26 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 2, 2024
spot_img

Pesquisa aponta crescimento de Bolsonaro e acende alerta para Lula

A polarização política continua a todo vapor neste período de pre-campanha eleitoral.Nova pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta quarta-feira (09), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda liderando a corrida presidencial deste ano, mas a diferença dele para o seu principal perseguidor, o presidente Jair Bolsonaro, não supera nove pontos percentuais em nenhum dos quatro cenários pesquisados, inclusive em uma eventual disputa de segundo turno.A pesquisa ainda mostra o encolhimento de Sergio Moro na corrida pela Presidência da República. Enquanto em novembro, o ex-juiz exibia 10,7% das intenções de voto, hoje ele tem apenas 7,5%.Na sondagem, Lula permanece liderando com 39%, seguido de Jair Bolsonaro com 31,1%. Ciro Gomes, por sua vez, recuperou terreno e apresentou leve melhora, marcando 6,9& — mais que a soma dos tucanos João Doria (2,2%) e Eduardo Leite (1,3%).

COISAS DA POLÍTICA

Bolsonaro defende revisão de política de preços para conter alta dos combustíveis - 07/03/2022 - Mercado - Folha
Caiu como uma bomba aqui em Brasília, a noticia de que uma manobra orçamentária que tem aval do governo Jair Bolsonaro (PL) e apoio no Congresso vai permitir repasses de R$ 3,3 bilhões em emendas parlamentares durante a campanha deste ano. Para driblar a lei eleitoral, que veda a liberação de recursos de emendas ao Orçamento nos três meses que antecedem o dia da votação, o governo pretende irrigar os redutos políticos utilizando as chamadas “transferências especiais”, prática apelidada de “cheque em branco”.

NADA MUDA
Vale destacar que no modelo tradicional de pagamento das emendas, os recursos só saem do caixa do Executivo quando o serviço está concluído. Se uma obra pública fica pronta dentro do período de três meses antes das eleições, o dinheiro não pode ser liberado. Já pelas “transferências especiais”, a verba sai do caixa federal sem necessidade de esperar que a obra seja concluída. Assim, os repasses são feitos a governos estaduais e prefeituras antes dos três meses e ficam disponíveis para pagamento no momento em que as autoridades quiserem, sem a trava da lei eleitoral.

COMBATE PELA TERRA

Protesto de artistas em Brasília: saiba o que dizem os projetos de lei que motivam o 'Ato pela terra' | Distrito Federal | G1
Batizado de “Ato pela Terra”, o evento reuniu cerca de 25 artistas e mais de 230 organizações e movimentos sociais em Brasília na tarde desta quarta-feira (9). O motivo é um ato contra o avanço de um pacote de projetos que têm impacto no meio ambiente no Congresso Nacional. Segundo os participantes, se as propostas forem aprovadas, podem causar danos diretos e irreversíveis para a Amazônia, os direitos humanos, o clima e a segurança da população. Além disso, eles temem a judicialização dos temas. O evento protesta contra o que chama de “Pacote da Destruição”. No combo de projetos criticados, estão o que pode anistiar a grilagem, extinguir o licenciamento ambiental, ampliar o número de agrotóxicos no Brasil e permitir mineração em terras indígenas.

DEU NA MÍDIA
O PSOL e o PT devem se reunir em Brasília nesta quarta-feira (9) na tentativa de firmar aliança eleitoral. Esse será o primeiro encontro entre as legendas para iniciar conversas para construção de uma plataforma comum em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto em 2022.”A unidade que queremos construir entre as esquerdas é baseada num acordo programático que supere o neoliberalismo e o legado do golpe de 2016. Queremos ir além de acordos eleitorais. Estamos confiantes que o diálogo com o PT será proveitoso nesse sentido”, informou Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL.

ROTA ARGENTINA

Aeroporto Internacional de Brasília – Wikipédia, a enciclopédia livre
O Aeroporto de Brasília deve receber mais quatro de Buenos Aires. O anúncio oficial dos novos voos será feito nesta quinta-feira (10), às 9h, na Embaixada da Argentina. O Distrito Federal já recebe quatro voos semanais partindo da capital argentina.Os voos serão às terças, quartas, sábados e domingos, para decolagens em Buenos Aires. As saídas de Brasília para Buenos Aires ocorrerão às terças e sábados, às 21h50, e nas quartas e domingos, às 8h45. As chegadas do voo na capital federal serão às terças e sábados, com pousos às 20h45. Nas quartas e domingos, às 7h20. O avião escolhido para esta rota é o modelo Boeing 737-700, com 120 assentos e duas classes.

INFORME
Pelo menos 51 das 69 universidades federais do país exigem ou vão exigir comprovante de vacinação contra a Covid para atividades presenciais ou acesso ao campus em 2022, segundo levantamento feito pelo g1.
Nove instituições, atualmente, não exigem o certificado. Outras 9, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda não têm uma definição.Em dezembro, o Ministério da Educação (MEC) chegou a publicar um despacho dizendo que as instituições federais de ensino não poderiam cobrar a vacina para restabelecer a volta das aulas presenciais.No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar uma ação sobre o tema, decidiu que as universidades têm autonomia para decidir sobre a exigência.

EM BAIXA

Censo 2022: IBGE abre mais de 9 mil vagas em Pernambuco | Economia: Diario  de Pernambuco
A produção industrial brasileira caiu 2,4% em janeiro, na comparação com dezembro, perdendo boa parte do avanço de 2,9% registrada no mês anterior, segundo divulgou nesta quarta-feira (9) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com janeiro do ano passado, a queda foi ainda maior, de 7,2%“Com isso, a indústria se encontra 3,5% abaixo do patamar de antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020, e 19,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, destacou o IBGE

IMPACTO FISCAL
A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal divulgou uma nota técnica sobre o impacto fiscal da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).O imposto foi reduzido por meio do Decreto nº 10.979, publicado em 25 de fevereiro. Pela nova tabela, automóveis tiveram uma redução de 18,5% da alíquota, enquanto os demais produtos tiveram uma redução de 25% da alíquota, com exceção do tabaco.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS