25 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Prévias de Lúdio contra Rosa Neide no PT deve ‘movimentar’ militância para evitar recuo do partido

Lúdio quer criar sentimento por candidatura dentro da sigla

Por Jardel Arruda, Leiagora 

Com ampla maioria na última disputa interna no diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) poderia tentar liquidar a fatura para ser escolhido como nome do PT na disputa pela Prefeitu ra de Cuiabá em 2024 no próximo sábado (11), quando terá nova reunião da direção, mas o plano escolhido é outro:

O parlamentar prefere levar a disputa para as prévias partidárias, com escolha de delegados para definir entre o nome dele e o da diretora da Conab, a ex-deputada federal Rosa Neide, para movimentar a militância do PT em Cuiabá a partir da eleição interna e tornar inevitável a busca do partido por uma candidatura própria, ao invés de ceder espaço a outro pré-candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) ou do arco de alianças nacional do governo Lula.

Com isso, o PT ganharia musculatura para enfrentar no âmbito da Federação a pré-candidatura de José Roberto Stopa (PV), vice-prefeito de Cuiabá. Inclusive, Lúdio já conseguiu a aprovação de uma resolução no Partido dos Trabalhadores e ser oposição a atual gestão, da qual Stopa faz parte, no próximo processo eleitoral.

“Eu, sinceramente, acho melhor uma decisão a partir da consulta aos filiados, a partir da eleição de delegados, porque é uma decisão mais forte, uma decisão da base do partido. Nós vamos mobilizar centenas de afiliados para tomar essa decisão e isso fortalece a decisão do partido em ter candidatura em Cuiabá, que é algo muito positivo e muito forte. Que partido faz consulta aos seus filiados?”, disse o deputado, ao Leiagora.

Matemática no PT

Na reunião do Diretório Municipal de Cuiabá do PT realizada dia 28 de outubro, a proposta de calendário para escolha do pré-candidato do grupo que apoia Lúdio Cabral teve 24 dos 38 votos, contra 13 votos da proposta do grupo de apoio a Rosa Neide – a qual queria deixar para abril de 2024 a definição interna. O voto que “falta” é do presidente Bob Almeira, que só registra decisão na necessidade de desempate.

Se conseguisse mais 2 votos na reunião do dia 11 de novembro, Lúdio garantiria os 26 necessários para ser escolhido como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores. Se não atingir essa marca, no dia 25 de novembro haverá eleição com todos os filiados do PT de Cuiabá para escolher os delegados da sigla.

Depois, no dia 2 dezembro os delegados eleitos pelos filiados irão votar para definir entre Lúdio Cabral e Rosa Neide. Mas, toda essa movimentação depende de Lúdio não ter os 26 votos (⅔) do diretório no próximo sábado.  “Então, assim, eu não faço questão de ter dois terços no diretório”, resume Lúdio.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS