Senai MT conquista primeiro lugar entre 1600 projetos inovadores de todo país

0
185

Automatização no controle de qualidade da produção de copos descartáveis e o uso de inteligência artificial para identificar a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) na indústria foram os dois projetos criados por estudantes e professores do Senai MT, Unidades de Sinop e da Fatec Cuiabá, reconhecidos nacionalmente. Eles garantiram o primeiro lugar nas categorias de cursos técnicos e cursos superiores entre 1600 inscritos de todo país.

O Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senai que tem por objetivo fomentar o uso de Metodologia Senai de Educação Profissional,  incentivando o empreendedorismo e a inovação na educação profissional e tecnológica.

O projeto de automação para o controle de qualidade dos Copos Plásticos, que já havia vencido a etapa estadual do Grand Prix Senai de Inovação, partiu de um desafio nacional da indústria. Os estudantes técnicos em Automação Industrial, Marco Aurélio Benati Martins, Ezequiel Massola e Claudemir Vaz, acompanhados dos professores Américo koji Tanji Junior e Sheila Katie Santos, utilizaram sensores e o Controlador Lógico Programável  (CLP) para a eliminação de copos com defeitos de fabricação.

Já o processo apresentado pelos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Cuiabá foi desenvolvido durante o Hackaind de 2019 como solução ao monitoramento de trabalhadores sem EPIs dentro das indústrias. Para isso, os estudantes Rafael Cosmo da Silva e Breno Francisco de Morais, com apoio dos professores Fahim Elias Costa Rihbane e Abraão Nazário, usaram inteligência artificial por imagens e as câmeras já existentes nas indústrias para identificar os trabalhadores sem equipamento de segurança.

De acordo com o gerente de Educação do Senai MT, Carlos Braguini, o prêmio tem ainda mais valor quando se percebe o desenvolvimento dos estudantes em uma jornada que começa na sala de aula, com o estímulo à inovação e que vem numa crescente com o objetivo de solucionar problemas reais. “Estamos focados em desenvolver programas educacionais que elevem as capacidades técnicas e socioemocionais das pessoas, visando uma indústria produtiva e atenta às transformações da nova revolução industrial, na qual todos estamos inseridos.  Parabenizo a equipe de educação do Senai MT, em especial instrutores,  interlocutores e todo time de inovação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here