24 C
Cuiabá
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Rede de pesquisadores de 5 países é lançada na UFMT

Foto: Otmar de Oliveira

Pesquisadores do Brasil, Portugal, Moçambique, Barbados e Canadá estão juntos para pesquisar modos e saberes de comunicação e questionar como estão sendo construídos os mundos contemporâneos. Eles compõem o grupo de pesquisa “Multimundos – Conhecimento, Saberes e modos de comunicação: tensões e transformações na contemporaneidade”, que será lançado nesta quinta-feira (23 de agosto), no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

O 1º Encontro Multimundos Brasil contará com a presença da professora Postdoc Vera França, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vera conduzirá a palestra “Celebridades como radiografia e farol de valores do mundo contemporâneo” – tema abordado pelo Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG, do qual faz parte. A inscrição é gratuita e deve ser realizada com antecedência (link no final da matéria).

O Multimundos abrange diferentes áreas: comunicação, filosofia, educação, história, cultura, artes, audiovisual, design, tecnologias e outras. O objetivo é questionar como são construídos os novos modos de conhecimento e as formas contemporâneas de comunicação e cultura. Os estudos também buscam identificar o papel de novas linguagens – como o audiovisual e a transmídia – na constituição e na disseminação de conhecimento.

Na UFMT, o grupo está vinculado ao programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), da Faculdade de Comunicação de Artes (FAC). São quatro linhas de pesquisa: “Poéticas, estéticas e narrativas: a trama dos sentidos”, coordenada pelo professor doutor Aclyse de Mattos; “Comunicação, cidadania, migrações e ativismos sociais”, vinculado ao pós-doutor em comunicação Cristóvão Domingos de Almeida; “Tensões contemporâneas em espaços formais e não formais de comunicação e de educação”, conduzido pelo professor doutor Benedito Dielcio Moreira; e “Comunicação e ciência: novos modos de construir mundos”, coordenado pelo doutor em comunicação Pedro Pinto de Oliveira.

O projeto surge em meio ao avanço das mídias digitais, à ampliação de espaços não formais de educação e disseminação de informação, à presença constante de processos audiovisuais no dia a dia. Nesse contexto ainda se destacam os trabalhos colaborativos em rede, a circulação de notícias falsas e o autoaprendizado.

Tudo isso exige pesquisas sobre a comunicação contemporânea, sobre os novos modos de aprender e compreender, os impactos na educação, no pensamento filosófico e nos saberes populares, afirmam os professores que compõem a rede no Brasil. O atual cenário também requer atenção para o desenvolvimento de uma cultura científica voltada à constituição de recursos audiovisuais para a comunicação e para a educação.

A rede é considerada inovadora pelos professores envolvidos, pois propõe o compartilhamento de experiências de pesquisadores que ainda estão em processo de construção de suas pesquisas. Ou seja, não se tratam de trabalhos já consolidados, e isso faz do Multimundos “um empreendimento desafiador, tanto para a formação do grupo, quanto para a implantação de modelos de trabalhos colaborativos”, diz trecho do documento de constituição do grupo.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS