25 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Prêmio Jejé de Oyá exalta protagonistas negros de Mato Grosso

Everaldo Galdino 

Cuiabá ganhou um espaço cultural temporário, que homenageia uma das grandes figuras do carnaval e da cultura cuiabana, e reúne arte e estampa a figura do homenageado, Jejé de Oyá. O espaço inaugurado na última semana no shopping Goiabeiras será a sede do Prêmio Jejé de Oyá 2024, que está sua terceira edição.

O prêmio, que será no dia 1 de junho, exalta protagonistas negros em diversas áreas, como cultura, artes plásticas, gastronomia, história e comunicação, entre outros. 

Espaço estará aberto de sexta a domingo no Goiabeiras Shopping (Foto: Everaldo Galdino)

“Nós estamos muito felizes porque chegamos na terceira edição. É a maior referência que nós temos hoje de premiação racial no estado de Mato Grosso”, disse o produtor cultural da Bem-te-vi , Jeferson Bertoloti.

A terceira edição do prêmio trará um gosto diferente. “Nós acreditamos muito nesse simbolismo do número 3. E se tudo der certo, é uma confirmação que o prêmio veio para ficar. E temos muitos profissionais de Mato Grosso, especialmente da Baixada Cuiabana, que tem uma população majoritária de negros. Contudo, a premiação existe para que todos os anos possamos trazer para a sociedade esses profissionais que, não é que eles estão brilhando agora, são profissionais que já vem brilhando há 30 anos e outros são novos”, justificou. 

Ele ainda falou o que vem de novidade para a terceira edição. “Teremos a presença de um representante do governo federal.  Também vamos ter um show muito especial. A festa pós-prêmio será no estacionamento do Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa“. 

Outra novidade, segundo Jeferson, uma das homenageadas do prêmio será a presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), Adenir Carruesco. Ainda terá uma série de ações até a data do prêmio, como o Hollywood Summit. “Na nossa programação, durante dois meses no Goiabeira Shopping, teremos a exposição sobre o prêmio, que estará aberta somente de sexta a domingo, das 12 às 20 horas”.

(Foto: Everaldo Galdino)

No dia 20 de maio será realizado o programa Pocket Show “Exaltando Nossas Cores”, que será apresentado pela poetisa Luciene Carvalho, no Teatro da UFMT.  “A Luciene irá entrevistar seis homenageados do ano, contando as histórias deles. O ingresso para entrada ao evento será dois litros de leite, que será revertido para um projeto lá do bairro Liberdade (em Cuiabá). E a festa do prêmio ocorrerá no dia 1 de junho”, finalizou.

Toda sexta-feira, a exposição é aberta para agendamento da comunidade escolar. O contato pode ser feito no número da Bem-te-vi, pelo WhatsApp (65) 99982-2854.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS