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quinta-feira, junho 27, 2024
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Rota Quadrante Rondon prevê integração Brasil-Ásia via MT; projeto foi apresentado nesta sexta em Cáceres

Redação

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentaram nesta sexta-feira (21), durante cerimônia em Cáceres (218 km de Cuiabá), a Rota Quadrante Rondon, uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana. A proposta do governo federal é que o Brasil possa aumentar o comércio com países vizinhos por meio de rotas mais curtas e logisticamente menos custosas, diante da força das exportações e importações do país com a Ásia.

“Temos cinco rotas para apresentar, mas só vou falar da terceira, que é a que interessa a Mato Grosso. Quero dizer, sem medo: uma rota não exclui a outra, uma rota não fragiliza a outra, uma rota não compete com a outra. Pelo contrário. Se eu tivesse levado ao presidente Lula só uma rota, ele colocaria na gaveta e falaria ‘Isso não é projeto de país. A gente não vai conseguir desenvolver o interior do país dessa forma’. Vocês vão ver como uma rota está interligada na outra”, destacou Simone.

Simone Tebet ressaltou que o evento era o momento de apresentar as rotas, mas também de escuta e devolutiva aos estados. Tebet explicou que as cinco rotas se complementam, e levarão desenvolvimento ao interior do país. “Não há Brasil forte sem olhar para o interior”, afirmou.

A proposta do governo federal é que o Brasil possa aumentar o comércio com países vizinhos por meio de rotas mais curtas e logisticamente menos custosas (Foto: Reprodução)

O estado do Mato Grosso é diretamente beneficiado pela Rota 3, a Quadrante Rondon. As rotas de integração têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e diferentes mercados emergentes da Ásia.

A ministra falou sobre a necessidade de diminuirmos as desigualdades regionais, em especial nas áreas de fronteira. “Nós sabemos que a cara mais pobre do Brasil, lamentavelmente está na fronteira. E outro recorte triste, é sempre uma mulher, é sempre uma mulher negra. É possível que as riquezas cheguem a todos”. Ela ressaltou que o projeto das rotas tem a potencialidade de desenvolver o interior do país, gerando mais empregos e o crescimento da renda da população.

Sobre os recursos para o financiamento de infraestrutura na América Latina, Tebet destacou o esforço do MPO junto aos bancos de desenvolvimento. “Nós temos orçamento (PAC), mas e os nossos vizinhos? Como eles farão obras? Nós fizemos uma carteira de investimentos de US$10 bilhões (cerca de 50 bilhões de reais) com os bancos de desenvolvimento (BID, CAF, Fonplata e BNDES), para financiar obras de infraestrutura dos países vizinhos”. A ministra explicou ainda que os recursos disponibilizados pelo BNDES serão destinados apenas ao financiamento de projetos em estados e municípios brasileiros, totalizando US$ 3 bilhões.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, salientou que as rotas de integração beneficiarão todo o país e não apenas os estados pelos quais elas passam. “O que foi apresentado aqui, pela ministra Simone Tebet, é uma transformação. Quem produz, sabe do custo que é a logística. Tudo que ela apresentou para o Brasil, todas essas rotas, beneficiarão o país inteiro”.

Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou as potencialidades nas relações comerciais na América Latina e o comércio com a Ásia, ressaltando que “essa é uma região (fronteira do Mato Grosso) que está à espera de oportunidades”, e que as rotas abrem esse caminho.

MT entre os principais estados exportadores

Dados do Ministério do Planejamento mostram que, entre 2000 e 2023, Mato Grosso saltou do décimo para o quarto lugar entre os principais estados exportadores do Brasil. As vendas externas do estado passaram de US$ 1,7 bilhão para mais de US$ 32 bilhões no período. Em 2023, o complexo soja, o milho, as carnes bovinas e o algodão representaram mais de 90% do total das vendas mato-grossenses. A China é a maior compradora do estado, com 41% do total. Apesar do cenário, Mato Grosso continua escoando cerca de 56% da sua produção pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Os números mostram ainda que as importações de Mato Grosso passaram de US$ 158 milhões no ano 2000 para US$ 3,2 bilhões em 2023. O aumento, segundo o ministério, se deve, sobretudo, à importação de adubos, que representaram mais de 70% do total. No período, as importações de fertilizantes pelo estado foram oriundas, principalmente, do Canadá, da Rússia e da China, países banhados pelo Oceano Pacífico, e ingressaram no Brasil pelos portos de Santos e Paranaguá.

Ministra Simone Tebet liderou comitiva que debateu projeto das Rotas de Integração Sul-Americana (Foto: Washington Costa)

“Só tem um jeito de a gente acabar com a desigualdade social, no sentido de diminuir essa desigualdade: diminuir a desigualdade regional. Não é possível os estados do Centro-Oeste e alguns do Norte e mesmo do Nordeste serem estados mais pobres que estados do Sudeste. Diante disso, se eu apresentasse essas rotas há exatos 30 anos, as pessoas iam sair daqui de fininho, ir embora e falar ‘Isso é mera utopia’”, lembrou Simone. “Em quatro anos, todas essas rotas têm condições de já estarem ligando nossos estados à China e à Ásia”, completou.

“Quem produz e está em Mato Grosso sabe do custo que é a logística. Sabe do quanto a logística tira do seu suor, da composição do seu preço”, destacou Waldez Góes. “Com todas essas rotas, o Brasil inteiro será beneficiado. Logicamente que, onde estão mais estruturadas as rotas, os estados como aqui, Mato Grosso, têm a oportunidade de ser mais beneficiados”, concluiu.

Ministros concedem entrevista durante evento em Càceres (Foto: Reprodução)

Eliene Liberato Dias, prefeita de Cáceres, ressaltou a importância do projeto para o município e as oportunidades de desenvolvimento da região. “Existe um compromisso, senão vocês ministros não estariam aqui. E existe a certeza de que nós temos como competir. Nos temos produtos e riquezas, mas nada disso se projeta se não tivermos investimentos em infraestrutura e logística”, afirmou. A prefeita citou que 10 mil famílias do município dependem de assistência social do governo. “Não podemos aceitar o Mato Grosso tão pungente, que alavanca o Brasil, e nossa região com 22 municípios e 500 mil habitantes ainda sofra”.

Represento um dos países vizinhos, a Bolívia, o secretário de Obras Públicas do Governo Autônomo do Estado de Santa Cruz, Luiz Fernando Terceros, ressaltou que existe espaço para expansão dos negócios com o Brasil. “Este projeto apresentado pela ministra, do qual nós fazemos parte e acreditamos, é fundamental para novos negócios”.

Ao todo, o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana prevê 10 obras de infraestrutura no Mato Grosso, todas já incluídas no Novo PAC e com recurso garantido no orçamento federal.

Confira abaixo os principais projetos de integração sul-americana em Mato Grosso:

Construção da BR-174/MT

A ampliação da BR-174 em Mato Grosso, de acordo com o governo federal, representa um investimento necessário na infraestrutura viária. A rodovia integra uma importante área produtiva do noroeste de Mato Grosso com o sul de Rondônia, contribuindo para conectar as cidades de Colniza (MT) e Vilhena (RO).

Aeroporto de Cáceres/MT

Cáceres tem cerca de 95 mil habitantes e tem acesso à capital Cuiabá pela BR-070 e ao município boliviano de San Matías. A cidade também é cortada pela BR-174, que segue para Pontes e Lacerda (MT) e Vilhena (a 540 quilômetros). Cáceres também conta com uma opção hidroviária, pelo Rio Paraguai até Corumbá (MS). O aeroporto, na avaliação do governo federal, é um importante canal de acesso ao Pantanal.

BR-070/174/364/MT

O trecho, segundo o governo federal, facilita o acesso a áreas de produção em Mato Grosso e Rondônia, “contribuindo para a sua dinamização e desenvolvimento”. A obra promove melhoria da infraestrutura em uma região considerada altamente produtiva e exportadora – somente as cidades de Campo Novo dos Parecis (MT), Sapezal (MT) e Vilhena exportaram US$ 3 bilhões em 2023, sobretudo de soja, milho, algodão e carnes.

Construção de Infovia estadual MT

A obra, em execução, conecta 5 mil quilômetros de cabos de fibra óptica pelos municípios mato-grossenses de Juína, Parecis, Brasnorte, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nobres, Pontes e Lacerda, Jauru, Barra de Bugres, Cuiabá, Campo Verde, Jaciara, Rondonópolis, Alto Garças, Barra do Garças e Cáceres. A rede chega até a fronteira com a Bolívia.

Adequação da BR-070/MT

A BR-070 é classificada pelo governo federal como um importante corredor de integração nacional, conectando Brasília com Cáceres ao longo de 1,3 mil quilômetros. “É fundamental para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, principal região do agronegócio do país”. A adequação é no trecho em que a rodovia contorna Cuiabá e Várzea Grande (MT), buscando facilitar o fluxo de cargas, acelerar a circulação de veículos e contribuir para aumentar a competitividade dos produtos.

Aeroporto de Cuiabá/MT

Com cerca de 619 mil habitantes, a capital de Mato Grosso detém a maior produção agrícola do Brasil e é cortada pela BR-364. Destacam-se, como atrativos turísticos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, construída em 1730, e a Chapada dos Guimarães. No Aeroporto Marechal Rondon, a concessionária prevê a conclusão das obras de ampliação e modernização do terminal ainda em 2024.

BR-163/MT – Divisa MT/MS – Sinop/MT

A BR-163 é considerada pelo governo federal como fundamental para a articulação de uma das regiões agrícolas mais produtivas e exportadoras do Brasil. São 800 quilômetros entre Ouro Branco do Sul (MT) e Sinop (MT), passando por Lucas do Rio Verde (MT) e Sorriso (MT). Em seguida, a carga segue para o norte.

Extensão da Malha Norte

Inaugurada em 1998, a Ferronorte tinha 500 quilômetros de comprimento, entre Santa Fé do Sul (SP), nas margens do Rio Paraná, e Alto Araguaia (MT). Em 2012, houve uma ampliação de 260 quilômetros, levando os trilhos até Rondonópolis (MT). O objetivo do atual projeto é adicionar 600 quilômetros na atual ferrovia, para conectá-la com o epicentro do agronegócio de Mato Grosso. O novo trecho incorpora os municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, além da capital.

EF-170 – Ferrogrão

O projeto prevê que a ferrovia, com quase mil quilômetros, conecte Sinop com o Porto de Miritituba, em Itaituba (PA). Seguindo um trajeto similar ao utilizado por caminhões na BR-163, a finalidade é tornar menos demorado, menos custoso e menos poluente o escoamento de grãos do Centro-Oeste pelos portos do Arco Norte. Atualmente, metade das exportações mato-grossenses de soja e milho sai do Brasil pelos terminais de Belém, Santarém (PA), São Luís e Santana (AP).

BR-163/MT/PA – Sinop/MT – Miritituba/PA

Este trecho da rodovia, segundo o governo federal, tem a função de escoar grande parte da produção de grãos do Centro-Oeste ao longo de mil quilômetros até o Porto de Miritituba, na cidade de Itaituba (PA), nas margens do Rio Tapajós. Em seguida, as cargas seguem por via fluvial até o Rio Amazonas e, então, para o Oceano Atlântico.

Informações da Agência Brasil e do Ministério do Planejamento

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