24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

No crepúsculo do mandato, prefeita Eliene garante que ainda tem muito por fazer e entregar à população de Cáceres

Marcio Camilo – Especial para RDM

Faltando um ano para terminar a gestão, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), aponta uma série de obras estruturantes já feitas pelo Executivo e tantas outras que pretende fazer, especialmente nas áreas de Educação e Saúde, até meados do ano que vem, antes do período eleitoral.

Nessa entrevista exclusiva ao RDM, ela também fala sobre a relação que considera harmônica com o Legislativo. “Essa cooperação entre os dois poderes é fundamental para promover o progresso e atender às necessidades da nossa querida Cáceres”, avalia.

Sobre política partidária, ela sai pela tangente. Disse que no momento não pensa em reeleição, e que só estaria preocupada com as obras, em entregar o máximo que prometeu durante a campanha, dentro “da nossa gestão”.

Por oito anos, a professora Antônia Eliene Liberato Dias foi vice do então prefeito bolsonarista, o empresário Francis Maris.

Mas, em 2020, ela rompe com Francis, em busca de uma candidatura própria ao paço municipal cacerense. Ela sai vitoriosa derrotando o candidato de Francis, o tucano Paulo Donizete, que ficou em 3° lugar na disputa, atrás do bolsonarista engenheiro Nakamoto.

Foi assim que, em 1° de janeiro de 2021, Eliene foi empossada como a primeira mulher eleita ao cargo de prefeita da história de Cáceres.

Eliene é natural de Campo Grande (RN) e nasceu em 26 de outubro de 1968. É formada em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), sendo professora efetiva do estado desde 2000.

Confira os principais trechos da entrevista:

RDM – Prefeita, quais obras importantes já foram inauguradas na sua gestão? E porque elas seriam importantes?

Eliene – A importância das obras varia de acordo com o contexto e o critério de avaliação. Porém, considero a Avenida dos Bandeirantes como uma obra importante e esperada por muitas pessoas e famílias, sendo que é uma avenida que dá acesso a vários outros bairros.

Considero também a construção da Escola Municipal Laranjeira, onde era uma escola de alvenaria no Assentamento Antônio Conselheiro, a última escola de madeira no município, e assim que eu assumi dei prioridade, onde agora temos uma escola totalmente nova e climatizada para as crianças do campo.

Outra reforma importante foi a restauração do Cemitério São João Batista, parece cômico, mas não é, pois o lugar estava totalmente abandonado, com muro caído, com túmulos abertos, onde recuperamos em uma demonstração de respeito a história dos nossos antepassados.

E não posso deixar de mencionar a climatização que está sendo feita nas escolas da rede municipal, me refiro como uma das mais importantes obras. É humanamente impossível uma criança permanecer em uma sala de aula sem estar climatizada nesse calor de 40 graus, e acredito que até o final desse ano teremos todas as escolas climatizadas, dando mais qualidade de ensino e aprendizagem para as nossas crianças.

RDM – Há obras estruturantes a inaugurar?  Em especial nas áreas de saúde e educação? Quais seriam elas e o que irão trazer de benefícios à população?

Eliene – De modo geral, considero que qualquer obra de construção traz benefícios à população, pois gera empregos e estimula a economia local, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Sobre as obras estruturantes na Educação e Saúde, estamos construindo uma escola padrão do Governo do Estado com 16 salas, quadra poliesportiva, refeitório no bairro Jardim Aeroporto que não possui uma escola como essa por perto, e posso dizer que construir uma escola nova é mostrar o comprometimento da gestão com a Educação, é oferecer as melhores condições para que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade num ambiente de aprendizado mais confortável e eficaz, além de oferecer melhores condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento para os professores e servidores da escola.

Também vamos construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) nesse mesmo bairro, onde também não possui uma UBS perto, fazendo os moradores se deslocarem para outra que não é tão perto assim, tornando assim os serviços mais acessíveis à população local, permitindo que as pessoas recebam cuidados médicos mais facilmente com os atendimentos básicos, como consultas, vacinas, tratamento de doenças comuns e acompanhamento de condições crônicas.

Sem contar com as obras de infraestrutura em toda a cidade, sendo uma das mais importantes, a Rua da Membeca, que há mais de 30 anos espera pelo asfalto.

RDM – Cáceres sofre com asfalto precário na região central e a ausência de asfalto nos bairros periféricos. O que a gestão tem feito para resolver o problema?

Eliene – No nosso mandato, recuperamos 70 km de asfalto com lama asfáltica nas principais vias do centro e também nos bairros. O projeto de pavimentação asfáltica também foi outro diferencial do nosso governo. São muitas ruas e bairros sendo pavimentados, fizemos 16 km de asfalto novo, graças à parceria com o governador Mauro Mendes, emendas de deputados estaduais como Max Russi, Valmir Moretto e da época do deputado federal Dr. Leonardo.

Fizemos também com recursos próprios e parceria com os moradores, através do programa PASCOM. O sofrimento que a oposição deve falar, deve ser por conta do transtorno que todas as obras causam, mas estamos buscando ainda mais recursos para asfaltar mais ruas em Cáceres.

RDM – Como está a situação dos enfermeiros? A gestão terá condições de pagar o piso da categoria?

Eliene – A categoria recebe a complementação do piso através do repasse do governo federal.

RDM – Como a senhora avalia a relação do Executivo com a Câmara? Os projetos de lei de interesse da gestão têm sido aprovados? E como tem sido a relação com a oposição?

Eliane – Entre Executivo e Legislativo temos uma relação muito boa, de respeito, harmonia e muito transparente. A aprovação unânime de projetos demonstra um comprometimento compartilhado com o desenvolvimento da cidade, essa cooperação entre os dois poderes é fundamental para promover o progresso e atender às necessidades da nossa querida Cáceres.

RDM – Política partidária: a senhora vai à reeleição ou já é o segundo mandato? Quem a senhora apoiará ou quem irá lhe apoiar, dependendo de um dos casos.

Eliene – Cáceres vive um novo tempo, hoje estamos com tantos projetos em andamento, em execução, e isso faz com que o nosso tempo esteja voltado para essas obras todas. Nem sobra tempo para pensar em reeleição, eu digo sempre que meu foco é na gestão, nas obras e fazer de tudo para concluirmos o máximo das obras iniciadas dentro da nossa gestão.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS