32 C
Cuiabá
terça-feira, julho 2, 2024
spot_img
Início Site Página 2387

Tabacaria é fechada e 17 menores são conduzidos à Vara da Infância e Juventude

0

Operação integrada foi planejada pelo 3º Batalhão de Polícia Militar

Operação Integrada conduzida pelo 3º Batalhão da Polícia Militar na madrugada desta terça-feira (20.03), em uma tabacaria na região do CPA, na Capital, resultou na condução de cinco pessoas à delegacia, apreensão de 17 veículos e 17 adolescentes em situação de risco conduzidos pela Vara da Infância e da Juventude. O estabelecimento foi fechado.

Durante a operação foram abordadas 150 pessoas e 52 veículos, sendo registradas três ocorrências, e 12 motocicletas e cinco carros foram apreendidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Houve resistência do proprietário e de funcionários durante a operação na realização dos trabalhos. Quando souberam da interdição do local por parte dos Bombeiros Militares e das notificações pela Vara da Infância e da Juventude, o grupo tentou danificar uma dasviaturas da Polícia Militar.

Os três boletins de ocorrência registrados são por tráfico de drogas, diversos (três pessoas em regime semiaberto com uso de tornozeleiras, portanto, fora do horário permitido) e corrupção de menores, desacato, desobediência e resistência à prisão.

A ação na Tabacaria Velho Jack contou com 26 seis policiais militares, sendo 14 do 3º Batalhão, 8 da Rotam e quatro do Batalhão de Trânsito, quatro integrantes da Vara da Infância e Juventude, três da Secretaria Municipal de Ordem Pública, dois bombeiros militares e dois agentes da Semob.

Serviços essenciais é área mais reclamada no Procon em 2017

0

Números estão no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do órgão; conhecer o documento é importante para tomar decisões na hora de comprar produtos ou contratar serviços

O Procon Estadual divulgou nesta segunda-feira (19.03), o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2017. O documento reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador, por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017 e pode ser consultado na íntegra aqui ou no site do Procon-MT.

A elaboração e divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, explica o superintendente André Rondon Badini, é um dever dos órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC-Artigo 44). Integram o documento as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelas empresas.

Com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, o consumidor pode saber que fornecedores têm mais reclamações no Procon e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores. “Isso pode ser decisivo na hora de comprar produtos ou contratar serviços”, salienta o superintendente.

Em 2017, o Procon Mato Grosso totalizou 17.746 atendimentos. Deste total, 9,31%, ou seja, 1.653 são classificadas como reclamações fundamentadas. Do total de reclamações fundamentadas, 1.387 (83,9%) são reclamações fundamentadas atendidas (que foram solucionadas pelo fornecedor) e 266 (16,1%) são reclamações fundamentadas não atendidas (que não foram resolvidas pelo fornecedor).

Com relação aos fornecedores mais reclamados, em primeiro lugar ficou a ‘Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia’, em segundo lugar a ‘Águas Cuiabá’; em terceiro lugar a ‘Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA’; em quarto lugar a ‘Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA’; em quinto lugar ‘Claro S.A.’; em sexto lugar a ‘Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA’; em sétimo o grupo ‘Americel S/A’; em oitavo lugar a ‘Casas Bahia Comercial LTDA’; em nono lugar a ‘Motorola Industrial LTDA’ e em décimo lugar a ‘Via Varejo S/A’.

Em 2017, a área de ‘Serviços Essenciais’ ocupou o primeiro lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, com 646 registros, superando a área ‘Produtos’ que liderou o ranking em 2013, 2014, 2015 e 2016. Em 2017, ‘Produtos’ ficou em segundo lugar no Cadastro, com 577 reclamações fundamentadas.

É necessário destacar, no entanto, que embora a área ‘Produtos’ tenha liderado nos últimos quatro cadastros, a diferença em 2016 para a área ‘Serviços Essenciais’ – que ocupava o segundo lugar – era de apenas 0,8%. Em 2017, as posições se invertem e a diferença do primeiro para o segundo colocado sobe para 4,2%. Ou seja, ‘Serviços Essenciais’ assume a liderança do Cadastro de Reclamações Fundamentadas com 39,1% das reclamações e a área ‘Produtos’, que ficou na segunda posição, tem 34,9%.

No ranking por área, em terceiro lugar aparece ‘Serviços Privados’, com 11,8% das reclamações; em quarto lugar, ‘Assuntos Financeiros’, com 9,6%; em quinto lugar a área ‘Alimentos’, com 2,0% das reclamações; em sexto lugar ‘Habitação’, com 1,6%; e em sétimo lugar a área ‘Saúde’, com 1,0% das reclamações registradas.

Os três primeiros fornecedores mais reclamados por área são:

1) Serviços Essenciais: 1) Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia; 2) Águas Cuiabá S.A. 3) Claro S.A.

2) Produtos: 1) Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA; 2) Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA; 3) Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA

3) Serviços Privados: 1) Sky Brasil Serviços LTDA; 2) Claro S.A; 3) LP Formaturas LTDA. ME

4) Assuntos Financeiros: 1) Banco do Brasil S.A.; 2) Caixa Econômica Federal; 3) Banco Santander (Brasil) S.A.

5) Alimentos: 1) Supermercado e Atacado Saqito LTDA; 2) Petrolstyll Conveniência e Serviços LTDA; 3) Loeri Lachman dos Santos ME

6) Habitação: 1) Concremax Concreto Eng. e Saneamento LTDA; 2) MRV Engenharia e Participações S/A; 3) Caixa Econômica Federal

7) Saúde: 1) Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico; 2) ELO Administradora de Benefícios LTDA; 3) Ótica Matiz LTDA EPP

Outro dado importante é o ranking dos fornecedores que menos atendem as reclamações dos consumidores de Mato Grosso. Desses, em primeiro lugar está o ‘Banco do Brasil S.A.’; em segundo lugar ‘CNova Comércio Eletrônico S.A.’; em terceiro lugar a ‘OI S/A’; em quarto lugar a ‘Americel S/A’; em quinto lugar a ‘Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA’; em sexto lugar ‘Vivo S.A.’; em sétimo lugar a ‘Caixa Econômica Federal’; em oitavo lugar ‘Via Varejo S/A’; em nono lugar a ‘Sony Ericsson Mobile Communications do Brasil LTDA’ e em décimo lugar a ‘Lojas Americanas S.A.’.

Confira, abaixo, a relação dos problemas mais reclamados:

1º) Cobrança indevida/Abusiva: 698

2º) Produto com vício: 335

3º) Garantia (abrangência, cobertura, etc): 83

4º) Vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio): 52

5º) Serviço em desacordo com a norma/lei: 44

6º) Fila em banco: 34

7º) Manual de instrução (em língua estrangeira/falta de informação/ informação incorreta): 33

8º) Defeito/risco à saúde e segurança: 32

9º) Venda enganosa: 23

10º) Serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato): 20

Reclamação

São chamados de ‘reclamações’ os atendimentos registrados no Procon e que apresentem uma das situações abaixo:

1- Os documentos trazidos pelo consumidor, por si só, demonstram elementos suficientes que caracterizam a violação de direitos;

2- O fornecedor é reincidente na prática infrativa;

3- O fornecedor descumpre acordo celebrado com o Procon anteriormente;

4- Demandas complexas que demandam instrução probatória dos fatos alegados.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Crédito: Sejudh

Serviços essenciais é área mais reclamada no Procon em 2017

0

Números estão no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do órgão; conhecer o documento é importante para tomar decisões na hora de comprar produtos ou contratar serviços

O Procon Estadual divulgou nesta segunda-feira (19.03), o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2017. O documento reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador, por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017 e pode ser consultado na íntegra aqui ou no site do Procon-MT.

A elaboração e divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, explica o superintendente André Rondon Badini, é um dever dos órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC-Artigo 44). Integram o documento as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelas empresas.

Com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, o consumidor pode saber que fornecedores têm mais reclamações no Procon e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores. “Isso pode ser decisivo na hora de comprar produtos ou contratar serviços”, salienta o superintendente.

Em 2017, o Procon Mato Grosso totalizou 17.746 atendimentos. Deste total, 9,31%, ou seja, 1.653 são classificadas como reclamações fundamentadas. Do total de reclamações fundamentadas, 1.387 (83,9%) são reclamações fundamentadas atendidas (que foram solucionadas pelo fornecedor) e 266 (16,1%) são reclamações fundamentadas não atendidas (que não foram resolvidas pelo fornecedor).

Com relação aos fornecedores mais reclamados, em primeiro lugar ficou a ‘Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia’, em segundo lugar a ‘Águas Cuiabá’; em terceiro lugar a ‘Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA’; em quarto lugar a ‘Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA’; em quinto lugar ‘Claro S.A.’; em sexto lugar a ‘Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA’; em sétimo o grupo ‘Americel S/A’; em oitavo lugar a ‘Casas Bahia Comercial LTDA’; em nono lugar a ‘Motorola Industrial LTDA’ e em décimo lugar a ‘Via Varejo S/A’.

Em 2017, a área de ‘Serviços Essenciais’ ocupou o primeiro lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, com 646 registros, superando a área ‘Produtos’ que liderou o ranking em 2013, 2014, 2015 e 2016. Em 2017, ‘Produtos’ ficou em segundo lugar no Cadastro, com 577 reclamações fundamentadas.

É necessário destacar, no entanto, que embora a área ‘Produtos’ tenha liderado nos últimos quatro cadastros, a diferença em 2016 para a área ‘Serviços Essenciais’ – que ocupava o segundo lugar – era de apenas 0,8%. Em 2017, as posições se invertem e a diferença do primeiro para o segundo colocado sobe para 4,2%. Ou seja, ‘Serviços Essenciais’ assume a liderança do Cadastro de Reclamações Fundamentadas com 39,1% das reclamações e a área ‘Produtos’, que ficou na segunda posição, tem 34,9%.

No ranking por área, em terceiro lugar aparece ‘Serviços Privados’, com 11,8% das reclamações; em quarto lugar, ‘Assuntos Financeiros’, com 9,6%; em quinto lugar a área ‘Alimentos’, com 2,0% das reclamações; em sexto lugar ‘Habitação’, com 1,6%; e em sétimo lugar a área ‘Saúde’, com 1,0% das reclamações registradas.

Os três primeiros fornecedores mais reclamados por área são:

1) Serviços Essenciais: 1) Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia; 2) Águas Cuiabá S.A. 3) Claro S.A.

2) Produtos: 1) Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA; 2) Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA; 3) Novo Mundo Móveis e Utilidades LTDA

3) Serviços Privados: 1) Sky Brasil Serviços LTDA; 2) Claro S.A; 3) LP Formaturas LTDA. ME

4) Assuntos Financeiros: 1) Banco do Brasil S.A.; 2) Caixa Econômica Federal; 3) Banco Santander (Brasil) S.A.

5) Alimentos: 1) Supermercado e Atacado Saqito LTDA; 2) Petrolstyll Conveniência e Serviços LTDA; 3) Loeri Lachman dos Santos ME

6) Habitação: 1) Concremax Concreto Eng. e Saneamento LTDA; 2) MRV Engenharia e Participações S/A; 3) Caixa Econômica Federal

7) Saúde: 1) Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico; 2) ELO Administradora de Benefícios LTDA; 3) Ótica Matiz LTDA EPP

Outro dado importante é o ranking dos fornecedores que menos atendem as reclamações dos consumidores de Mato Grosso. Desses, em primeiro lugar está o ‘Banco do Brasil S.A.’; em segundo lugar ‘CNova Comércio Eletrônico S.A.’; em terceiro lugar a ‘OI S/A’; em quarto lugar a ‘Americel S/A’; em quinto lugar a ‘Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos LTDA’; em sexto lugar ‘Vivo S.A.’; em sétimo lugar a ‘Caixa Econômica Federal’; em oitavo lugar ‘Via Varejo S/A’; em nono lugar a ‘Sony Ericsson Mobile Communications do Brasil LTDA’ e em décimo lugar a ‘Lojas Americanas S.A.’.

Confira, abaixo, a relação dos problemas mais reclamados:

1º) Cobrança indevida/Abusiva: 698

2º) Produto com vício: 335

3º) Garantia (abrangência, cobertura, etc): 83

4º) Vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio): 52

5º) Serviço em desacordo com a norma/lei: 44

6º) Fila em banco: 34

7º) Manual de instrução (em língua estrangeira/falta de informação/ informação incorreta): 33

8º) Defeito/risco à saúde e segurança: 32

9º) Venda enganosa: 23

10º) Serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato): 20

Reclamação

São chamados de ‘reclamações’ os atendimentos registrados no Procon e que apresentem uma das situações abaixo:

1- Os documentos trazidos pelo consumidor, por si só, demonstram elementos suficientes que caracterizam a violação de direitos;

2- O fornecedor é reincidente na prática infrativa;

3- O fornecedor descumpre acordo celebrado com o Procon anteriormente;

4- Demandas complexas que demandam instrução probatória dos fatos alegados.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Crédito: Sejudh

Inscrições para o processo seletivo simplificado da Assistência começam nesta segunda-feira

0

As inscrições para o processo seletivo simplificado de contratação temporária da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano começam nesta segunda-feira (19) e podem ser feitas pelo site www.selecon.org.br, do Instituto Selecon. O edital, publicado no Diário de Contas da última quinta-feira (8), prevê a contratação de 560 profissionais de níveis superior, médio e fundamental, com salários de até R$ 2.500,00.

O processo de inscrição, que vai até o dia 18 de abril, será efetivado somente após a emissão do comprovante da inscrição no certame e a confirmação do pagamento deste. O valor da taxa vai de R$ 70,00 (nível superior); R$ 60,00 (médio) e R$ 40,00 (fundamental). O pedido de isenção pode ser feito de 20 a 21 de março, segundo diretrizes do edital.

Nas vagas disponíveis para nível superior as contratações serão para assistente social, psicólogo, pedagogo, nutricionista, educador físico e assessor técnico. Já no ensino médio, as disponibilidades são para encanador, eletricista, tecnologia da informática, agente administrativo, entrevistador, cadastrador, cuidador, auxiliar cuidador, facilitador de oficina orientador social e padeiro. Em nível fundamental, as vagas são de serviços gerais, cozinheira, motorista, vigilante e pedreiro. Todos com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

“Vamos conseguir, com o preenchimento destas vagas, dar celeridade aos processos assistenciais, enquanto aguardamos pelo concurso. Assim, não deixaremos de cumprir com nossas obrigações perante aos cidadãos, levando serviços e atendimentos de qualidade, em um sistema dignificado, que é o que esta gestão, à frente nosso prefeito Emanuel Pinheiro, determinou desde sua posse”, observou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

Para atender os interessados e posteriores candidatos, prestando os serviços de informações, esclarecendo dúvidas quanto ao processo seletivo, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza dois postos de atendimentos. Um no Palácio Alencastro, no setor de Protocolo, e o segundo, na Secretaria de Assistência, localizada à Avenida das Torres, nº 743, bairro Renascer, em dias úteis, das 9h às 16h.

Inscrições para o processo seletivo simplificado da Assistência começam nesta segunda-feira

0

As inscrições para o processo seletivo simplificado de contratação temporária da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano começam nesta segunda-feira (19) e podem ser feitas pelo site www.selecon.org.br, do Instituto Selecon. O edital, publicado no Diário de Contas da última quinta-feira (8), prevê a contratação de 560 profissionais de níveis superior, médio e fundamental, com salários de até R$ 2.500,00.

O processo de inscrição, que vai até o dia 18 de abril, será efetivado somente após a emissão do comprovante da inscrição no certame e a confirmação do pagamento deste. O valor da taxa vai de R$ 70,00 (nível superior); R$ 60,00 (médio) e R$ 40,00 (fundamental). O pedido de isenção pode ser feito de 20 a 21 de março, segundo diretrizes do edital.

Nas vagas disponíveis para nível superior as contratações serão para assistente social, psicólogo, pedagogo, nutricionista, educador físico e assessor técnico. Já no ensino médio, as disponibilidades são para encanador, eletricista, tecnologia da informática, agente administrativo, entrevistador, cadastrador, cuidador, auxiliar cuidador, facilitador de oficina orientador social e padeiro. Em nível fundamental, as vagas são de serviços gerais, cozinheira, motorista, vigilante e pedreiro. Todos com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

“Vamos conseguir, com o preenchimento destas vagas, dar celeridade aos processos assistenciais, enquanto aguardamos pelo concurso. Assim, não deixaremos de cumprir com nossas obrigações perante aos cidadãos, levando serviços e atendimentos de qualidade, em um sistema dignificado, que é o que esta gestão, à frente nosso prefeito Emanuel Pinheiro, determinou desde sua posse”, observou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

Para atender os interessados e posteriores candidatos, prestando os serviços de informações, esclarecendo dúvidas quanto ao processo seletivo, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza dois postos de atendimentos. Um no Palácio Alencastro, no setor de Protocolo, e o segundo, na Secretaria de Assistência, localizada à Avenida das Torres, nº 743, bairro Renascer, em dias úteis, das 9h às 16h.

Brasileiro consome significativo volume de água que não sai das torneiras

0

O brasileiro consome de forma direta, em média, 154 litros de água por dia. Os dados são do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, do Ministério das Cidades. O montante é 44 litros maior do que a quantidade que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera necessária por pessoa, um total de 110 litros ao dia. Por ano, o consumo médio dos brasileiros está na casa dos 56.210 litros.

Para avaliar o real consumo individual de água de um brasileiro, esses números não são o bastante. Isso porque parte do gasto humano diário com água é “invisível”. Cada brasileiro consome um significativo volume de água que não sai das torneiras de casa nem do trabalho. Isso porque a água está presente no processo de produção de vários itens de nossa rotina como o açúcar, o chocolate, o tecido e a carne.

Na tentativa de quantificar a água doce “invisível” consumida no mundo, o pesquisador da Universidade de Twente, Arjen Hoekstra, da Holanda, introduziu, em 2002, o conceito Pegada Hídrica, uma ideia para promover a consciência diante da escassez. Trata-se de um indicador, ligado à responsabilidade ambiental, que leva em consideração o uso da água de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor, e define o volume total de água doce utilizado para produzir os bens e serviços.

Na narrativa de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Fabiano olhava para os bois e outros animais como concorrentes pelo bem raro em meio à profunda seca. “As arribações bebiam a água. Bem. O gado curtia sede e morria. Muito bem. As arribações matavam o gado”, diz trecho do livro.

O avanço da agroindústria e da pecuária colocam, novamente, o gado no foco das atenções do século 21. A produção de um quilo de carne bovina exige, em média, 15 mil litros de água, segundo a  organização internacional Water Footprint .

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura (FAO), o setor agropecuário é o que, em média, mais utiliza recursos hídricos. No ano de 2006, cerca de 70% da água foram destinadas para o setor agrícola, 20% para o setor industrial e 10% para residências.

Crédito: Agencia Brasil

Brasileiro consome significativo volume de água que não sai das torneiras

0

O brasileiro consome de forma direta, em média, 154 litros de água por dia. Os dados são do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, do Ministério das Cidades. O montante é 44 litros maior do que a quantidade que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera necessária por pessoa, um total de 110 litros ao dia. Por ano, o consumo médio dos brasileiros está na casa dos 56.210 litros.

Para avaliar o real consumo individual de água de um brasileiro, esses números não são o bastante. Isso porque parte do gasto humano diário com água é “invisível”. Cada brasileiro consome um significativo volume de água que não sai das torneiras de casa nem do trabalho. Isso porque a água está presente no processo de produção de vários itens de nossa rotina como o açúcar, o chocolate, o tecido e a carne.

Na tentativa de quantificar a água doce “invisível” consumida no mundo, o pesquisador da Universidade de Twente, Arjen Hoekstra, da Holanda, introduziu, em 2002, o conceito Pegada Hídrica, uma ideia para promover a consciência diante da escassez. Trata-se de um indicador, ligado à responsabilidade ambiental, que leva em consideração o uso da água de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor, e define o volume total de água doce utilizado para produzir os bens e serviços.

Na narrativa de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Fabiano olhava para os bois e outros animais como concorrentes pelo bem raro em meio à profunda seca. “As arribações bebiam a água. Bem. O gado curtia sede e morria. Muito bem. As arribações matavam o gado”, diz trecho do livro.

O avanço da agroindústria e da pecuária colocam, novamente, o gado no foco das atenções do século 21. A produção de um quilo de carne bovina exige, em média, 15 mil litros de água, segundo a  organização internacional Water Footprint .

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura (FAO), o setor agropecuário é o que, em média, mais utiliza recursos hídricos. No ano de 2006, cerca de 70% da água foram destinadas para o setor agrícola, 20% para o setor industrial e 10% para residências.

Crédito: Agencia Brasil

PROGRAME- SE: Confira os destaques na programação para este fim de semana

0

Da Redação

A programação para o final de semana conta com uma vasta lista de atrações culturais, como shows nacionais, espetáculos, apresentações teatrais, e muito mais. Confira:

Eventos

Circo Broadway 

Foto: Reprodução

A dupla Patati e Patatá se apresentam a partir desta sexta-feira (16) até o domingo (18), no Circo Broadway às 20h30, no estacionamento do Pantanal Shopping. Os ingressos estão à venda na Casa de Festas ( Pantanal Shopping) ou na bilheteria do próprio Circo. As entradas variam entre R$ 20 e R$ 80.

O show será dividido em duas partes, na primeira o espetáculo será inteiramente do circo Broadway, e após o intervalo a apresentação ficará por conta de Patati e Patatá.

Geronimo West Music

O cantor Jerry Smith se apresenta nesta sexta-feira (16) no Geronimo West Music. A casa de festas abre a partir das 23h30. Os ingressos estão à venda pelo site.  É proibida a entrada de menores de 18 anos.

O cantor se tornou conhecido nacionalmente pelo single “Bumbum Granada” quando ainda fazia parte da dupla MC Zaac & Jerry.

No sábado (17), será realizada na casa a Cervejada Universitária, com Open Bar a noite toda. Os ingressos custam a partir de R$30 e está a venda pelo site.

Rick e Giovani

Os cantores Rick e Giovani se apresentam nesta sexta-feira (16), no espaço de eventos Musiva com o projeto Dois Corações. Os ingressos variam entre R$ 50 e R$ 1800, e está a venda pelo site. É proibida entrada de Menores de 18 anos.

No show serão apresentadas canções inéditas e também sucessos dos cantores de quando ainda faziam duplas com seus antigos parceiros (Renner e Gian).

VOZZ Club

Nesta sexta-feira (16), o Argentino GrooveANDyes  estará pela primeira vez a VOZZ Club, na 2ª edição da House Nation. Os ingressos estão à venda pelo site. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

No sábado (17) a VOZZ traz de Santa Catarina, o headliner Shark, para se apresentar no projeto BLACK DIAMOND, que é voltado ao HIP-HOP e todo seu universo. Os ingressos estão a venda pelo site.

Patricinha TBM Samba

Será realizado neste sábado (17) no Mosteiro Bar e Cultura, a partir das 16h, a festa “Patricinha TBM Samba”.  A animação fica por conta do grupo Mamão com Açucar, Sambaxe, Victor & Wagner e Dj Miagy.  Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.

 

Teatro

O Pirata e Deus, THEATRO FÚRIA (MT)

A peça “O Pirata e Deus”, será apresentada no teatro do Sesc Arsenal a partir desta sexta-feira (16) até o domingo (18), às 20h. Os ingressos variam entre R$ 5 e R$15. A classificação indicativa é 16 anos.

Sinopse: Um capitão pirata navega cruel e impune graças à inocência de seu irmão gêmeo siamês. Mas com a chegada do Dr. Z, esta situação se camba: Ele agora pode separar o inocente do culpado! Quem poderá safar o capitão e mantê-lo na impunidade.

Dia da Arte 2018

Música, teatro, poesia e palestra celebram o Dia da Arte 2018. Evento com entrada solidária, que será realizado neste sábado (17), às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, com participação especial do grupo Mesa para Seis e da Banda do Exército. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível, destinado a instituições filantrópicas.

Um ROLACIONAMENTO quase perfeito

A peça Um ROLACIONAMENTO quase perfeito será apresentada neste sábado (17) e no domingo (18), partir das 20h no Cine Teatro Cuiabá. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Com classificação indicativa de 12 anos.

Esta comédia traz à cena a crônica da vida diária de um casal entrado em anos, quer dizer: na melhor idade. Laurenço e Nicolina são daqueles casais que vivem entre tapas e beijos. O roteiro trata assuntos da atualidade com a pitada do humor cuiabano que caracteriza o trabalho de Lioniê Vitório e J. Astrevo, intérpretes das personagens Nico e Lau. Laurenço está muito insatisfeito e Nicolina muito desconfiada. É quase certo que isso vai dar em confusão. Para complicar ainda mais o enredo aparece um médico cubano pra lá de esquisito e um policial muito sem noção.

Patrulha Canina

Neste domingo (18) será apresentado no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 16h o espetáculo  “Patrulha Canina”. O valor da entrada é R$ 60 (inteira) e R$ 20 (meia).  Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, na Casa de Festas (Goiabeiras Shopping e Pantanal Shopping) e pelo site. A classificação indicativa é livre.

Ryder é um jovem que luta pelos ideais de outras pessoas e animais, ele é o líder da patrulha canina um grupo de cachorros de ajuda toda a cidade, em qualquer situação, não importa qual seja ela. O grupo é formado por seis filhotes de raças diferentes, cada um dele é designado para uma distinta missão. O espetáculo é muito envolvente e interativo com seu publico, ele passa mensagens muito importantes como preservação do meio ambiente, amizades, companheirismo, cumplicidade, trabalho em equipe e muito mais. Cada filhote trás uma personalidade única, ressaltando a importância do trabalho em equipe e boa cidadania.

 

Cinema

Confira a lista de filmes que estrearam nesta semana

Maria Madalena

Sinopse: A história de uma das figuras mais enigmáticas e incompreendidas da história bíblica: Maria Madalena (Rooney Mara). Em busca de uma nova maneira de viver, contrariando a sociedade, sua família tradicional e o machismo de alguns apóstolos, a jovem junta-se a Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix) em sua incansável missão de propagar a fé.

Gênero: Histórico, Drama, Biografia

Classificação: 12 anos

12 Heróis

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme retrata um grupo de voluntários que formam um batalhão das Forças Especiais dos Estados Unidos para caçar os terroristas por trás dos atentados de 11 de setembro.

Gênero: Guerra

Classificação: 14 anos

Tomb Raider – A Origem

Sinopse: Lara Croft (Alicia Vikander) leva a vida como “bike courier” em Londres até o dia em que recebe uma missão secreta de seu desaparecido pai (Dominic West) e parte para uma incrível e perigosa aventura numa ilha japonesa.

Gênero: Aventura, Ação

Classificação: 14 anos

Em Pedaços

Sinopse: Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) leva uma vida amorosa e tranquila com a esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja sem chão. Ela batalha na justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, e, insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos.

Gênero: Drama, Suspense

Classificação: 16 anos

Arena Governador José Fragelli é liberada

0

A Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael/MT) conseguiu na tarde desta quarta-feira (14) o laudo para a liberação da Arena Governador José Fragelli. O documento foi expedido após a conclusão dos trabalhos de inspeção por parte dos técnicos da Vigilância Sanitária de Cuiabá.

O laudo será encaminhado à Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), entidade responsável por fazer a comunicação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, por sua vez, expedirá o documento liberando o estádio para receber torcedores nas partidas oficiais em competições organizadas por ela.

Conforme o documento elaborado pela Vigilância Sanitária, a Arena Governador José Fragelli alcançou 61,81% dos critérios quantitativos de avaliação, um crescimento de 3% em relação ao ano passado, quando o estádio foi liberado com 58%. “Isso, na prática, significa que conseguimos avançar na manutenção da arena ao longo do ano. É uma importante evolução”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira.

Entre os pontos verificados pela equipe de fiscalização, estão a qualidade de água usada nas caixas d’água do estádio e a verificação da vigência do certificado de dedetização. “São mais de 400 pontos que são analisados pela vigilância e, com a liberação, estamos aptos a receber qualquer evento esportivo novamente”, pontuou o secretário.

O alvará faz parte de um conjunto de documentos que são necessários para certificação de que o lugar está regular junto aos órgãos fiscalizadores. Fazem parte desta lista os Alvarás de Prevenção e Combate de Incêndio e Pânico (Corpo de Bombeiros), de Funcionamento (Prefeitura), de Licença de Operação da Sema (Sema) e o Sanitário (Vigilância Sanitária).

A Sael/MT lamenta eventuais transtornos causados pelos oito dias em que o estádio esteve sem o laudo. “Desde o ano passado, quando assumimos a operação da Arena Governador José Fragelli, temos trabalhado para melhorar cada vez mais as condições do estádio, fazendo a manutenção preventiva e os reparos necessários. O mais importante é que superamos esta etapa”, finalizou o secretário.

Diretos que os consumidos não sabem que dispõe

0

O Dia do Consumidor é celebrado pelo comércio neste 15 de março no Brasil – alguns varejistas comemoram na quarta, dia 14, pois dizem que as vendas deste dia são maiores. A comemoração foi criada em 1962 nos Estados Unidos. Além das promoções criadas por varejistas, a data faz referência ao Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1990. A lei federal traz proteção aos clientes nas relações de consumo e serve de base para decisões na Justiça e em outros órgãos. Veja alguns direitos que os brasileiros têm, mas ainda são pouco conhecidos:

Garantia contra defeitos ocultos

É comum que as empresas ofereçam garantias de 30 dias para produtos não duráveis, e de 90 dias no caso de não duráveis, contados a partir da data da compra. Mas apesar do CDC prever esses prazos para reclamações, eles só se aplicam a defeitos que forem aparentes ou de fácil constatação. Para outros casos – o chamado vício oculto – a referência é a data em que a falha for encontrada. “Se for um problema de fabricação, não por mau uso ou desgaste natural, o prazo conta a partir da identificação”, explica Igor Marchetti, advogado do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Serviço bancário gratuito

Os bancos cobram tarifas sobre os serviços que prestam, e têm também pacotes específicos com eles. Mas é possível usar o sistema bancário sem custo algum. Uma resolução do Banco Central (3.919/2010) determina que as instituições devem oferecer um pacote mínimo de serviços gratuitamente. Ele dá direito a itens como saques, transferências, cartão de débito, extratos, compensação e folhas de cheque e consultas pela internet.

A quantidade e condições dependem se o tipo de conta é poupança ou de depósito. “Todos os bancos oferecem um pacote de tarifas ou serviços para a conta corrente, mas o consumidor não esta obrigado a contratar nenhum desses pacotes”, afirma o Procon-SP.

Pertences em estacionamento

Apesar de comum, o aviso de que o estacionamento não é responsável pelos pertences deixados no interior dos veículos não tem valor. “A responsabilidade da guarda e da entrega do veículo, da forma como ele estava, é do estacionamento”, diz a advogada Livia Coelho, da associação de defesa do consumidor Proteste. Se houver sumiço de algum item, é possível abrir uma ação por danos materiais, segundo a especialista.

Proteção contra cobrança abusiva

A cobrança de dívida deve ser feita de um modo que não cause constrangimento ao devedor. “É permitido ligar para a casa do cliente, mas fazer 30 chamadas num dia pode ser considerado abusivo”, diz Marchetti. Deve ser respeitada a intimidade e o conforto do lar, segundo o especialista. Outro parâmetro que deve ser observado é o sigilo dos devedores, que não podem ter dados compartilhados com terceiros – os serviços de crédito são uma exceção. Não é permitido divulgar a informação a familiares, por exemplo. “No caso do envio de uma carta, ela tem que ser específica para a pessoa. Não pode colocar o termo ‘cobrança’ no envelope”, diz o advogado do Idec.

Suspensão de cobranças

A cobrança de serviços como água, luz, telefone fixo, telefone móvel e TV por assinatura podem ser suspensos em caso de uma ausência longa, como nas férias. No caso de telefones e da TV, o prazo vai de 30 a 120 dias, uma vez por ano, e não deve haver cobrança de religação. Para água, o prazo deve ser negociado com a concessionária, e existe taxa. Para eletricidade, as regras variam conforme a concessionária. “Em todos os casos acima, é preciso entrar em contato com o SAC das empresas para fazer a solicitação. Orientamos o consumidor a anotar o número do protocolo de atendimento”, diz o Procon.

Comandas perdidas

É possível ver em vários estabelecimentos –  como restaurantes, lanchonetes, padarias e afins – mensagens de que será cobrada multa no caso de perda de comanda. Mas a prática é vedada. “A responsabilidade de fazer o controle do consumo não é do consumidor. O estabelecimento não pode cobrar nenhum tipo de taxa nem ameaçar entrar com alguma ação”, diz Livia.

Restituição em dobro

No caso de cobranças indevidas, o consumidor pode receber o valor excedente em dobro. A restituição só vale nos casos em que o pagamento extra for feito. É preciso também que haja contato com o atendimento da empresa, mostrando que houve erro, antes de pedir o ressarcimento em dobro. “Recomendamos que o questionamento seja feito por escrito”, orienta Marchetti.

Pagamento mínimo para cartão

As lojas não são obrigadas a aceitarem cartão. Mas, se o fizerem, não podem estipular um valor mínimo de consumo para esse tipo de pagamento. “Isso é considerado uma prática abusiva, porque vincula o fornecimento de um produto a outro, o consumido é obrigado a consumir mais do que ele havia planejado”, diz Livia, da Proteste.

Crédito: Site Veja