34 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 3, 2024
spot_img

O Poder do Agronegócio no Rio Grande do Sul, quinto lugar

Por Ademir Galiztki 

O Rio Grande do Sul, um dos três estados do sul do país, é famoso por seus pontos turísticos, como seus lindíssimos cânions com até 1.600 metros de profundidade e distâncias a perder de vista. Atrai anualmente milhares de turistas não só do Brasil, mas também do exterior, fazendo com que o fomento se destaque e aumentando o fluxo variado de turistas de todo o mundo, e assim fazendo seu PIB ser de quase quinhentos bilhões.

A maior produção do estado é de arroz, maçã, pera, nectarina, uva, pêssego, fumo, trigo, soja, suínos, frango, leite, milho, batata, mandioca, vinhos e sucos de uva, laranja, bergamotas, tangerinas, melancia, moranguinhos, melão, nogueira, nozes-pecã, azeitonas, óleo de oliva. A agricultura e a pecuária são fortes, assim como a indústria, a construção civil, a alimentícia e a de veículos, máquinas e equipamentos para o campo e a química. O gado de corte, engorda e recria são fortes exportações, assim como o confinamento.

As cidades mais importantes do Rio Grande do Sul são Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Gramado, Canela, Cambará do Sul, Garibaldi, Monte Belo do Sul e São Marcos.

Os pontos turísticos do Rio Grande do Sul incluem o Parque Farroupilha, o Mercado Público Municipal, a Casa de Cultura Mário Quintana, os Cânions Itaim Benzinho, o Parque Nacional dos Aparados da Serra, o maior cânion com 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. Conheça a Rota do Vinho e da Uva, a “Toscana Brasileira”, desfrute de momentos marcantes e conheça um pedacinho da Itália aqui no Brasil, o berço da cultura italiana: Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e São Marcos. E tente experimentar uma só colher de vinho de cada barril e tonel expostos em suas vinícolas. O Palácio Piratini é a sede do governo do Rio Grande do Sul.

O estado do Rio Grande do Sul tem 11.290.000 habitantes, com um PIB geral de 471 bilhões e um PIB de 116 bilhões apenas no agronegócio, fazendo do Rio Grande do Sul um estado com grande potencial de desenvolvimento e valor econômico agregado, com uma renda per capita de 2.087,00, e um rebanho com 12.082.000 cabeças de gado. Aqui está um pouquinho das riquezas do riquíssimo e muito próspero estado do Rio Grande do Sul, e aconteça o que acontecer em sua vida, em tudo dá graça.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS