26 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 13, 2024
spot_img

MPF abre inquérito para apurar uso de dados de usuários pelo TikTok


source
MPF abre inquérito para apurar uso de dados de usuários pelo TikTok
André Leonardo

MPF abre inquérito para apurar uso de dados de usuários pelo TikTok

O Ministério Público Federal de São Paulo abriu um inquérito para investigar eventuais violações de direitos pelo TikTok com o uso de dados dos usuários. O processo foi aberto após representação do deputado federal bolsonarista Filipe Barros (PLS/PR) contra a ByteDance Brasil, que opera a rede social chinesa no nosso país.

De acordo com o despacho do procurador Yuri Corrêa Luz, o TikTok possui um termo de consentimento “amplo e genérico”, que não abre possibilidade para os usuários escolherem se desejam compartilhar seus dados e como eles serão utilizados.

Outro ponto levantado pelo procurador é de que, como é possível utilizar a rede social sem cadastro, os usuários não precisam informar suas idades e de que não é possível encontrar avisos indicando a idade adequada para utilização da plataforma.

O MPF enviou um ofício à ByteDance Brasil solicitando maiores esclarecimentos acerca da utilização do TikTok por pessoas com idade entre 13 e 18 anos e do tratamento de dados de menores, cadastrados ou não na rede social. Contudo, considerou que a resposta apresentada não trouxe soluções que evitem a utilização da plataforma por crianças e adolescentes menores de 13 anos.

Leia Também

O procurador Yuri Corrêa Luz também pediu informações à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para entender se a rede social chinesa viola a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas não obteve resposta.

Luz enviou um novo ofício à ANPD, desta vez sob pena de responsabilização dos envolvidos caso estes não atendam ao Ministério Público.

Procurado pelo iG , o TikTok afirmou: “O TikTok tem entre suas principais prioridades a segurança da comunidade, principalmente dos usuários mais jovens. Trabalhamos constantemente para oferecer diferentes ferramentas e recursos para uma experiência adequada a todos, seguindo todas as leis locais”.

“Ao criar uma conta, todos os usuários precisam informar sua idade (que deve ser superior a 13 anos) e concordar com os Termos de Serviço, além de confirmar que leram a Política de Privacidade, as quais são redigidas em linguagem clara, acessível e objetiva”, finalizou.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS