Nexa e Senai MT inauguram unidade em Aripuanã

0
131

“O Projeto Aripuanã é o maior investimento da Nexa no Brasil e da indústria mineral em Mato Grosso”, afirmou o gerente geral de Mineração do projeto, Rodrigo Pasquali da Fonseca. Ele participou da cerimônia de inauguração da unidade Senai de Aripuanã, antiga Escola Estadual Professor Elidio Murcelli Filho, que ocorreu na noite desta quinta-feira (13). A estrutura foi modernizada a fim de atender a qualificação da mão de obra da empresa e demais demandas do município, já que o prédio se mantém como um legado para comunidade escolar.

Segundo Rodrigo, já são mais de 1.400 trabalhadores envolvidos na construção da unidade da Nexa. Durante a operação, prevista para iniciar em 2021, serão mil vagas de emprego diretas, que durarão toda a vida útil do empreendimento. “A reforma desta escola, que estava fechada há 9 anos, representa uma oportunidade de desenvolvimento aos profissionais do município”, pontua. A iniciativa é fruto da cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc MT) e Prefeitura Municipal de Aripuanã.

A unidade, nova e moderna, tem capacidade para atender cerca de mil estudantes, em três turnos. São 14 salas de aula e 6 laboratórios nas áreas de Construção Civil, Mecânica de Manutenção Industrial, Comandos Elétricos e Automação, Informática, Mecânica Automotiva Pesada com Simuladores Joysticks e tecnologia de ponta embarcada. E, em breve, também contará com equipamentos e simuladores exclusivos da área da Mineração, cedidos pela Nexa.

A diretora regional de Senai MT, Lélia Brun, revela um investimento de R$1.1 milhão em máquinas e equipamentos por parte da instituição, além de professores qualificados e toda a equipe técnica responsável pela manutenção e operação da nova estrutura. “Reforçamos que essa unidade, criada para atender a necessidade de instalação da Nexa no município, segue aberta à comunidade, com cursos que beneficiam a indústria como um todo”.

Os dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt)­ dão conta de mais de 60 indústrias instaladas no município, grande parte do setor madeireiro, além da Construção Civil e Alimentos. Com a instalação da Nexa, novos empreendimentos têm sido atraídos para o município. “Todos se beneficiam direta ou indiretamente por meio da Educação Profissional oferecida pelo Senai”, garante a diretora do Senai.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ermes José dos Reis, “a escola estava subutilizada e a reforma ficou maravilhosa. Quando nós falamos de educação, independente de discurso, falamos que temos que investir nela. Para que essa qualificação ocorra é preciso parcerias, e o Senai é um desses parceiros que, junto com a Nexa, vai contribuir com a qualificação dos nossos estudantes”, comenta.

Também participaram do evento a assessora pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, Nilze Malaguti e a primeira-dama do município, Neide Canarinho.

Programa de Qualificação Profissional

O Programa de Qualificação Profissional da Nexa é uma oportunidade para 500 jovens e adultos de Aripuanã e região se prepararem para o mercado de trabalho. Os candidatos foram selecionados para participar de um dos cursos gratuitos oferecidos pela empresa em parceria com o Senai-MT. Ao final do Programa, todos os participantes, que cumprirem com a carga horária das atividades previstas, receberão um certificado de qualificação profissional válido em território nacional. Para saber mais sobre o programa, acesse a página do Projeto Aripuanã: www.projetoaripuana.com.br.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.

Fonte: FIEMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here