Startup atrai milhares de comerciantes e promete colocar indústria de bens de consumo no mundo digital

0
132

O sonho de ser empreendedor de Leonardo Almeida começou cedo, quando abriu um pequeno negócio de manutenção de computadores em Minas Gerais durante a adolescência. Em 2015, aos 28 anos, trabalhando com e-commerce para uma multinacional, percebeu a dificuldade das indústrias em implementar a transformação digital – principalmente em setores tradicionais como o de alimentos e bebidas. Mesmo em um mercado que movimenta mais de R$ 650 bilhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), não havia um grande marketplace ou e-commerce do ramo alimentício no Brasil. 

Com a ajuda do amigo e sócio Gustavo Penna, juntos decidiram encarar a empreitada e lançar em 2016 a Menu – startup de tecnologia que simplifica o comércio de alimentos no Brasil. A aposta deu certo. Hoje a Menu cresce 50% ao mês e é uma solução completa de tecnologia para a indústria alimentícia, com duas unidades de negócio, mais de 100 mil cadastros e grandes clientes no setor, como Alelo, Ambev, Unilever, Grupo Pão de Açúcar, entre outros.

Marketplace para restaurantes e bares

O primeiro problema que a Menu (https://menu.com.vc/) resolve é ajudar o processo de compras de pequenos supermercados, restaurantes e bares. O marketplace conecta fornecedores e comerciantes, com mais de 20 mil produtos disponíveis para entregas em São Paulo e Rio de Janeiro. “Do site ou do celular, o dono do estabelecimento tem acesso aos melhores fornecedores do Brasil e pode comparar preço, comprar mais barato e receber tudo em até 48 horas”, explica Leonardo Almeida – fundador da Menu. O marketplace já possui mais de 2 mil clientes.

Transformação Digital da indústria

Outra solução da Menu é a criação de plataformas online de vendas entre empresas de bens de consumo, como atacadistas, produtores e distribuidores. A startup oferece todo aparato de tecnologia para a transformação digital da empresa – com a construção de e-commerce, anúncios digitais, integrações, suporte, assistência e treinamento. “O mercado de bens de consumo possui características muito específicas e a Menu é hoje a única empresa no país a oferecer uma plataforma personalizada que respeita suas complexidades e estimula o crescimento desta indústria”, explica.

A empresa também se estabelece na área de soluções financeiras, logísticas e dados para o setor, além de ampliar a atuação no segmento de franquias e redes de restaurantes – que precisam integrar sua tecnologia e comunicação. “Nossa missão é ajudar milhões de comerciantes e fornecedores a se relacionarem melhor entre si para que prosperem”, conclui Leonardo.

Fonte: Assessoria de imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here