“O Estado tem total condição de investir e cuidar do parque”, diz Fábio Garcia ao defender estadualização do Parque Nacional da Chapada

Recentemente, a MTPAR entrou na justiça e obteve uma liminar para impedir a concessão do parque para iniciativa privada.

Da Redação – Jean Gusmão

O secretário da Casa Civil de Mato Grosso Fábio Garcia (União), se posicionou a favor da estadualização do Parque Nacional de Chapada, para que seja administrado pelo governo de Mato Grosso. Segundo Garcia, o estado tem total condição de investir e cuidar do parque, tornando-o um dos principais destinos turísticos do país.

“Estamos lutando por isso há muito tempo. O governador Mauro Mendes está à frente dessa luta para que possamos cuidar do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e fazer os investimentos necessários na região”, pontuou Fábio.

Fábio ainda alega que está na luta junto ao governo para assumir a administração do parque. Recentemente, a MTPAR entrou na justiça e obteve uma liminar para impedir a concessão do parque para iniciativa privada.

Caso a administração seja passada para o estado, deixará de ser gerida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que é o órgão atualmente responsável pela gestão do parque. No entanto, Fábio faz críticas à gestão do ICMBio, pois vê a necessidade de adotar vários recursos humanos, financeiros e engenharia necessária para continuar no comando do instituto do governo federal.

No mês de outubro, o Governador Mauro Mendes reuniu-se em Brasília com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para discutir essa proposta de estadualizar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Sair da versão mobile