24 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 13, 2024
spot_img

Mais sobre Turismo Sustentável

Por Katya Regina Curvo Galitzki

Hoje em dia ouve-se muito falar em Turismo Sustentável, em suas diversas modalidades através da comunicação, como Rádio, TV, Jornais, etc.. Mas, será que a nossa geração, nossas comunidades, estão preparados e informados para este grande mutirão de cooperação para com a nossa Natureza, como árvores, rios, florestas, enfim, nossa fauna e flora?
Nossas comunidades – e porque não dizer nós todos – estamos ajudando a ter uma cidade, um estado, uma nação e, porque não dizer, o mundo do qual habitamos em sermos mais generosos nessa causa sustentável?
Lembrando que precisamos manter limpo, desde o ambiente da nossa casa, da nossa cidade, enfim, para não depredarmos consciente ou inconscientemente o meio ambiente. Falo isso, porque um ambiente depredado, sujo, para ele voltar a sua normalidade, a sua origem, leva de 80 a 100 anos para ele se recuperar.
O que é o Turismo Sustentável que tanto ouvimos falar?
Começando pela palavra Turismo, o que significa:
– Turismo – É a Arte de Bem Receber. É um conjunto que engloba viagens de pessoas para outras cidades, países, vários locais de destino que elas idealizam, sonham em um dia conhecer, bem como suas despesas locais.
O Turismo em si, ele é uma atividade crescente, e porque não dizer é um Boom de negócios onde gera emprego, renda, divisa, e passa a ser um negócio lucrativo não só para a iniciativa privada, como promove a valorização sociocultural, pois concilia desenvolvimento e potencialização, atraindo investimentos e desenvolvimento para os donos de Pousadas, Restaurantes, Hotelaria, Transporte, onde um Turismo bem planejado, com estratégias, atrativos locais, ajuda de Guias especializados, Sinalizações locais, vão contribuir muito para o bom andamento e desenvolvimento do Turismo, em qualquer região do País, daí ser Sustentável.
– Sustentável – são maneiras de viajar e descobrir um destino, respeitando a cultura, meio ambiente e pessoas, preservando as tradições locais, com objetivos de atender as necessidades dos turistas e das comunidades receptoras.
O Turismo Sustentável trabalha com 3 pilares, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), abordando as necessidades dos turistas (da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais):
1 – O Ambiental
2 – O Sócio Cultural
3 – O Econômico
Daí o nome ser Sustentável, ao invés de explorar somente os destaques turísticos, os viajantes se tornam mais consciente de suas ações evitando o Turismo em massa, e valorizando o máximo o tempo que tem, que possuem para usufruir no local.
Esse estilo de viagem, tem muito impacto positivo no Turismo Sustentável.
Concluindo, vamos cada um fazer a sua parte, não jogando lixo nas ruas, nos rios, nas cachoeiras, nos ambientes de Flora na Praia, na cidade. Cada um cuidando do seu lixo. Isso a Natureza vai agradecer e teremos um meio ambiente qualificado, bem melhor para nossos filhos, netos e futuras gerações, e, porque não dizer, dando exemplo em sua comunidade local e aos Turistas que nos vem visitar.

* Katya Regina Curvo Galitzki é pós-Graduada “Latu Sensu” – Administração de Turismo e Lazer, pela Universidade Federal de Joinville/SC, proprietária da CONEXÃO TURISMO MT –Agência de Viagem e Turismo em Cuiabá/MT e atua há 15 anos no Mercado.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS