20 C
Cuiabá
domingo, maio 19, 2024
spot_img

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES – Saiba como e onde denunciar a importunação sexual

A mulher vítima deste crime deve procurar todo os meios disponíveis para denunciar

Da Redação

É importante que a mulher saiba que tais atos se instituem como crimes e precisam ser denunciados. Espero que um dia nenhuma mulher sofra com a importunação sexual e que não tenha medo de ir e vir, de usar transportes coletivos, de circular livremente durante a noite. Diante dos casos, é indicado que a vítima procure o motorista, funcionário do transporte público onde ocorreu o crime e relate o que ocorreu, para que a mulher possa ser acolhida e ouvida, e que o importunador seja detido e encaminhado para uma delegacia.

A mulher também deve procurar uma Delegacia de Defesa da Mulher para realizar a denúncia. Pode ligar na Central de Atendimento à Mulher (180) e para a Polícia Militar (190). Ouvidoria da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) 65 3315.4220 e 0800.641517. MTU (Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos): 65 3313.7600.

Entendemos que apesar dos canais para amparo, as mulheres se sentem acuadas no momento de realizar as denúncias, por medo ou por receio, por constantemente ter a conduta analisada e julgada por agentes que deveriam amparar e ajudá-la. Muitas mulheres acabam desistindo de denunciar pela culpabilização da própria sociedade, mas é importante lembrar que a culpa nunca é da vítima.

De acordo com a Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, os assédios praticados dentro do ônibus são corriqueiros. Ela explica que os casos não são denunciados, muitas vezes, por medo, desinformação ou pela falta de prova.  “É necessário esclarecer que o assédio sexual cometido é crime e deve ser combatido como as demais formas de violência, preconceito e discriminação contra as mulheres. Nenhuma mulher deve suportar calada ter seu corpo tocado por um desconhecido sem seu consentimento”, afirma.

Mulheres podem e devem procurar a Instituição para atendimentos jurídicos que são feitos de forma integral e gratuita. Desde a pandemia de covid-19, o atendimento é feito por telefone, WhatsApp e/ou email, o que viabiliza às pessoas falarem com a Defensoria Pública sem saírem de casa para isso. Para entrar em contato diretamente com o NUDEM, basta ligar ou enviar uma mensagem via WhatsApp a partir do número 3218-1615. O contato também pode ser realizado por meio dos números 65 99805.1031 e 3228-8319 e pelo e-mail: nucleodedefesadamulher@dp.mt.gov.br

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS