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quarta-feira, maio 8, 2024
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O turismo: suas atividades e modalidades

Por Katya Regina Curvo Galitzki

O Turismo consiste em atividades e viagens para as quais a pessoa escolhe um determinado local para seu lazer individual, familiar e mesmo em grupos.

Sobre esse tipo de assunto eu costumo esclarecer que durante as minhas caminhadas em serviços de agenciamento de viagens e turismo (há 15 anos atendendo o receptivo-emissivo) é uma área muito abrangente e precisa ser conhecida por partes.

A atividade turística pode se tratar de um serviço público ou de um serviço privado em cada uma dessas modalidades; a atividade turística será voltada para a promoção e organização de diversas ações. Como por exemplo, numa organização turística (seja em viagem a lazer, negócios, estudos, etc.) quanto também voltada ao atendimento entre um turista como para o turista em grupo. A agência não trabalha sozinha, ela irá precisar de vários parceiros entre os segmentos do mercado como transportes, hospedagens, restaurantes (alimentos e bebidas), guias especializados, mão de obra local, companhias aéreas, cruzeiros, etc.

Daí voltarmos aos comentários já feitos aqui que o Turismo é uma atividade onde exercem e dão oportunidades de trabalho gerando emprego e renda no local, no município, no estado trazendo grandes divisas.

Na maioria dos municípios praianos, no litoral, o turismo representa a maior parte da receita.

Não nos esquecendo que o Turismo também incluí o nacional e o internacional, envolvendo pessoas ou grupos para outras cidades e até países, estando fora de seus ambientes pessoais, proporcionando a sociabilidade e proporcionando e evolução cultural – deve ter seu planejamento pautado em valores experienciais, imaterialistas, simbólicos, de maneira a contribuir para que o viajante adquira conhecimentos sobre a cultura visitada, através do próprio cotidiano dos destinos visitados.

E a Cultura de uma determinada região, ou país, é um sinal de identidade – área, cidade, vila, de uma determinada gente com seus costumes, práticas habituais como artesanatos, língua, esporte, religião, gastronomia, etc. Tudo aquilo que é criado pelo homem bem como seus usos e costumes, com o intuito de promover a preservação e conservação dos mesmos.

Existem quatro pilares do turismo sustentável: o pilar ambiental, a equidade social, o pilar econômico, com apoio à economia local e o pilar social, que pode ser subdividido em equidade social e respeito à cultura local.

O potencial do turismo no Brasil é enorme, mas limitado por diversos fatores, como, por exemplo, segurança, infraestrutura, mão de obra, burocracia, investimento pífio em divulgação do país no exterior, falta de planejamento, uso político, pouca importância dada no setor e altos custos.

Na minha opinião o que falta para o nosso Turismo Regional, interno crescer, é mais incentivo dos governos municipais e estadual, apoio às regiões com potenciais turísticos, um planejamento sustentável, equilíbrio em nosso ecossistema, placas de sinalizações, mídias, entrar em contato mais com o nosso Trade Turístico (apoiar os que já estão trabalhando na área) e proclamar mais aos Turistas de fora do nosso País. Existe uma certa falta de interesse dos nossos políticos.

O Turismo brasileiro deve movimentar mais de R$ 82,7 bilhões, o que representa uma vantagem de 9,6% em relação ao ano passado, quando esse número foi de R$ 75,5 bilhões.

O Turismo pode contribuir para a renovação urbana e o desenvolvimento rural e reduzir as desigualdades regionais na medida em que proporciona às comunidades a oportunidade de prosperarem nos seus locais de origem. Não é difícil resolver a questão é vontade dos nossos políticos, juntamente, com a iniciativa pública e privada.

Katya Regina Curvo Galitzki é pós-graduada “Latu Sensu” – Administração de Turismo e Lazer, pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajai/SC)

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