24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

O que é a Terapia Holística?

Jucélia Barrios*

 

Nos dias atuais estamos ouvindo muito se falar sobre o termo “terapia holística”, que logo desperta em muitos as crenças herdadas com base no que nossas avós, tias, mães e vizinhas falavam a respeito. Mas, espera aí! Vamos falar, aliás, explicar do que se trata.

Quando nascemos, chegamos aqui com nosso cérebro livre de crenças, considerações ou explicações. Na infância ele recebe uma programação dada por aqueles com quem convivemos e confiamos como pai, mãe e avós. Isso não significa que não devemos ir atrás de informações ou estudos sobre tudo o que nos foi dito. Afinal, se ele é uma programação nós podemos reprogramá-lo, certo?

Certíssimo! E a Terapia Holística pode ajudar. Ela é um conjunto de ciência e estudos que são aplicadas por meio de práticas terapêuticas para tratar o ser humano como um todo, atuando em três pilares importantes: corpo, mente e espírito.

Na terapia holística estudamos os sentimentos, as emoções, o campo energético, as reações, técnicas e práticas terapêuticas. Todos esses pontos contribuem para entender os traumas e os conflitos que podem estar deturpando ou contribuindo para que o consulente (indivíduo) esteja sentindo determinado sintoma. A causa pode estar na negligência com ele mesmo, no conflito familiar, nos relacionamentos em geral, nos pensamentos e entre outros motivos.

Nessas técnicas ou práticas, o terapeuta busca a origem do conflito ou o sentimento que gerou o trauma. Tudo é energia e é captado pelo que chamamos e conhecemos como campo energético. Somos átomos e moléculas que se aglomeram e se fundem. Logo, esses sentimentos e vibrações são acoplados ao nosso campo energético ou eletromagnético. Quando não são tratados, podem gerar alguma doença desde depressão e gastrite e até doenças mais sérias e graves.

A aplicação das técnicas da terapia holística permite que a pessoa entenda como chegou ali e busque a compreensão de si mesmo. Assim, reconhecendo o que precisa ser modificado ou ressignificado, acontece o que chamamos de “mudança de padrão”. Após passar pelo entendimento do que o levou a buscar ajuda, não se repete.

Isso significa que estamos curados em 100% e que jamais precisaremos novamente da terapia? Não, porque somos uma soma enorme de traumas e dores. E, ainda, dependendo do tempo que foi desenvolvido esse trauma, como foi instalado no campo energético e a forma que se convive com ele também requer estudo e entendimento do terapeuta. Mas, por meio da técnica/fase de acompanhamento, é possível que o consulente priorize o que quer tratar após a fase do reconhecimento.

As terapias holísticas estão aí para caminhar junto conosco, para entendermos que as situações irão acontecer, que problemas sempre irão existir e que podemos reagir de forma diferente, madura e sem traumas. Nos conhecendo fica mais fácil identificar os gatilhos que nos trazem à tona dor de traumas que já passamos, o esclarecimento dessas dores e fará com que nossa consciência ressignifique esse sentimento. Isso também evitará novos traumas.  Por que não utilizar de forma que nos beneficie? Por que não utilizar a ciência em nosso benefício?

 

*Jucélia Barrios é Terapeuta Holística da cidade de Cuiabá – MT.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS