20 C
Cuiabá
domingo, maio 19, 2024
spot_img

MT-Hemocentro inicia campanha de doação de sangue na capital

Campanha “Eu aceitei o desafio e salvei quatro vidas” propõe ‘desafio do bem’ à população mato-grossense.

Ari Miranda – Da Redação RDM

A manhã desta quinta-feira (25) no MT-Hemocentro foi movimentada e de alegria para colaboradores e doadores de sangue, com o início da campanha de doação “Eu aceitei o desafio e salvei quatro vidas”, uma parceria do Grupo RDM de Comunicação com o MT -Hemocentro. A mobilização vai até o dia 17 de dezembro, e traz uma forma diferenciada de atrair doadores, com um ‘desafio do bem’ à população mato-grossense, onde, após fazer a doação, o doador deve gravar um vídeo-selfie, desafiando seus amigos nas redes sociais a fazer também a doação de sangue.

Gian Carla Zanela (Ao centro) junto com as representantes do Grupo RDM, Vânia Neves (A Esq.) e Marciele de Oliveira (A Dir). Foto: Ari Miranda-RDM

  Conforme a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a ideia do desafio surgiu de uma conversa com a equipe comercial do Grupo RDM de Comunicação, que procurou voluntariamente o Hemocentro para conhecer e poder ajudar na captação de sangue para estoque da instituição e produção de seus ‘derivados’, entre eles plaquetas crioprecipitadas, concentrado de hemácias e o plasma.

“A equipe RDM veio aqui conhecer os serviços do Hemocentro, mostramos toda a nossa ‘linha de produção’ e eles se apaixonaram pelo trabalho desenvolvido aqui. Foi aí que tudo começou, fazer a campanha, divulgar os trabalhos da instituição Hemocentro e lançar esse ‘desafio do bem’ para atrair mais pessoas e o mais importante, incentivar essas pessoas a se tornarem doadoras regulares, ou seja, fidelizar aquela doação, no mínimo, 2 a 3 vezes no ano”, afirmou a diretora.

Marciele de Oliveira, gerente comercial do Grupo RDM de Comunicação, destacou que a campanha visa auxiliar o Hemocentro na captação e preenchimento dos estoques, visto a aproximação das festas de final de ano, destacando que a campanha partiu de um questionamento, feito aos internautas nas redes sociais.

Marcelo Augusto Modesto, doador assíduo do MT-hemocentro há 26 anos. (Foto: Ari Miranda/RDM)

“Estamos nos aproximando do período das festas de fim de ano, época em que o único banco de sangue público do estado necessita de uma alta demanda de sangue e seus derivados. E para ajudar nessa missão, surgiu a seguinte pergunta: ‘O quê você faria para salvar quatro vidas?’. Lançamos essa pergunta nas redes e as respostas foram as mais variadas. Mas, se pararmos pra pensar, com um gesto tão simples como esse, que é vir até o MT Hemocentro e fazer uma doação de sangue, a gente pode salvar vidas. Se cada um de nós fizermos isso, podemos ser o ‘super herói’ de muita gente, e salvar quatro, oito, muitas vidas”, concluiu.

A campanha conta ainda com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e União Avícola Agroindustrial.

‘DESAFIO DO BEM’

(Foto: Ari Miranda/RDM)

No desafio da campanha, o doador deve gravar um vídeo-selfie, desafiando quantos amigos quiser nas redes sociais a fazerem também a doação de sangue. No caso das cidades do interior, os doadores podem procurar as centrais de captação, no caso de Mato Grosso são 14 aptas a fazer coletas.

Em seguida, o doador deve postar o vídeo em suas redes sociais (Instagram e/ou Facebook) e marcar os perfis do MT Hemocentro (@mthemocentro) e do Grupo RDM de Comunicação (@grupordmonline).

Devido ao atraso da logística na entrega das camisetas, assim que chegarem, todos os doadores que doarem até a próxima terça-feira poderão retirar as camisetas a partir do dia 01/12, quando as entregas serão normalizadas.

QUEM PODE DOAR?

Podem doar sangue pessoas que tenham peso acima dos 50 quilos, com boa saúde, que não seja portador de doenças transmissíveis, não sejam hipertensos e que tenham idade entre 17 e 65 anos.

No ato da doação, o doador deverá apresentar um documento de identidade.

Os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres, podem fazer a doação a cada três meses. Doações de sangue precisam ser feitas constantemente, respeitados os intervalos mencionados, porque o sangue coletado tem validade de uso. verifica se nesse caso não são as plaquetas.

Pessoas que tiveram Covid-19 também podem fazer doação, desde que estejam curadas e sem os sintomas da doença há 30 dias ou mais.

Os voluntários poderão procurar voluntariamente a sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de Junho, número 1055, no centro sul de Cuiabá, ou agendar suas doações por telefone, no celular (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no número fixo: (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS