O Poder do Agro: Estado de Goiás em sétimo lugar

Por Ademir Galiztki 

Situado e encravado no Centro-Oeste deste imenso Brasil, é tida como o berço da moda sertaneja, onde se concentram as melhores duplas e os melhores compositores, tanto da chamada moda antiga quanto da moda raiz. Confesso, sou mais as modas raiz, sou apaixonado ao extremo pelas letras que mostram a pura realidade das antigas canções, por exemplo, “Poeira”, “Velhas Cartas”, “Cheiro de Relva”, “Mágoas de Boiadeiro”, “Chico Mineiro”, “Mourão do Ipê”, “Ipê Florido”, “Menino da Porteira”, “Chalana”, “Mãe de Leite”, “João de Barro”, entre outras.

Goiás produz soja, milho, cana-de-açúcar, feijão, tomate, algodão, arroz, trigo, café e muitas frutíferas, como banana, maçã, laranja e pequi, que é muito conhecido em todo o Centro-Oeste brasileiro, em Minas Gerais e Tocantins, muito consumido com carne de galinha e arroz, e com um sabor forte e picante. Mas muito cuidado na hora de consumir o pequi devido aos espinhos que tem em seu interior.

No entanto, para nossa surpresa e satisfação, já temos pequi sem espinho. Confesso que ainda não conheço nem comi, espero que mantenha o mesmo sabor tradicional do nosso pequi com espinho. Além disso, Goiás é rico em níquel, ouro, fósforo, cobre, nióbio, amianto, vermiculita, queijo artesanal, doces em compota em barra e cristalizados, fruticultura irrigada, máquinas e equipamentos agrícolas para o campo, fábrica de automóveis, fármacos, etanol, indústria de alimentos e bebidas, commodities de minerais agrícolas e medicamentos, como os genéricos.

As cidades mais importantes de Goiás são Goiânia, Caldas Novas, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Anápolis, Luziânia, Trindade, Formosa, Catalão, Itumbiara, Jataí, Planaltina, Caldas Novas e Goianésia.
Os pontos turísticos de Goiás incluem a Chapada Nacional da Chapada dos Veadeiros, Buraco das Andorinhas, Pirenópolis, Lagoa dos Cristais, águas termais, Salto do Itiquira, Nascente do Rio Vermelho, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Parque Flamboyant, Parque Vaca Brava, Hot Park, Caldas Novas, Di-Roma Acqua Park, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Bosques dos Buritis, Cachoeira do Abade, Buriti Shopping Rio Verde, Praça do Sol, Parque Lago das Rosas, Museu Casa de Cora Coralina, Salto Corumbá, águas quentes, Palácio Conde dos Arcos.

Apesar do desuso, você precisa conhecer Goiás Velho, Praça do Coreto, Louquinhas, Parque Estadual de Terra Ronca, Cachoeira Paraíso, Cachoeira do Rosário, Cachoeira dos Dragões, Cachoeira Usina Velha. Além de ser conhecida como o berço da música sertaneja, Goiás também conta com uma vida noturna bastante agitada em seus bares e suas modas caipiras antigas e atuais. Sua culinária é inconfundível. Nas suas próximas férias, inclua alguns maravilhosos destinos turísticos de Goiás. De abril a outubro é a melhor época para visitar Goiás, com campos mais floridos, e os meses mais chuvosos são de novembro a fevereiro, sendo junho o mês mais frio.

Goiás tem um dos maiores complexos de cavernas da América Latina: o Parque Estadual da Terra do Ronca, em São Domingos, abriga o maior complexo de cavernas com mais de 200 cavernas já exploradas, sendo um rico lugar para o trabalho dos espeleólogos e amantes da natureza. Lá também se encontra o famoso empadão goiano e o famosíssimo e tradicional prato com pequi. Há também muito ouro no fundo dos diversos rios que cortam as belíssimas terras goianas.

Goiás é uma das cidades mais arborizadas do Brasil e a cidade com mais praças do país. Terra de Cora Coralina, Goiás conta hoje com 7.113.540 habitantes, com uma renda per capita de R$ 2.477,00, um PIB total de 224 bilhões e um PIB de 103 bilhões só no agronegócio, além de 24.294.000 cabeças de gado.

Esta é a nossa querida Goiás, um conselho do amigo @natureza.naveia, aconteça o que acontecer em sua vida, em tudo dai graças.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile