26 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Saúde mental: Um tema urgente!

Por Vanessa Alves

Setembro é o mês de conscientização sobre a saúde mental, uma questão de grande importância na sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, o que representa 3,8% da população mundial. No Brasil, a estimativa é que 11,5 milhões de pessoas tenham depressão, o que representa 5,8% da população.

O suicídio é uma outra questão grave de saúde mental. A OMS estima que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, o que representa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio. O objetivo da campanha é promover a discussão sobre esses temas e reduzir o estigma associado à saúde mental.

Para entender um pouco mais, entrevistamos a psicóloga Maria Jaira Alves, especialista em Técnica Cognitiva Comportamental.

RDM: Quais são os principais sinais de alerta de depressão?

Psicóloga: Humor instável, redução de energia para realizar atividades diárias, perda de interesse nos afazeres diários que gostava de realizar, diminuição de capacidade de concentração, problemas em conseguir dormir à noite associado com insônia constante, diminuição de apetite, baixa autoestima e da autoconfiança, se sente culpado pelos acontecimentos negativos, choros constantes.

RDM: Como identificar um amigo ou familiar que está com depressão?

Psicóloga: Ao notar que está mais entristecido, pessimista e afastado das outras pessoas. Evita sair de casa, eventos e reuniões, falas com desejos de suicídios e de morte, com dores constantes e cansaço físico e mental, sensação de insegurança e diminuição da libido, não atender telefonemas.

RDM: Quais são os tratamentos para depressão?

Psicóloga: O tratamento consiste no uso de antidepressivo e o acompanhamento com o psiquiatra, psicoterapeuta e de uma rede de apoio que irá lhe auxiliar a passar por esse momento.

RDM: Quais são os principais fatores de risco para suicídio?

Psicóloga:  Perdas por luto, conflito familiares, traumas emocionais (como rompimento de relacionamento e problemas financeiros), perdas de empregos e desempregos, transtornos mentais como ansiedade e depressão.

RDM: Como prevenir o suicídio?

Psicóloga: Sabendo identificar os sinais de alerta, com manifestações verbais durante duas semanas ou mais. Sobre falas repetitivas de mortes mais que o comum, que podem estar expressas de formas escritas ou verbais ou por meio de desenhos ou postagens nas redes sociais.

RDM: Quais são os recursos disponíveis para pessoas com problemas de saúde mental?

Psicóloga: No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento em saúde mental através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A RAPS é composta por diferentes serviços, como: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são unidades de atendimento especializado em saúde mental, que oferecem atendimento individual, grupal e familiar; Unidades Básicas de Saúde (UBS), que podem oferecer atendimento em saúde mental, como consultas com psicólogos e psiquiatras; Hospitais Gerais que podem oferecer atendimento em saúde mental, como internações psiquiátricas. Além dos serviços de saúde, existem também outros recursos disponíveis para pessoas com problemas de saúde mental, como: linhas de apoio emocional, que oferecem atendimento telefônico 24 horas por dia, 7 dias por semana; Grupos de apoio: são grupos de pessoas que se reúnem para compartilhar experiências e apoio mútuo. Sites e aplicativos de saúde mental: oferecem informações e recursos sobre saúde mental.

RDM: Quais são os efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde mental?

Psicóloga: A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia de Covid-19 causou uma onda de crise global da saúde mental na qual estima-se um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão.

RDM: Como lidar com o estresse e a ansiedade?

Psicóloga: Precisamos ser mais flexíveis às situações do cotidiano, não nos cobrar tanto, reforçar sempre o lado das situações.

RDM: Como melhorar a qualidade do sono?

Psicóloga: Para uma melhora do sono é importante fazer uma higienização do sono, que consiste em uma hora antes de dormir, desligar os aparelhos, como televisão, celular, as luzes, tomar um chá, assim o cérebro começa a entender que está na hora de descansar.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS