29 C
Cuiabá
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Aumento na tarifa elétrica incentiva busca por energia solar fotovoltaica em MT

A energia é um insumo que onera a maioria dos negócios e, para os pequenos, a atenção é ainda maior. Reduzir os custos dessa conta pode significar a sobrevivência da empresa. Além de pesar no orçamento das famílias, o aumento médio de 11,2% na conta de luz em Mato Grosso, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e em vigor desde o dia 8 de abril, terá impacto nos custos de empresas, incluindo pequenos comércios, indústrias e prestadores de serviços.

Com um mercado consumidor ainda retraído, ser eficiente é fundamental e estratégico. É nesse cenário que o Sebrae desenvolve o Programa de Energia Solar Fotovoltaica, e evidencia as soluções sustentáveis alinhadas à maior lucratividade das empresas. Para falar sobre os benefícios, a implementação, tecnologia, legislação vigente e a viabilidade da instalação da energia solar fotovoltaica, o Sebrae realizará, nos meses de maio e junho, um circuito de palestras em oito municípios de Mato Grosso.

“Nos últimos anos, o Sebrae intensificou o apoio aos empresários na elaboração de estudo de viabilidade técnica e financeira e de projetos de sistema de energia solar fotovoltaica. Temos um potencial imenso no Estado, com fatores climáticos favoráveis, que tornam a energia solar, uma fonte de ganhos exponenciais”, destacou o superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro.

Reduzindo o valor da conta

E o uso da energia solar já está impulsionando a competitividade de empresas mato-grossenses. Diante do sistema de energia solar fotovoltaico do Grupo Cometa, em Cáceres, o executivo Cristinei Melo, fala sobre os benefícios do sistema de geração de energia renovável para as finanças da empresa. Em 2018, o grupo inaugurou sua própria usina de energia fotovoltaica e passou a produzir energia limpa e sustentável, de aproximadamente 9.000 kWh/ mês, o suficiente para abastecer 53 casas por mês. Já a conta de energia passou de R$ 8.000,00 por mês para R$ 200,00 (taxa mínima).

“Esse projeto é muito importante para o grupo. Tudo começou com um treinamento que nós fizemos com um engenheiro do Sebrae. A partir daí, fomos em busca dos fornecedores e, hoje, a nossa concessionária é sustentável. Nós geramos toda a energia que consumimos e o investimento será pago com essa economia”, disse Melo. Além do consumo interno, o grupo compartilha a energia sustentável com os clientes por meio de postos de recarga para motos elétricas e celulares.

Outra empresa que produz a própria energia é o Espaço La Provence, em Cuiabá. “Percebi que na Espanha existem muitas usinas funcionando mesmo com um solzinho fraco. Procurei o Sebrae que me prestou toda consultoria do projeto até a implantação, e já estamos com a nossa usina funcionando”, disse o empresário Raimundo Bona.

Sob medida

Com auxílio de ferramentas avançadas, como o software “PVSyst”, o Sebrae desenvolve consultoria de avaliação técnica e financeira, sob medida, de acordo com a necessidade de cada empresa, seguindo padrões e normas técnicas nacionais e internacionais. São analisados fatores específicos da edificação onde se pretende instalar o sistema fotovoltaico, que possibilita uma melhor tomada de decisão, especialmente quanto ao valor do investimento inicial e o tempo de retorno do capital investido.

Já a consultoria de projeto elétrico fotovoltaico, organiza e reúne todas as informações e documentos técnicos do sistema fotovoltaico, necessários para aprovação junto à concessionária de energia elétrica. É também um dos documentos exigidos pelas instituições financeiras para obtenção de crédito, caso a empresa necessite recorrer a empréstimo.

Vale destacar que a legislação da Geração Distribuída (GD) permite que o consumidor injete na rede o excedente da energia solar produzida por sua micro usina para ser transformado em créditos junto à concessionária de energia.

Confira a programação do Circuito Sebrae de Energia Solar Fotovoltaica:

02 de maio – Nova Ubiratã

29 de maio – Alta Floresta

30 de maio – Nobres

31 de maio – Cáceres

04 de junho – Alto Araguaia

05 de junho – Primavera do Leste

06 de junho – Barra do Garças

06 de junho – Campo Novo do Parecis

Fonte: Sebrae MT

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS