21 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 15, 2024
spot_img

Lula vence Bolsonaro e voltará à Presidência da República após 13 anos

O pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, neste domingo, para presidir o Brasil pela terceira vez, 12 anos após deixar o cargo. Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não tenha concluído a apuração dos votos, o petista já garantiu a vitória no segundo turno, contra o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). A vitória foi confirmada pela Justiça Eleitoral às 19h57, com 98,81% das urnas apuradas, quando o petista tinha 50,83% dos votos válidos (59.563.912) e Bolsonaro, 49,17% (57.627.462). O resultado impõe uma derrota histórica para Bolsonaro, primeiro presidente brasileiro que não consegue renovar o mandato nas urnas desde o instituto da reeleição, em 1998. Já Lula será o segundo mandatário que comandou o país por mais tempo, atrás apenas de Getúlio Vargas. No caso do petista, todo o período no poder foi conquistado de forma democrática, por eleições diretas.

GOVERNO DE SÃO PAULO

Qual é o número de Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP, no 2º  turno das eleições 2022 | Eleições 2022 | Valor Econômico

Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito governador de São Paulo neste domingo, após disputar o segundo turno das eleições 2022 com Fernando Haddad (PT). O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tarcísio teve a candidatura apoiada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). O ex-ministro da Infraestrutura e o candidato à reeleição estiveram juntos em vários palanques, motociatas e visitas a igrejas evangélicas e ao Santuário de Aparecida do Norte

GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito para chefiar o estado. Os resultados foram divulgados no fim deste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Leite disputou o segundo turno das eleições contra o ex-ministro do governo Bolsonaro Onyx Lorenzoni (PL). Em 2018, disputou o governo do Rio Grande do Sul e venceu. Renunciou ao cargo em 2022 com o intuito de ser candidato à Presidência da República pelo PSDB. A legenda, no entanto, escolheu o ex-governador de São Paulo João Doria para a corrida ao Palácio do Planalto. Depois disso, Eduardo Leite resolveu tentar a reeleição para governador.

EMOÇÃO DOS ELEITORES

Eleitor de Ciro, Tebet e Janones pode dar vitória a Lula no 1º turno

Ao final da apuração dos votos, na noite deste domingo, eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram às lágrimas e comemoram bastante com a confirmação da eleição do petista. Os petistas acompanharam toda a apuração das urnas na área central da capital federal. Uma estrutura foi montada com um telão em que era transmitida, em tempo real, a totalização dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram horas de tensão até a virada do petista, que ocorreu no início da noite. O alívio do público só veio com mais de 85% das urnas apuradas e os institutos de pesquisa projetando a vitória do petista.

PAULO DANTAS REELEITO 

Com 100% das urnas apuradas neste domingo, Paulo Dantas (MDB) foi reeleito governador do Estado de Alagoas no 2º turno das eleições. O emedebista assumiu o governo alagoano em maio, mas foi afastado do cargo em 11 de outubro por suspeitas de corrupção. Com 834.278 votos, Dantas teve 52,33% dos votos válidos e governará o 19º maior colégio eleitoral do país por 4 anos. Rodrigo Cunha (União Brasil), adversário direto de Paulo Dantas durante a campanha no Estado, teve 759.984 dos votos, ou seja, 47,67% dos votos válidos.

DIREITA CONSERVADORA

jair bolsonaro: Últimas Notícias | GZH

O presidente Jair Bolsonaro (PL), 67 anos, saiu derrotado da disputa pela presidência da República neste domingo. É o 1º chefe do Executivo a disputar a reeleição que não conquista um 2º mandato. Mesmo sem governar no próximo ano, aliados esperam contar com Bolsonaro como voz da direita conservadora no país. Com 98% das urnas apuradas, o chefe do Executivo teve a derrota confirmada. Perdeu para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia se candidatado para um 3º mandato.  Com 260 deputados filiados a partidos de direita na Câmara e pelo menos uma dezena de governadores mais simpáticos à pauta defendida por Bolsonaro, o presidente derrotado e seu grupo devem se organizar para fazer oposição a Lula.

RESULTADO RESPEITADO

O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou reconhecer o resultado das urnas neste domingo, que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao longo da campanha eleitoral, o político esteve ao lado de Jair Bolsonaro (PL) e criticou as pesquisas que mostravam a desvantagem do chefe do Executivo na disputa ao Planalto. “O Brasil deu mais uma demonstração da vitalidade da sua democracia, da força das suas instituições e de nosso povo. A vontade da maioria manifestada nas urnas jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um País soberano, justo e com menos desigualdades“, disse.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS