24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

O que são microverdes?

Por Ademir Galiztki

Microverdes são hortaliças, folhagens e até alguns legumes, ou seja, podemos chamá-los de pequenos brotos comestíveis, devido ao seu tamanho micro. Seu consumo se dá entre 4 a 10 cm, dependendo da hortaliça, e até mesmo de ervas aromáticas. Eles não só podem ser usados em saladas, mas também em farofas, ovos, omeletes, sucos verdes e molhos. Devido ao seu tamanho, eles concentram muito mais vitaminas, proteínas, nutrientes e sais minerais. Além disso, possuem um sabor adorável, já que quando as folhagens crescem, elas perdem sabores e aromas, características normais em todas as plantas. São muito macios e apreciados por milhares de pessoas ao redor do mundo, pois concentram entre 30% a 40% dos vários nutrientes benéficos para o nosso corpo.

Não importa se você não tem muito espaço, você pode produzir micro verdes em qualquer lugar, até mesmo no parapeito da janela, em uma jardineira. Não é necessário canteiros muito grandes, apenas cerca de 3 cm de terra ou um bom substrato para obter excelentes resultados. Consiga o recipiente, faça uma boa drenagem, coloque a terra. O segredo é colocar bastante semente, quase que em excesso. Quando estiverem germinadas, todas as sementes formarão um tufo de capim. Quando as plantinhas estiverem com cerca de 8 cm de tamanho, já estarão prontas para serem colhidas e consumidas em família.

Você deve plantar e conservar em lugares bem iluminados e à meia-sombra. Preste bastante atenção, e quando os pequenos brotos estiverem prontos para serem colhidos, faça uso de uma tesoura bem afiada. Corte bem próximo à terra ou substrato. Como são bastante frágeis, você deve fazer uma cobertura de proteção, e quando estiverem germinando, retire esta proteção, que serve como uma miniestufa. Tenha muito cuidado com a rega. Use um borrifador com água tipo chuveirinho ou quase um sereno, e não exagere na rega. Você pode molhar entre uma e duas vezes ao dia, dependendo da sua região, clima, temperatura, ventos fortes e umidade. Dependendo da qualidade da sua semente, elas podem estar prontas para consumo em até 7 dias e a partir de 5 a 8 cm já podem ser consumidas.

Alguns exemplos de espécies que podemos fazer micro verdes são alface, repolho, beterraba, espinafre, rúcula, rabanetes, coentro, salsa, manjericão, entre outros. São muito apreciados por grandes chefes de cozinha brasileira e internacional por sua maciez, riqueza em fibras, vitaminas, sais minerais e muitos nutrientes.

Fica a dica: nunca use venenos, produtos químicos e muito menos agrotóxicos. Prefira orgânicos 100%, tudo em prol da vida, por uma vida melhor e uma alimentação saudável. Por favor, se quiser aprender a cultivar micro verdes, entre em contato com @natureza.naveia.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS