21 C
Cuiabá
terça-feira, maio 14, 2024
spot_img

Município investe na industrialização e impulsiona sua economia

Por Albízzia Lebbeck, da Editoria

O município de Primavera do Leste vem experimentando forte desenvolvimento, especialmente nos últimos anos com a administração do prefeito Leonardo Bortolin (MDB), mais conhecido por Léo. O forte de sua gestão está em dois setores da economia importantes para gerar emprego e renda. O município já se consolidou na agricultura, sendo um dos maiores produtores de grãos de Mato Grosso e figura entre os 100 municípios mais importantes do agronegócio brasileiro.

Indústria e comércio são os setores que Bortolin vem impulsionando desde que assumiu a prefeitura em 2017, em uma eleição suplementar. Ele foi reeleito em 2020 com impressionantes 89% dos votos, o que indica que a população aprovou sua gestão. Com forte popularidade mantida, Léo Bortolin vem fazendo a chamada “Virada de Chave”.

O investimento na industrialização tem como carro-chefe a cadeia da cultura do milho. E o impulsionamento do comércio passa por atrair grandes empresas do varejo e, consequentemente, consumidores dos municípios vizinhos. Primavera do Leste já é um polo de comércio da sua região, disputando quase em pé de igualdade com Rondonópolis, o importante município do Sul do Estado.

Para subsidiar entrevista exclusiva que fizemos com o prefeito Léo Bortolin, sua assessoria nos enviou um rico material sobre o que vem sendo feito em Primavera do Leste. Vamos reproduzir abaixo parte do documento. Confira:

O município é um dos principais centros de produção de milho do Brasil, principalmente voltado para a produção de etanol. A cidade tem ampliado suas cadeias produtivas, aproveitando ao máximo os recursos naturais disponíveis e diversificando suas oportunidades econômicas.

A expansão significativa de Primavera do Leste nos últimos anos tem chamado a atenção de todo o Brasil, resultado de uma gestão comprometida com o desenvolvimento do município. Através de parcerias público-privadas, busca de harmonia entre as instituições e uma gestão que valoriza todas as áreas, a cidade está alcançando resultados impressionantes.

Conforme os dados mais recentes do Relatório Anual de Informações Sociais 2021 (RAIS/Ministério do Trabalho), é possível traçar um retrato da indústria de Primavera do Leste. O destaque inicial recai sobre a predominância de microempresas no setor, que representam 82,38% dos estabelecimentos, seguidas por pequenas empresas com 14,96% e, finalmente,
grandes e médias empresas, somando 2,66%. Essa distribuição revela uma estabilidade constante do setor na região ao longo dos últimos anos.

O relatório também apresenta um total de 4.220 pessoas empregadas no setor industrial. Deste total, 25% são mulheres e 75% são homens, o que evidencia uma discrepância de gênero, com uma participação feminina de 1.060 trabalhadoras, contra 3.160 trabalhadores masculinos. Além disso, o grupo etário mais presente no setor é o de 30 a 39 anos, que representa 29% do
total de empregados.

No que se refere à qualificação dos trabalhadores, a maioria tem o ensino médio completo, correspondendo a 54% da força de trabalho total do setor. As principais ocupações do setor, segundo o relatório, são: alimentador de linha de produção
(356), trabalhador da avicultura de postura (190), auxiliar de escritório (177), assistente administrativo (164) e servente de obras (132).

No ano de 2021, a indústria local gerou uma massa salarial de R$94.348.743,00. Essa cifra é vital para a manutenção e sustentação de outras atividades e setores econômicos na região, considerando o seu potencial efeito multiplicador por meio do consumo realizado com esses rendimentos. Segundo os dados, as principais destinações desses rendimentos são habitação, transporte e alimentação.

O relatório também fornece uma visão dos setores econômicos em Primavera do Leste com base no Produto Interno Bruto (PIB) do município. De acordo com o IBGE em 2020, o PIB total do município foi de R$ 5.180.124.000,00 e a contribuição de cada setor, medida pelo Valor Adicionado Bruto (VAB), foi: serviços (41,62%), agropecuária (25,31%), indústria (12,14%) e administração (9,18%).

Dessa forma, o relatório destaca a importância da indústria como motor econômico em Primavera do Leste, que contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico por meio da criação de empregos e geração de renda.

Primavera do Leste é uma cidade repleta de destaques em inovação, cultura e esportes. Tecnologia e inovação transformam realidade de escolas municipais de Primavera do Leste, é uma das cidades pioneiras mato-grossenses.

O município possui um projeto piloto chamado ‘Escolas do Futuro’ que trabalha com novas tecnologias destinadas para auxiliar o processo educacional. Atualmente, cerca de 400 estudantes estão envolvidos no projeto, que oferece cursos de Informática Básica, Escultura Artística Digital e Impressão 3D, Introdução ao Cinema e Pilotagem de Drone.

Os educadores trabalham para desenvolver um conjunto de habilidades que unem arte e tecnologia nos participantes, preparando-os para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Com o rápido crescimento do mercado e a demanda constante por profissionais criativos e habilidosos, o projeto apresenta-se como uma importante iniciativa na formação dos alunos.

A Biblioteca Pública Modelo, inspirada nas melhores bibliotecas do mundo, possui 30 mil livros e acomoda 400 pessoas diariamente. No primeiro piso, a área vermelha inclui farmácia popular, espaço prefeitura, computadores para inclusão digital e sala de jogos. O segundo piso, espaço marrom, é silencioso e voltado ao público juvenil e adulto, com área de descanso, poltronas suspensas e materiais de leitura, incluindo recursos para deficientes visuais, como livros em braile, escâner de áudio e teclados adaptados.

Em Primavera do Leste, a dança transforma vidas ao democratizar o acesso para crianças de todas as classes sociais. A Escola Municipal oferece aulas gratuitas de balé clássico, jazz, dança contemporânea, street dance, ginástica rítmica e danças populares. Com 15 anos de existência, a escola atende cerca de 500 alunos, entre 5 e 17 anos, e desde 2016 passou a oferecer aulas para adultos, como mães de alunos. Além da sede, a equipe também realiza atividades em diversos polos espalhados pela cidade.

Primavera do Leste se firma como a capital do teatro mato-grossense devido à sua renomada produção cênica e ao recém-inaugurado Teatro Municipal. Financiado com recursos próprios,
o espaço oferece 210 lugares acessíveis em um ambiente agradável e climatizado. O palco, com 143 m², foi projetado para acolher uma ampla variedade de apresentações artísticas. A cidade também conta com a Escola Municipal de Teatro, que impulsiona o desenvolvimento de novos talentos no setor.

Com o incentivo à diversidade esportiva, a cidade abriga 35 modalidades distintas. A fim de sustentar tal pluralidade, a administração local investe significativamente em infraestrutura de qualidade, contando com cerca de 30 instalações públicas, que atendem profissionais, aficionados, aqueles em busca de saúde e mais de 1.200 alunos inscritos em projetos socioesportivos. Graças a esse suporte, Primavera do Leste tem revelado grandes talentos, como a canoísta Ana Sátila Vargas, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS