Presidente da Aprosoja de MT alerta para prejuízo bilionário causado pela Moratória da Soja

Segundo ele, a restrição imposta pela moratória pode causar um prejuízo de R$ 23 bilhões à receita do Estado

Da redação

O presidente da Associação dos Produtores de Soja em Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, fez um alerta durante um seminário nesta terça-feira (28) sobre o impacto da Moratória da Soja no estado.

Segundo ele, a restrição imposta pela moratória pode causar um prejuízo de R$ 23 bilhões à receita do Estado.

Beber também denunciou a formação de um cartel pelas empresas compradoras de soja, que estariam favorecendo o mercado europeu em detrimento dos produtores locais. Ele cobrou ação do Governo Federal para proteger e fomentar o agronegócio no estado.

A Moratória da Soja, firmada em 2006, tem como objetivo preservar o bioma amazônico, mas os produtores questionam se o pacto comercial não estaria sendo mais rígido do que a legislação vigente.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou um projeto de lei que corta incentivos fiscais a empresas ligadas à moratória, mas Beber considerou a medida insuficiente.

Diante da situação, o presidente da Aprosoja afirmou que buscará todas as medidas necessárias para garantir os direitos dos produtores e acabar com o que ele classifica como injustiça.

A situação coloca em xeque a relação entre os produtores e as empresas compradoras de soja, bem como coloca em discussão a eficácia da Moratória da Soja no estado de Mato Grosso.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile