23 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Rachadura em viaduto cobre de lama calçada de um dos pontos de ônibus mais movimentados de Cuiabá

Everaldo Galdino

Uma rachadura na estrutura do viaduto que cruza a Avenida Miguel Sutil com a Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em Cuiabá, tem gerado insegurança e insatisfação aos usuários do transporte coletivo cuiabano, que apontam um problema crônico de infiltração e lama para quem usa o ponto de ônibus ou transita pelo local. 

A situação se agrava neste período chuvoso. A infiltração na estrutura gera uma lama, que  escorre constantemente, cobrindo de barro toda a calçada, exatamente onde fica o ponto de ônibus. O local fica ao lado da superintendência da Polícia Federal, no sentido do Centro da cidade para o Centro Político Administrativo. 

Fotos foram feitas nesta sexta-feira, 12 de abril (Foto: Cristina Freitas)

O problema é antigo, dura há anos, e já foi alvo de várias denúncias e matérias na televisão e nos sites da capital. 

Há dias que a situação da lama e da sujeira fica tão grave, que muitas pessoas que transitam no local se arriscam a andar pela avenida, uma das mais movimentadas da capital, para não correr o risco de se sujar com a lama. 

“São dezenas de pessoas aqui diariamente, a imensa maioria de trabalhadores e estudantes, que estão indo para suas atividades e correndo o risco de sujarem as roupas. Os sapatos não tem jeito, ficam imundos”, denuncia a professora Cristina Freitas, que espera o transporte coletivo todos os dias no local. 

Ela encaminhou as fotos que ilustram a matéria e que foram tiradas nesta sexta-feira (12.04) chuvosa. 

O problema também gera preocupação em relação a segurança, já que a parede da base do viaduto está toda oca e rachada. O medo é ocorrer um desabamento a qualquer momento, causando sérios danos e vítimas. 

Outro lado

Limpeza 

Em relação a lama na calçada, a assessoria da  prefeitura de Cuiabá disse que os “usuários do transporte público exageram nos problemas e nas reclamações”, mas baste ver as fotos para a realidade ser constatada. 

Já a Empresa Cuiabá de Limpeza Urbana (Limpurb) informou que a limpeza será realizada neste sábado (13.04) por uma equipe que estará de plantão no período matutino. Ainda, segundo a empresa, “a avenida do CPA é atendida pela Limpurb três vezes por semana em regime de normalidade, então esse local é assistido pela Prefeitura de Cuiabá com regularidade”.

Segurança do viaduto

A Defesa Civil Municipal, por meio de uma nota da assessoria de imprensa, assegurou que não há risco de desabamento. “A equipe da Defesa Civil do Município, acompanhada por dois engenheiros civis, vistoriaram recentemente o viaduto do CPA, na Av. Historiador Rubens de Mendonça e a avaliação é de que não apresenta riscos de desabamento”, diz a nota. 

Prossegue a defesa civil, “há infiltrações no local, que necessita de reparos de vedação no asfalto superior do viaduto, sendo suficiente para bloquear possíveis infiltrações. O resultado da vistoria foi encaminhado para conhecimento da Secretaria Municipal de Obras, que realizará os reparos necessários após o período das chuvas”. 

“A Secretaria Municipal de Obras Públicas reitera que não há risco de desabamento”, diz a nota.

Veja as fotos do local

        

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS