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sábado, maio 11, 2024
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MPF apura ‘mentira’ do INSS no retorno dos atendimentos

Por Vinicius Mendes, Gazeta Digital

Denise Nunes Rocha Muller Slhessarenko, procuradora da República, converteu em inquérito civil um procedimento preparatório para apurar se a Agência da Previdência Social do Centro de Cuiabá mentiu ao informar que retomou os atendimentos presenciais sem necessidade de agendamento prévio. Uma portaria do INSS, de fevereiro de 2022, estabeleceu o retorno destes atendimentos.

A representante do Ministério Público Federal (MPF) citou que consta no procedimento preparatório que a Gerência da Agência da Previdência Social (APS) de Cuiabá – Centro, em resposta à requisição ministerial, afirmou que na APS Centro, a partir de outubro de 2022, foi retomado o atendimento espontâneo.

Com isso o MPF entendeu então que foram retomados os atendimentos realizados na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento.

A medida seria em cumprimento à Portaria DIRBENS/INSS nº 982, de 22 de fevereiro de 2022, que estabeleceu o retorno do atendimento presencial nas unidades do INSS.

No entanto, em diligência realizada nas dependências da APS Centro por servidores do Ministério Público Federal, no dia 2 de dezembro 2022, a atendente afirmou que aquela APS não estaria realizando atendimento sem agendamento prévio, o qual deveria ser realizado de “forma online”.

Por entender que há necessidade de aprofundamento na apuração se, de fato, a APS Centro garante o direito de atendimento presencial espontâneo aos cidadãos, para então tomar providências extrajudiciais ou judiciais, a procuradora resolveu converter o procedimento preparatório em inquérito civil.

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