ALMT sedia simpósio em defesa dos direitos da mulher

0
119

A Câmara Setorial Temática (CST) da Mulher realizará, nos dias 25 e 26 de março, um simpósio sobre o tema “Legislação e Políticas Públicas – combatendo a violência e promovendo os direitos humanos”, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. O simpósio foi anunciado na segunda-feira (2), durante reunião com o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), que assegurou apoio ao evento, como parte da programação da Casa de Leis em comemoração do Dia Internacional da Mulher – 08 de março.

Também participaram os deputados Wilson Santos (PSDB) e Janaina Riva (MDB) e a relatora da CST, defensora pública Rosana Leite. A promoção do amplo debate contribuirá com o relatório final da CST, que deverá ser entregue no dia 30 de maio.

“Vamos realizar o simpósio no mês dedicado às mulheres para debatermos temas extremamente importantes, como a situação da mulher indígena, da ribeirinha, da negra, da mulher em situação de vulnerabilidade nas ruas. Vamos discutir também o empoderamento da mulher nos espaços de poder. Abordaremos uma série de questões que precisam ser tratadas e tudo isso vai compor nosso relatório final. O presidente Botelho manifestou irrestrito apoio à CST, a exemplo do que já vem sendo dado”, agradeceu a presidente da CST Mulher, professora Jacy Proença. 

As representantes da CST também solicitaram o intermédio do presidente Botelho, junto ao governo do estado, para ampliar a participação dos poderes no simpósio. Conforme a defensora Rosana Leite, a câmara setorial espera que a conclusão do simpósio seja marcado pela inauguração da Delegacia da Mulher 24 Horas. “O funcionamento 24 horas para atender as mulheres vítimas de violência é fundamental”, afirmou.

Programação – O encontro abordará vários temas em defesa da mulher. Está prevista uma palestra com a ministra do Supremo Tribunal Federal  (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha. Temas como a Patrulha Maria da Penha e o projeto Maria da Penha Vai à Escola também serão discutidos durante o simpósio.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here