26 C
Cuiabá
domingo, maio 5, 2024
spot_img

Moraes pede a polícias identificação dos líderes de protestos em QGs das Forças Armadas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as polícias civis e militares dos estados e do Distrito Federal, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviem todas as informações sobre a identificação dos caminhões e veículos que participaram ativamente dos bloqueios e das manifestações em frente aos quartéis das Forças Armadas, além de dados de proprietários, pessoas físicas ou jurídicas que estavam nos movimentos bolsonaristas pós-eleições. Em despacho dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 519, que solicitou a contenção dos bloqueios em rodovias brasileiras, a fim de garantir o direito de ir e vir da população, o ministro determinou ainda que as polícias “informem se identificaram líderes, organizadores e/ou financiadores dos referidos atos antidemocráticos”, diz o documento oficial. O prazo para informações é de 48 horas.

EX-VEREADOR PRESO

Acusado de estupro, ex-vereador Gabriel Monteiro é preso no Rio de Janeiro  - Jornal Correio

O ex-vereador Gabriel Monteiro (PL) foi preso por acusação de estupro nesta segunda-feira depois de ter a prisão preventiva decretada pela 34ª Vara Criminal do Rio. Ele se apresentou na 77ª Delegacia de Polícia de Icaraí, na cidade de Niterói (RJ). O juiz Rudi Baldi Loewenkron, que assina a decisão, também determinou que a arma de fogo e os celulares de Monteiro sejam apreendidos. O processo corre em segredo de justiça. A vítima teria conhecido o ex-vereador em 15 de julho, na boate Vitrinni da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Logo depois, os dois teriam ido para a casa de um amigo do youtuber no bairro do Joá, na Zona Sul.

AUDITORIA SOBRE ELEIÇÃO

O Ministério da Defesa informou, no fim da tarde desta segunda-feira, que encaminhará na quarta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o “relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação”. Convidados a participar da Comissão de Transparência criada pelo TSE para acompanhar as eleições deste ano, os militares — pressionados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições — anunciaram, antes da votação, que fariam uma espécie de fiscalização independente das urnas eletrônicas.

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

Lula-Alckmin teve dica de marqueteiros e papo de elevador - 05/05/2022 -  Poder - Folha

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) passaram a segunda-feira participando de reuniões com aliados, em um hotel na zona sul de São Paulo. Como resultado das negociações, o vice-presidente eleito anunciará, nesta terça-feira, em Brasília, parte dos nomes confirmados para a equipe de transição. Guilherme Boulos (Psol) já divulgou nas redes sociais que participará desse processo. “Participarei da equipe de transição de governo para ajudar o presidente Lula no debate sobre a área de Cidades e Habitação”, escreveu o deputado federal eleito por São Paulo. O presidente nacional do Psol também fará parte do grupo.

DIVIDENDO RECORDE

O debate sobre a distribuição e uso dos dividendos da Petrobras engrossou no final da semana passada, quando a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, classificou a distribuição de lucros como “sangria”. Nas contas da plataforma TradeMap, a petroleira distribuirá R$ 217 bilhões em dividendos até o final de 2022, e caberá ao governo, como maior acionista da Petrobras, a fatia de R$ 62 bilhões apenas neste ano. O valor é maior do que todos os dividendos que a União recebeu da empresa no período de 2010 a 2021. Uma vez que a “chave do cofre” ainda está com o atual governo, comandado por Jair Bolsonaro, a celeuma em torno da cifra bilionária foi para o campo das redes sociais – ainda mais tendo em vista os desafios fiscais que surgem para a equipe econômica de Lula, presidente eleito, no horizonte de 2023.

CPI DA COVID

Bolsonaro: “Querem me tirar daqui, fazem parte do sistema” - InfoMoney

A PGR (Procuradoria Geral da República) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o arquivamento de uma apuração preliminar contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos e aliados por suposta incitação ao crime durante a pandemia de covid-19. No documento assinado nesta segunda-feira, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo, disse que não há “elementos mínimos capazes de amparar a instauração de uma apuração criminal ou a propositura de uma ação penal” sobre o caso. A apuração preliminar havia sido aberta pela PGR em novembro de 2021 com base no relatório final da CPI da Covid no Senado.

EMIGRAÇÃO CRESCENTE 

O resultado da eleição presidencial de domingo (30/10) provocou agitação nas agências e consultorias de migração para fora do Brasil. O Metrópoles conversou com empresas de assessoria de emigração, e as expectativas são de aumento da procura para viagens ao exterior. As 24h após o resultado do segundo turno, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito pela terceira vez, foram de intensa atividade nos canais de contato da Aquila Global Group. O escritório de consultoria, geralmente, recebe cerca de 100 ligações e mensagens diárias. Somente no primeiro dia após o resultado, a quantidade de contatos saltou para 1 mil no dia. Na sexta-feira (4/11), esse numero subiu para até 15 vezes a média diária, para 1.500 no dia.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS