26 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 2, 2024
spot_img

O Poder do Agronegócio – Estado de Minas Gerais – Em Quarto Lugar

Por Ademir Galiztki 

Dizem que o bom mineiro come pelas beiradas, o tal de ‘comi quieto’. Como o mineiro se expressa, o linguajar mineiro, onde estou, ‘oncoto-litro de leite’ (litro de leite), ‘lidileit’. ‘So’ vamos pra chácara no final de semana’, ‘so’, ‘nó’ quer dizer ‘nossa’ senha, ora. ‘Arredar’ quer dizer mudar algo de lugar, trocar de lugar. ‘Vou pegar um trem’, buscar um objeto na casa de uma pessoa. ‘Um tiquim’ quer dizer pouca coisa. ‘Vai quentagua’, quer dizer vai esquentar água para se fazer o café. ‘Ze déndagua’ significa sujeito perdido, desajeitado ou sem noção. ‘Milho’, eles falam ‘midipipoca’. ‘Cadique’, por causa de que. ‘Nunémezzz’, não é mesmo. ‘Cemezz quifaiz’, ou seja, você mesmo que fez, ou faz. ‘Tandicoisas’, ou muitas coisas. ‘Peleja nu’, vou pelejando ou tentando. ‘Se vai tomábãin’, vai tomar banho, vai se banhar. ‘Vocomcetelá’, eu vou com você até lá na venda. ‘Némezz’, ‘ce taco fome’, você está com fome. ‘Oce táancioso’, você está muito ansioso. ‘Marmita’ significa ‘matula’. ‘Cata-jeca’, ônibus que transporta pessoas de uma cidade para outra. ‘Trem’ é qualquer coisa, uma mesa, uma TV, ou um pilão.

Outras gírias: ‘Ce besta’, logo ali, ou seja, é um lugar bem perto. ‘Bão’, tudo bem. ‘Boa’, ‘bom dia’. Belíssimo linguajar mineiro.

O estado de Minas Gerais é um grande produtor de arroz, algodão, batata, feijão, laranja, mandioca, milho, soja, amendoim, trigo, e um dos maiores produtores de café do país, principalmente café orgânico, que é exportado em sua totalidade para a Europa, Estados Unidos e Ásia. É bastante forte na exploração de jazidas de zinco, ouro, fosfato, grafita, lítio, calcário, nióbio, cachaças artesanais, grande produtor de leite, onde anda em alta com seus derivados, como iogurtes, pão de queijo, o próprio queijo, queijo frescal, queijo curado, queijo cabacinha e de trança, e o famoso requeijão caseiro mineiro. Minas ordenha mais de 10 bilhões de litros de leite por ano. Doces caseiros em compotas, em barras e cristalizados. Seu artesanato e folclore também chamam bastante a atenção de seus turistas brasileiros e de todo o mundo. ‘Pé de moleque’ é o xodó dos mineiros, o doce caseiro mais procurado pelos visitantes, que vão conhecer o rico estado de Minas Gerais, e o pão de queijo é o melhor do mundo, assim diz uma pesquisa realizada no chão mineiro.

Principais cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Juiz de Fora, Betim, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Varginha, Nova Lima, Ouro Fino, Prata, Leopoldina, Guaxupé, Monte Carmelo, Três Corações, Viçosa, Ouro Preto, Tiradentes.

Pontos turísticos de Minas Gerais: Praça da Liberdade, Instituto Inhotim, Serra da Piedade, circuitos das grutas, Capitólio, São João del Rei, Savassi, Tiradentes, São Tomé das Letras, cidades históricas, Mariana, Congonhas, Serra Brumadinho, Conceição do Mato Dentro, Igrejinha da Pampulha, Praça da Liberdade, Mercado Central, Praça da Estação, Palácio das Artes, Museu das Artes, Museu das Artes da Pampulha, Praça do Papa, Viaduto Santa Tereza, Mercado do Cruzeiro, Mineirão, Toca da Raposa, Edifício Niemeyer, vários cânions, Cascata Eco Parque, Cachoeira Grotão, Serra do Cipó, Parque Estação Ibitipoca, Canyons da Andorinha, Museu Histórico Abílio Barreto.

Minas Gerais tem hoje, setembro de 2023, 21.160 mil habitantes, com um PIB geral de 683 bilhões, 133 bilhões só no agronegócio, com uma renda per capita de R$ 3.100,00, e um rebanho de 22.856.000 cabeças de gado, sendo mais de 150 mil cabeças em confinamentos. O confinamento é um ótimo investimento, principalmente se você puder ou conseguir produzir o seu principal alimento na sua fazenda, que são os grãos, milho, silagens de milho, silagem de cana-de-açúcar, e capim nutritivo e picado, farelo de soja, e minerais em abundância nos cochos, para um bom ganho de peso, massa muscular e gorduras boas, fornecendo dois quilos de concentrados ao dia. Isso é só para o início. Isso aqui foi o que temos para falar e mostrar sobre o rico e estimado estado mineiro.

Palavra do Governador, Romeu Zema: manter o abastecimento com combustível e alimentos é essencial para não deixar o povo mineiro perecendo e com toda a assistência da Secretaria de Bem-Estar Social do governo de Minas.

Conselho do amigo @natureza.naveia: aconteça o que acontecer em sua vida, em tudo daí graça.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS