24 C
Cuiabá
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Fecomércio-MT e sindicatos patronais do estado participam de Congresso em Fortaleza

Na 35ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), realizado em Fortaleza (CE), a diretoria da Fecomercio-MT e presidentes de sindicatos patronais de Mato Grosso marcaram presença no evento que tratou das mudanças que estão acontecendo ou ainda precisam acontecer nas entidades que representam o comércio brasileiro.

O evento teve início no dia 15 e se encerrou no dia 17 de maio, e contou com a participação do presidente e vice da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Junior e Manoel Procópio, respectivamente, do superintendente Igor Cunha e presidentes do Sindicato do Comércio de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-MT), Hamilton Domingos Teixeira; Sindicato da Habitação (Secovi-MT), Marco Pessoz; Sindicato do Comércio de Rondonópolis (Sincom-Roo), Almir Batista de Santana; Sindicato do Comércio de Ópticas (Sindióptica-MT), Jodeon Sampaio; Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos (Sincotec-MT),Roberto Peron; e Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom-MT), José Pereira Filho.

Palestras, workshops, seminários e debates fizeram parte da programação que abordou as ações colaborativas das entidades de classe para alcançar sua autossustentabilidade. Por isso, o evento discutiu questão de sustentabilidade sindical e as negociações coletivas, temáticas que estiveram presentes durante o Congresso. Com a Reforma trabalhista, aprovada em julho de 2017 e com vigência em novembro do mesmo ano, a nova lei que trata do tema permitiu que acordos coletivos entre empresas e funcionários fossem fortalecidos, mas o assunto ainda gera muitas dúvidas.

José Wenceslau salientou a importância em mostrar a situação em que as entidades sindicais atravessam na atual conjuntura econômica e comercial brasileira. “Debater e encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos órgãos sindicais, servirá de apoio e aproximação com o principal público a quem representamos, a classe empresarial do comércio de bens, serviços e turismo”.

O Sistema S do Comércio, através do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também teve espaço no evento para mostrar sua atuação e integração junto aos sindicatos. Com isso, foram debatidas a importância e a necessidade de promover o conhecimento sobre o Sistema.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS