de desenvolvimento para o turismo nos próximos anos”.
O secretário de Turismo e Cultura de Nobres, Daniel Martins Cruz, destaca o avanço da governança do turismo no município e o papel do Sebrae nesse processo. “Nós estruturamos o Comtur, fizemos o plano de gestão, entramos no projeto Lidera Turismo e conseguimos recursos para fazer o mapa estratégico com a participação e envolvimento da comunidade como um todo. Enfim, juntamos os três pontos da governança que são o governo municipal, os empresários e participantes do trade e o Comtur. Por tudo isso, Nobres vem se destacando e foi inserido no projeto Investe Turismo”, ressalta.
Marisbeth acrescenta que, posteriormente, esse Mapa será compartilhado com a sociedade para que todos caminharem na mesma direção em prol do posicionamento estratégico de Nobres no mercado regional e nacional.
Fonte: Sebrae